quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Segundo grupo de refugiados venezuelanos chega ao Grande Recife

Grupo de 30 pessoas que estavam em Roraima chegou a Pernambuco às 14h desta terça (18) e seguiu para Igarassu, onde são acolhidos pela ONG Aldeias Infantis.
 Foto: Henrique Alexandrino/Cindacta III/Divulgação

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou ao Recife, na tarde desta terça-feira (18), trazendo a segunda leva de imigrantes venezuelanos que estavam em Roraima. Ao todo, 30 pessoas chegaram à capital pernambucana na condição de refugiados e passam a morar em Igarassu, na Região Metropolitana, onde recebem assistência da ONG Aldeias Infantis.

O avião C99 da FAB decolou de Boa Vista às 7h45 (horário local) e chegou ao Recife por volta das 14h. No trajeto, a aeronave pousou em Belém, no Pará, de onde seguiu para a capital pernambucana. Desses 30 imigrantes que chegaram nesta terça (18), 12 são crianças de até 11 anos, quatro são adolescentes e outros 14 são adultos, com idade entre 22 e 48 anos.

Este foi o 13º voo do processo de interiorização, iniciado em abril. Na quarta (19), mais 30 imigrantes seguem para Manaus, outros 30 para o Recife na quinta (20) e 30 para o Rio de Janeiro na sexta (21). Segundo o brigadeiro Walcyr Araújo, comandante do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta III), a operação humanitária é realizada em parceria com o Exército.


 Foto: Arte/G1


"Essa operação, carinhosamente apelidada de 'Acolhida', envolve as Forças Armadas. O Exército atua nas fronteiras e, à medida que os venezuelanos fazem a tentativa de ingresso no Brasil, eles são vacinados, alimentados e hospedados. Posteriormente, são cadastrados para interiorização", disse o brigadeiro.


Ainda segundo o brigadeiro, o processo de interiorização consiste na divisão dos imigrantes nas unidades federativas, selecionadas previamente pela Casa Civil. "Nesse caso, os 30 chegaram em Pernambuco para ir para Igarassu. Foram alimentados e transportados de ônibus até a cidade. Nas Aldeias Infantis, eles vão ser acolhidos e passam por um processo de adaptação", disse.


O alojamento administrado pela ONG Aldeias Infantis tem estrutura residencial composta por sete casas, com cinco quartos, que comportam até 10 pessoas. De acordo com a Casa Civil, responsável pelo processo, todos os imigrantes têm documentação como CPF e carteira de trabalho, foram vacinados, submetidos a exames de saúde e aceitaram participar voluntariamente do processo.


 Foto: Henrique Alexandrino/Cindacta III/Divulgação


Venezuelanos em Igarassu


Em julho, 114 imigrantes venezuelanos embarcaram em Boa Visitarem uma operação humanitária para refugiados. O grupo foi dividido em comunidades em Pernambuco e na Paraíba, em um acordo dos estados com o governo federal para distribuir por outras cidades brasileiras os imigrantes que entraram no país pela fronteira com a Roraima.


Ao todo, 69 dos 114 venezuelanos seguiram para Igarassu, no Grande Recife, onde passaram a morar. São 39 adultos e 30 crianças e adolescentes. Dois meses após a transferência, eles lamentaram a falta de trabalho e a onda de violência em Pacaraima (RR), cidade que faz fronteira com a Venezuela.


Blog Fazenda Nova Online
Fonte: G1 PE



Nenhum comentário:

Postar um comentário