quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Rede pede ao TRE desfiliação de Julio Lossio, candidato ao governo de PE

Petição foi recebida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco na noite da terça-feira (25). Lossio continua concorrendo ao governo estadual enquanto aguarda decisão judicial.

Julio Lossio continua concorrendo ao governo de Pernambuco em caráter sub júdice — Foto: Reprodução/TV Globo

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) recebeu, na noite de terça (25), a petição protocolada pela Rede que pede a desfiliação de Julio Lossio, candidato ao governo do estado pelo partido. Na sexta (21), a legenda anunciou a decisão de expulsar o ex-prefeito de Petrolina do partido, após decisão unânime em uma reunião promovida pela Executiva Nacional da Rede, em Brasília.


O porta-voz nacional da Rede, Pedro Ivo, alegou que a decisão se deu por "infidelidade partidária" praticada pelo candidato. Segundo o TRE-PE, a desfiliação partidária de Julio Lossio pode implicar, também, na cassação do registro de candidatura dele nas Eleições 2018.


O pedido para a retirada do candidato da Rede passa por análise do TRE-PE e, caso seja aceito pelo órgão, o candidato ainda tem a possibilidade de recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Durante o processo de julgamento, Lossio continua concorrendo ao governo de Pernambuco em caráter sub júdice, ou seja, enquanto aguarda decisão judicial.

Procurado pelo G1, Julio Lossio classificou o caso como uma "agressão à democracia". "Eu acho isso uma agressão à democracia, ao direito das pessoas de fazerem suas escolhas e ao direito de receber apoios. Você vê que a Marina Silva recebeu apoio do Pedro Simon, que é do PMDB, e ninguém viu nenhuma infidelidade nisso. Ela recebeu apoio do Cristóvão Buarque, que é do PPS e tem a candidatura de Alckmin. Enfim, temos uma série de pessoas que votam em candidatos dos mais variados partidos e ninguém vê infidelidade nisso. Infelizmente, uma pessoa pegou um problema de ordem pessoal dele e transformou nessa confusão toda, porque induziu a Rede nacional ao erro", disse.

Entenda o caso

Em entrevista ao G1 na noite da sexta (21), o porta-voz nacional da Rede, Pedro Ivo, explicou que a expulsão foi motivada pelo fato de Julio Lossio ter aceitado o apoio de grupos ligados ao candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL).

Em nota publicada no site da Rede também na sexta (21), o partido justificava a desfiliação de Julio Lossio como infidelidade partidária "de acordo com a Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) e a Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95)" e afirmava que Lossio "ainda viola os princípios e valores da Rede Sustentabilidade".

Também no texto, a legenda afirmou que "a decisão foi tomada após análise da defesa apresentada pelo político, que respondeu a processo ético disciplinar interno por realizar aliança não aprovada em Convenção Eleitoral com partido político adversário".


Blog Fazenda Nova Online 
Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário