As fortes chuvas, por vezes acompanhadas de descargas atmosféricas, podem comprometer as instalações das residências, principalmente se o imóvel tiver um aterramento inadequado ou se não existir o sistema (Foto: Divulgação/Neoenergia)
A Neoenergia emitiu uma série de recomendações para os clientes durante o período de inverno, quando há maior incidência de chuvas e mais riscos de acidentes envolvendo eletricidade. O Nordeste foi a região que registrou o maior número de ocorrências em 2023, com um total de 291 acidentes, segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica, da Associação Brasileira de Conscientização.
Os consumidores que estiverem em casa devem ficar atentos às tempestades. As fortes chuvas, por vezes acompanhadas de descargas atmosféricas, podem comprometer as instalações das residências, principalmente se o imóvel tiver um aterramento inadequado ou se não existir o sistema.
Nestas situações, o recomendado é desconectar todos os aparelhos elétricos das tomadas durante uma tempestade acompanhada de raios. Neste momento, é essencial que a pessoa esteja calçada e seca, sempre puxando pelo plugue e nunca pelo fio.
A presença de umidade nas paredes que tenham circuitos elétricos e tomadas é outro alerta para evitar o risco de choques. Nesses casos, as tomadas não devem ser tocadas ou utilizadas.
Além disso, não é indicado fazer manutenções em telhados ou antenas de televisões se estiver chovendo. Sempre observar também se tem alguma rede elétrica próxima aos telhados e antenas, antes de realizar qualquer serviço.
Quando houver enchentes e alagamentos, os moradores devem ter como primeira atitude desligar o disjuntor e todos os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos da tomada. No entanto, se o disjuntor estiver numa área já alagada, os consumidores devem evitar mexer e precisam acionar a Neoenergia Pernambuco imediatamente, por meio dos canais de atendimento da empresa, como o teleatendimento 116.
Para quem está nas ruas durante chuvas intensas a principal orientação é manter distância das redes elétricas e jamais encostar em um fio caído.
“Como as chuvas podem ser acompanhadas de ventos e quedas de árvores, podem desnivelar ou derrubar cabos elétricos e para evitar riscos de choques elétricos é acionar a Neoenergia se encontrar problemas como esses”, orienta Eudes Oliveira, Gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Pernambuco
Durante as chuvas, deve-se evitar locais abertos como piscinas, campos de futebol, praias e locais elevados, procurando ambientes abrigados. Não se deve ficar sob árvores, postes e estruturas metálicas durante temporais com raios. O recomendado é ficar dentro de casa ou em um local seguro até que a chuva passe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário