sábado, 20 de julho de 2024

Governo entrega veículos para reforçar combate à violência contra mulher e Operação Lei Seca

Segundo a gestão estadual, os veículos entregues vão auxiliar no patrulhamento preventivo, na investigação policial e no acompanhamento de medidas protetivas de urgência, no combate à violência contra a mulher (Foto: Rafael Vieira/DP)

Dezenove veículos que serão utilizados para fortalecer ações de segurança e saúde em Pernambuco foram entregues nesta sexta-feira (19) pelo Governo do Estado durante um evento realizado no Palácio do Campo das Princesas. Os equipamentos serão destinados para as polícias Civil e Militar.

São nove veículos para a Polícia Militar com atuação na Patrulha Maria da Penha e três para a Polícia Civil para realização de trabalhos investigativos, o que representa um investimento de R$ 1,5 milhão. Também foram entregues sete vans destinadas à Operação Lei Seca, no valor de R$ 1,3 milhão.

Segundo a gestão estadual, os veículos entregues vão auxiliar no patrulhamento preventivo, na investigação policial e no acompanhamento de medidas protetivas de urgência, no combate à violência contra a mulher. Os três automóveis para a Polícia Civil foram entregues simbolicamente para manter o sigilo usado nas investigações.

Os veículos utilizados na Patrulha Maria da Penha serão utilizados no Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma e Itamaracá.

Já os veículos para a Polícia Civil terão como destinos o Departamento de Polícia da Mulher (DPMUL) e a 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), localizada em Petrolina, no Sertão pernambucano.

“São três viaturas que serão destinadas à Delegacia da Mulher para investigações de violência doméstica, de crimes contra mulheres, e nove viaturas ostensivas da Patrulha Maria da Penha, que serão distribuídas em unidades da Região Metropolitana do Recife, visando fazer visitas às residências daquelas mulheres que prestaram queixa de violência doméstica e que tenham medida protetiva”, explicou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

As sete vans para a Operação Lei Seca também funcionarão como escritórios móveis e contém mesa (bancada) para notebook, sistema de iluminação, ar-condicionado, tomadas, autonomia de energia para os equipamentos eletrônicos como notebook, impressoras, etilômetros e aparelhos celulares. A ação também envolve o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran).

“A gente precisa ressaltar que em 2023 foram mais de 40 mil vítimas de acidentes de trânsito, atendidas nos hospitais do Estado de Pernambuco. Por isso, a importância da gente trabalhar na prevenção, que é uma ação de saúde pública. Essa é uma operação conjunta de trabalhar a educação no trânsito e coibir a questão de dirigir alcoolizado, fazendo esse trabalho também de forma interiorizada em Pernambuco”, disse a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

A Operação Lei Seca no Estado de Pernambuco está ativa desde 2011 e visa reduzir os acidentes de trânsito, motivados por motoristas que dirigem automóveis sob efeito de bebidas alcoólicas. A operação funciona com a realização de blitz diária, atendendo e fiscalizando todo o território do Estado de Pernambuco.

No ano passado, a PRF registrou o menor número de sinistros de trânsito em que a causa principal foi a ingestão de álcool pelo condutor. Em 2023, foram atendidos 142 sinistros, que resultaram em 134 feridos. Na comparação com 2019, ano pré-pandemia de Covid, que restringiu drasticamente a fiscalização presencial, a queda foi de 44,9%.

"Lançamos, ainda no ano passado, o programa Juntos pela Segurança, compromisso já no início do nosso Governo, e a gente vem trabalhando com investimento em todas as nossas forças operacionais de polícia e garantindo um trabalho para maior segurança no trânsito. Entregamos hoje 12 viaturas para atuar no combate à violência doméstica e familiar e garantia de acolhimento a essas mulheres, uma parceria com o governo federal, através do Sistema Nacional de Segurança Pública. Também entregamos sete novas viaturas para a Operação Lei Seca, evitando que pessoas alcoolizadas estejam no trânsito podendo ser vítimas ou autores de situações em que colocam a vida de alguém em risco", destacou a governadora Raquel Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário