quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Aneel confirma 11 ataques contra torres de energia desde 8 de janeiro

Foto: Aneel/Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou, nesta terça-feira (24), o balanço de ocorrências no sistema elétrico nacional. Segundo o relatório, desde o dia 8 de janeiro ocorreram 11 ataques intencionais contra redes de transmissão elétricas do país. O documento aponta que em decorrência dos ataques, 16 torres foram danificadas e 4 foram derrubadas, três em Rondônia e uma no Paraná.

Essas ações de terrorismo contra à rede elétrica ocorreram não só em Rondônia e no Paraná, mas também nos estados de São Paulo e no Mato Grosso. Esse tipo de ação foi arquitetada em grupos golpistas de aplicativos de troca de mensagens, onde os participantes pregavam "mergulhar o país no caos" e assim justificar uma intervenção militar com a destituição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ministro defende reforço policial e câmeras de segurança nas torres de energia.
O que se sabe sobre quedas de torres elétricas com 'indícios de vandalismo e sabotagem'.
A agência alerta que em alguns dos ataques, mais de uma torre chegou a ser danificada, e ressalta que além da derrubada completa, outras torres de energia tiveram os cabos rompidos, estruturas retorcidas pelas quedas das estruturas vizinhas, além de cabos de sustentação da base cortados.

Apesar dos ataques em Rondônia terem sido mais fortes, o estado do Paraná lidera o ranking de número de ataques terroristas contra a estrutura elétrica, com quatro das 11 tentativas. Em seguida vem São Paulo e Rondônia com três registros cada e o Mato Grosso com um caso.

A Aneel disse em nota que monitora e acompanha os ataques e trabalha com a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para reforçar a segurança das estruturas. Também indicou que segue buscando identificar avarias na rede o mais rápido possível e assim evitar a interrupção no fornecimento de eletricidade.

“A robustez do sistema aliada ao monitoramento frequente das instalações de transmissão e à vigilância das transmissoras têm apresentado resultados favoráveis no sentido de antecipar avarias nas torres e corrigir os danos sem ocasionar quedas das torres”, destacou no comunicado.

Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário