terça-feira, 19 de maio de 2020

Vereador do Recife aparece tomando banho durante videoconferência da Câmara Municipal

Amaro Cipriano, conhecido como Maguari (PP), apareceu sem roupa durante sessão remota da Câmara nesta terça (19). Legislativo investiga o vazamento das imagens.

Vereador Maguari (PP) foi filmado tomando banho durante videoconferência da Câmara do Recife nesta terça-feira (19) — Foto: Reprodução/Blog do Ricardo Antunes

O vereador Amaro Cipriano (PP), conhecido como Maguari, apareceu tomando banho, sem roupa, durante uma videoconferência da Câmara Municipal do Recife, realizada pela internet na tarde desta terça-feira (19). Após a divulgação do vídeo, registrado pelo celular que estava no banheiro da casa dele, o Legislativo disse que uma comissão interna investiga o vazamento das imagens do parlamentar durante a sessão remota.


Maguari tem 68 anos e participava da reunião, que foi realizada virtualmente por causa das medidas de restrição devido à pandemia do novo coronavírus. Procurado pelo G1, o vereador se pronunciou por meio de nota (veja a íntegra mais abaixo), em que disse não lidar "muito bem com a tecnologia", explicou que tomou "um banho para aliviar o mal-estar" e pediu desculpas à família, aos colegas parlamentares e ao povo do Recife.


De acordo com vereadores, cerca de 20 parlamentares participavam de uma discussão sobre os gastos da prefeitura do Recife, por volta das 14h desta terça. Ao menos dez deles estavam diretamente na discussão, no momento em que aparece a cena de Maguari no banheiro.


No vídeo, publicado pelo Blog do Ricardo Antunes, é possível ouvir outro vereador falando enquanto Maguari está no banheiro. A Câmara informou que irá investigar como as imagens foram captadas e fornecidas para jornalistas, mas não disse quanto tempo vai durar a investigação.

Amaro Cipriano, conhecido como Maguari, pediu desculpas após divulgação de vídeo — Foto: Reprodução/Instagram

Ainda de acordo com o Legislativo, no momento em que Maguari aparece no boxe do banheiro, o público que acompanhava a sessão pela internet não tinha acesso a essa imagem. Nesse momento, informou a assessoria, “estavam na tela os vereadores que participavam da discussão”.

A Câmara disse, ainda, que tinham acesso a imagens do vereador Maguari “apenas os outros parlamentares que estavam na sessão”, além de pessoas que acompanhavam o sistema interno de vídeo. E declarou também que o “fato será discutido nos próximos dias”.

Vereadores contaram que a imagem provocou reação imediata. Primeiro, Maguari apareceu fazendo a barba e sem camisa. Depois, segundo os parlamentares, entrou no banho.

Um dos parlamentares acionou a equipe técnica e pediu para tirar as imagens de Maguari. “Eu disse, depois, que a gente tem que ter cuidado com essas imagens, por causa da exposição”, contou o vereador Samuel Salazar (MDB), que participava da sessão remota.

Resposta de Maguari na íntegra

"Venho através deste, pedir desculpas pelo ocorrido durante a reunião desta terça-feira da Câmara do Recife. Sou um homem de respeito, pai de família, vereador da capital que cumpre o seu quarto mandato. Tenho 68 anos e, infelizmente, não lido muito bem com a tecnologia. Por isso, preciso explicar, com sinceridade, o ocorrido: às 10h, eu já acompanhava o início da reunião, mas, por volta das 14h, me senti mal, pois sou diabético e não posso ficar muito tempo sem me alimentar. Mesmo assim, continuei escutando a reunião e pensei em tomar um banho para aliviar o mal-estar. Infelizmente, não percebi que a câmera estava ligada. Pensei que eu acompanhava o debate apenas ouvindo e não estava sendo visto. Lamento profundamente o ocorrido e peço desculpas à minha família, aos meus colegas parlamentares e ao povo do Recife."


Parlamentar

Segundo o site da Câmara, Amaro Cipriano trabalha na “defesa de uma maior fiscalização em órgãos públicos e no Poder Executivo”, além de atuar nas áreas de educação, saúde e segurança pública.

A página da Câmara destaca como projetos de autoria do vereador a instituição do Dia do Detetive Particular no Recife, em 13 de junho. O parlamentar já foi presidente da Associação Comunitária de Jardim São Paulo, na Zona Oeste, por duas vezes.


Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário