quinta-feira, 27 de maio de 2021

Novo superintendente da PRF em Pernambuco tomou posse nesta terça-feira, (25).

Servidor possui uma vasta experiência na área de gestão e ocupava o cargo de chefe da Seção de Corregedoria na Paraíba



O novo superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco, Antonio Vital de Moraes Júnior, toma posse nesta terça-feira (25), na sede do órgão, localizada no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife. Natural de Recife, o servidor foi nomeado através de portaria publicada no Diário Oficial da União no dia 17 de maio deste ano, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Vital assume o lugar de Sávio José da Silveira Macêdo, que esteve à frente da Superintendência da PRF entre julho de 2020 a maio de 2021, e realizou um trabalho de excelência na gestão do órgão no estado. A solenidade contará com a presença do Diretor-Geral da PRF, Silvinei Vasques, e será reservada a integrantes da instituição, de modo a respeitar as restrições da pandemia e seguir os protocolos sanitários.

“Fico feliz de ter pessoas que já conheço trabalhando em Pernambuco e vou conhecer outras com quem terei a satisfação de trabalhar, para ajudar a construir uma superintendência mais fortalecida em todos os aspectos. Temos que ter esse orgulho de ser PRFs em Pernambuco, na forma como a gente se trata, no ambiente em que a gente trabalha e nos resultados que a gente alcança”, ressaltou Vital.

Experiência

Vital ingressou na PRF em 1994 e iniciou a carreira na área operacional da Delegacia Metropolitana em Pernambuco. Dois anos depois, assumiu a chefia do Núcleo de Apoio Técnico-Jurídico da Superintendência e entre 1999 e 2002, foi chefe do Núcleo de Operações Especiais. Em 2001, tornou-se instrutor do órgão e em 2003, foi nomeado chefe da Seção de Correição e Disciplina da regional.

De 2008 a 2010, esteve à frente da Corregedoria Regional em Pernambuco e no mesmo ano foi nomeado superintendente regional do Rio de Janeiro, cargo que exerceu até 2013. No ano seguinte, foi nomeado coordenador-geral de Operações Substituto e em 2015 foi transferido para a Paraíba, onde se tornou chefe substituto do Núcleo de Apoio Técnico. Dois anos depois, tornou-se coordenador-geral de Operações da PRF em Brasília e no ano de 2019 retornou à Paraíba, onde exercia atualmente o cargo de chefe da Seção de Corregedoria.

Formação e Qualificações

Antônio Vital possui graduação em Bacharelado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (1999), graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1994), especialização em Ciências Criminais pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), especialização em Metodologia de Ensino da Filosofia pela Universidade Gama Filho (2010) e especialização em Filosofia e Teoria do Direito, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

O perfil de liderança foi desenvolvido a partir da especialização em áreas estratégicas do conhecimento teórico e prático. Nos Estados Unidos, realizou os cursos de Dignitary Protection, Technical Intelligence, Police Special Operations e Florida Highway Patrol Operations. No Brasil, aperfeiçoou-se em diversos temas nas áreas de Direito, Filosofica, Gestão, Trânsito, Segurança Pública, Instrução, Legislação, Comunicação e Direitos humanos.

Destacou-se também na formação na área operacional, através dos cursos de Adaptação a Caatinga, pelo 72 BI MTZ; Armamento, Tiro e Táticas de Abordagem, pelo DPRF; e Técnicas Policiais de Combate ao Crime, pelo DPRF.

Vital também ministrou mais de 30 cursos técnicos nas diversas áreas de atuação policial, contribuindo com a formação do efetivo e com a publicação de manuais didáticos. A dedicação à Segurança Pública, ao longo de 27 anos de carreira, vem sendo reconhecida através de prêmios e condecorações. Entre eles, destacam-se a Moção de Reconhecimento, pela Secretaria de Defesa Social do Rio de Janeiro, Medalha do Pacificador, pelo Exército Brasileiro, Medalha do Mérito, pela Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro, Moção de Aplausos, pela Câmara de Vereadores de Paraty, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário