terça-feira, 18 de maio de 2021

Polícia prende 4 pessoas e apreende mais de 600 litros de álcool com rótulos falsificados em posto de combustíveis

Segundo a polícia, funcionários de estabelecimento foram autuados em flagrante por crimes contra relações de consumo, contra marca e contra a patente. Ação ocorreu nesta segunda (17), na Zona Norte do Recife.

Álcool com o nome de usina era vendido no posto em um recipiente com o rótulo diferente do original — Foto: WhatsApp/Reprodução

Quatro pessoas foram presas em flagrante e mais de 600 litros de álcool a 70% apreendidos, nesta segunda-feira (17), em uma operação da Delegacia de Proteção ao Consumidor. Segundo a polícia, um posto de combustíveis, em Apipucos, na Zona Norte do Recife, vendia álcool em embalagens com os rótulos falsificados.

A Polícia Civil descobriu a irregularidade depois de uma queixa prestada por representantes da Usina Petribu, que fica em Lagoa de Itaenga, na Mata Norte do estado.

O álcool com a embalagem que tinha o nome da usina era vendido no posto em um recipiente com o rótulo branco, bastante diferente do que é fabricado e vendido pela empresa.

Usado para higienizar as mãos e superfícies, o álcool é um dos produtos mais utilizados na pandemia do novo coronavírus. De acordo com a delegada Thais Galba, titular da especializada, o representante do posto confirmou que criou o rótulo e alegou que não sabia que não poderia fazer isso.

Cinco pessoas foram presas e autuadas em flagrante na Delegacia de Proteção ao Consumidor — Foto: Reprodução/TV Globo


Quatro funcionários prestaram depoimento e foram autuados em flagrante. O dono do posto não foi autuado, segundo a delegada.

"Configura crimes contra a relação de consumo, além de contra a marca e contra a patente. O nome Petribu já existe no mercado, dá confiabilidade, porque as pessoas já conhecem. O consumidor compra acreditando que de fato é um álcool da Usina Petribu", disse.

De acordo com o advogado Ernesto Cavalcanti, representante da Usina Petribu, esse posto de combustível fez uma compra de mil litros de álcool sanitizado há um ano.

"Na sexta (14) recebemos uma denúncia anônima dizendo que estavam vendendo álcool adulterado com o selo da Usina Petribu. Verificamos realmente que o selo não tinha nada a ver com o nosso e informamos para a Delegacia do Consumidor", explicou a advogado.

Outros casos

Em julho do ano passado, mil litros de álcool adulterado foram apreendidos em um mercadinho no Recife. O produto, segundo a Polícia Civil, apresentava dois problemas: o teor era diferente do informado no rótulo e havia substâncias estranhas nas embalagens.

Na ação, os agentes da Delegacia de Proteção ao Consumidor prenderam em flagrante a responsável pelo estabelecimento.

Em maio do ano passado, uma fábrica de álcool em gel foi fechada em Afogados, na Zona Oeste do Recife, por vender produto sem eficácia para combater o novo coronavírus e com teor diferente do informado na embalagem. Mais de 1.400 unidades foram aprendidas pelos fiscais.


Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário