terça-feira, 22 de outubro de 2019

Governo de Pernambuco entrega kits de desenvolvimento infantil para garantir políticas públicas voltadas para crianças com deficiência


Assinatura do termo de cooperação técnica com municípios será, nesta terça-feira, às 10h, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude

O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, assina, logo mais, às 10h, termo de cooperação técnica com representantes das 13 prefeituras que participam do programa Olhar para as Diferenças. O ato será na sede da pasta, localizada na Avenida Cruz Cabugá, 665, Santo Amaro. O Programa iniciou as atividades nos municípios de Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa, as 13 cidades que compõem a sexta Gerência Regional de Saúde (Geres).



O programa foi criado com o objetivo de garantir os direitos das crianças com deficiência de 0 a 6 anos no Estado. A iniciativa vai fomentar e acompanhar as políticas públicas para esse público com o intuito de melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população. A proposta de desenvolvimento infantil é fruto do compromisso com o Marco Legal da Primeira Infância, que foi instituído após decreto assinado pelo governador Paulo Câmara, em junho de 2017. “O recorte das cidades se deu a partir de um mapeamento territorial, que apontou a existência de cerca de 450 crianças com deficiência na fase da primeira infância morando na região, e de um diagnóstico situacional, que identificou um grau de dificuldade das famílias no acesso aos serviços especializados”, afirma Sileno Guedes.



Para a execução das atividades, o Governo do Estado elaborou duas cartilhas sobre Deficiências na Primeira Infância e a Síndrome Congênita da Zika Vírus para serem disponibilizadas às famílias das crianças atendidas pelo programa. Além disso, adquiriu 100 kits de desenvolvimento infantil composto por jogos, materiais pedagógicos e itens de tecnologia assistiva, que serão disponibilizados a partir desta terça-feira. Também faz parte da iniciativa a disponibilização de 13 veículos adaptados para garantir o transporte dos usuários.


O Olhar para as Diferenças chega para fortalecer a rede de atenção e assegurar que a primeira infância com deficiência seja assistida por ações e serviços de assistência social, saúde e educação, áreas essenciais para o desenvolvimento infantil.


Blog Fazenda Nova Online
Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário