terça-feira, 22 de outubro de 2019

Exército reforça limpeza de praias atingidas por óleo no litoral pernambucano

Militares estão em localidades como Itapuama, onde voluntários pediram luvas e trator em mensagem na areia, na segunda (21). Em cinco dias, 257 toneladas foram recolhidas no estado.

Imagem feita pelo Glocop mostra militares do Exército atuando na limpeza da Praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, nesta terça-feira (22) — Foto: Reprodução/TV Globo

Militares do Exército atuam, nesta terça-feira (22), na limpeza de praias do litoral pernambucano atingidas por óleo, entre elas a de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, onde voluntários escreveram pedido de socorro e de luvas e trator para fazer a limpeza. O reforço foi anunciado pelo vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), na segunda (21).

As manchas de óleo voltaram a surgir em Pernambuco na quinta-feira (17), em São José da Coroa Grande, primeira cidade após a divisa com Alagoas. Desde então, foram recolhidas 257 toneladas o volume de óleo recolhido nas praias do estado. Essa é a primeira vez que o Exército atua na limpeza.

Desde a quinta, foram atingidos, além de São José, os municípios de Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso, Sirinhaém, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, segundo a Secretaria de Meio Ambiente do estado.

Exército auxilia na limpeza de praia no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, nesta terça-feira (22) — Foto: Reprodução/TV Globo

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho informou que as praias de Itapuama, Reserva do Paiva e Pedra do Xaréu ainda não foram completamente limpas. A área mais crítica fica próximo a Pedra do Xáreu, uma vez que o óleo impregnou nas pedras e o acesso é mais complicado.

Além de Itapuama, os militares atuam também na limpeza das outras duas praias atingidas na cidade.

Voluntários

O trabalho de retirar o óleo das praias pernambucanas vem contando com a presença de inúmeros voluntários. Entre eles, está Laís Araújo, que integra a iniciativa "Xô, Plástico".

"Dependendo do tamanho do óleo, fica muito pesado. Ontem [segunda, 21], a gente tava pegando direto da água com redes então é muito desgaste físico. Cola muito na mão, por isso a gente perde muita luva e pedimos que enviem mais", recordou.

Nordeste

Pelo menos 900 toneladas de resíduos já foram recolhidas das praias afetadas pelas manchas de óleo no Nordeste, segundo balanço divulgado pela Marinha na segunda-feira (21). As manchas de petróleo surgiram em 30 de agosto e já afetaram 200 locais em 9 estados, segundo o último relatório do Ibama.

No mesmo dia, o vice-presidente informou que o Exército decidiu disponibilizar a 10º Brigada de Infantaria Motorizada, sediada no Recife, como “reforço” para as ações de vigilância e limpeza das praias com manchas de óleo. Segundo Mourão, são pelo menos 4 mil homens que podem atuar.


Blog Fazenda Nova Online
Fonte: G1 PE e TV Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário