quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Óleo no litoral: governo federal reconhece situação de emergência em São José da Coroa Grande

Portaria foi publicada no Diário Oficial da União. Praias do município do Litoral Sul de Pernambuco foram invadidas pelo óleo na quinta-feira (17).

Óleo voltou a aparecer no Litoral de Pernambuco no dia 17, em São José da Coroa Grande — Foto: Reprodução/TV Globo

O Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu situação de emergência na cidade de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul de Pernambuco, nesta quarta-feira (23). A determinação ocorreu devido à chegada de óleo nas praias do município, que ocorreu na quinta-feira (17). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

Este é o primeiro município pernambucano que teve reconhecimento de situação de emergência após a reincidência do óleo nas praias do litoral pernambucano. Além de São José, as cidades de Tamandaré, Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Paulista também tiveram praias invadidas pelo produto.
Trrator foi usado para retirar óleo que estava na areia em São José da Coroa Grande, no Litoral Sul de Pernambuco. — Foto: Reprodução/TV Globo

O G1 tentou contato com a prefeitura de São José da Coroa Grande, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Ações em Pernambuco

Militares do Exército começaram a atuar na remoção do óleo das praias na terça-feira (22), após determinação do vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB). O trabalho teve início na praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho.

Também na terça (22), o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, veio a Pernambuco para articular ações emergenciais em resposta aos danos causados pela substância. Além de Canuto, também estiveram em Pernambuco os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva.

Nesta quarta (23), o governo de Pernambuco anunciou o lançamento de um edital com verba estadual de R$ 2,5 milhões para estudar os impactos do material na vida marinha, na saúde e na economia. A previsão é de que o documento seja lançado até a sexta (25) e que, até o fim de outubro, os projetos selecionados recebam encaminhamento.

Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles [no centro] esteve em comitê de crise montado no Recife para prevenir e conter óleo no litoral pernambucano — Foto: Mônica Silveira/TV Globo

Caminho do óleo

As manchas de óleo começaram a ser registradas no final de agosto e no começo de setembro em Pernambuco e na Paraíba. As praias pernambucanas estavam limpas desde o dia 25 de setembro, quando voltaram a ser atingidas pela substância no dia 17 de outubro.

Na sexta-feira (18), o óleo chegou até praias de Tamandaré, como a paradisíaca Praia dos Carneiros, de Sirinhaém e Barreiros. No sábado (19), praias de Ipojuca, vizinhas a Porto de Galinhas, foram atingidas.

Óleo retirado da Praia de Barra de Jangada, em Jaboatão, é armazenado em baldes — Foto: Reprodução/TV Globo

No domingo (20), o óleo chegou às praias de Suape, Calhetas, Itapuama, Xaréu e à Ilha de Tatuoca, no Cabo de Santo Agostinho. Voluntários e equipes se uniram para retirar o material da água, da areia e do mangue.

Outras praias do município foram atingidas na segunda (21), mesmo dia em que voluntários escreveram pedidos de socorro na areia e de luvas e trator. Foi também na segunda que o vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), anunciou que o Exército ia passar a atuar na limpeza do litoral nordestino.

Na terça (22), a limpeza continuou nas praias do Cabo de Santo Agostinho. Desde a quinta (17) até a terça (22), foram recolhidas 489 toneladas de resíduo das praias do litoral do estado. Nesta quarta (23), foram atingidas pelo óleo praias em Jaboatão dos Guararapes e Paulista, no Grande Recife.


Blog Fazenda Nova Online
Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário