sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Pernambuco libera aulas presenciais para crianças e adolescentes em escolas privadas

Retorno ocorrerá em fases, a partir de 10 de novembro, começando pelos anos finais do ensino fundamental. Nesta quinta (29), governo anunciou avanço para última etapa de plano, liberando todas as atividades.



Pernambuco libera aulas presenciais nos ensinos fundamental e infantil nas escolas privadas


O governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta (29), a liberação da volta às aulas presenciais para alunos dos ensinos fundamental e infantil, nas escolas privadas do estado, a partir de novembro. Também informou que, a partir da terça-feira (3), o estado avança para a 11ª e última etapa do Plano de Convivência com a Covid-19, estabelecido pelo governo em junho (veja vídeo acima).

Com o avanço no plano, o governo passa a permitir, a partir de avaliações semanais, o funcionamento de 100% da capacidade no serviço público, no comércio, salões de beleza, bares e restaurantes e serviços médicos, odontológicos e veterinários.

O anúncio foi feito pelos secretários de Educação e Esportes, Fred Amancio; Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach e de Saúde, André Longo, durante pronunciamento transmitido pela internet.

Segundo Fred Amancio, o retorno, inicialmente, ocorrerá na rede privada, já que, nas escolas particulares, todos os anos do ensino médio já foram autorizados a funcionar. O governo ainda estuda como fará a liberação para as escolas públicas.

"Vamos autorizar a retomada das aulas presenciais para os anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, no dia 10 de novembro. Em 17 de novembro, poderão voltar à escola os alunos do 1º ao 5º ano. Por fim, a partir de 24 de novembro, poderão voltar os alunos da educação infantil", declarou o secretário.

Ainda de acordo com o secretário de Educação e Esportes, a decisão foi tomada após uma avaliação positiva dos índices de contágio após a liberação de aulas presenciais para o ensino médio.

"Semana passada, tivemos a conclusão da retomada nas escolas particulares, para o ensino médio. Fizemos uma avaliação de como as escolas se comportaram, elas cumpriram bem o protocolo, e isso nos permite dar o próximo passo. Essa é uma autorização, e vale para as famílias que autorizarem seus filhos a retornarem às aulas", disse Amancio.

Plano de Convivência com a Covid-19

Na 11ª etapa do Plano de Convivência com a Covid-19, também poderão trabalhar com pleno atendimento feiras e polos de confecção, shoppings, centros comerciais, praças de alimentação, museus, cinemas, parques de diversão e locais para prática esportiva. Essa liberação deverá ocorrer de acordo com as avaliações do estado.

"Entraremos no estágio em que todas as atividades econômicas estão permitidas a funcionar, sendo que com protocolos específicos, que deverão ser seguidos à risca, para evitarmos uma piora nos índices de acompanhamento da pandemia", declarou.

O governo informou, ainda, que, a partir de 1º de dezembro, poderão ser realizados eventos com mais de 300 pessoas. Na segunda-feira (26), foram divulgados protocolos para quem quiser realizar eventos de maior porte.

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou que não se pode falar, em Pernambuco, em uma possível segunda onda de contaminação. Ele disse que aumentos pontuais, durante a epidemia, são naturais, e que há um conjunto de indicadores utilizados para compreender melhor o comportamento da doença.

"Tivemos uma alta de 4,5% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), o que corresponde a 28 casos a mais, em uma semana. Mas, quando comparamos esse número com duas semanas atrás, houve queda de 10% nos casos suspeitos de Srag", declarou.



 Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário