quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Polícia apreende meia tonelada de produtos eletrônicos falsificados e prende quatro pessoas

Operação Shanzai ocorreu nesta quarta (14), em três lojas no Centro do Recife. Com apoio da Receita Federal, policiais recolheram equipamentos de informática e acessórios para celular.

Produtos eletrônicos falsificados foram apreendidos em três lojas no Centro do Recife — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Meia tonelada de produtos eletrônicos falsificados foi apreendida, nesta quarta (14), em uma operação realizada em três lojas no Centro do Recife. Durante a ação, segundo a Polícia Civil, quatro pessoas foram presas em flagrante.

Entre os material apreendido, havia acessórios para celular, como cabos, carregadores, fones de ouvido e capas protetoras, além de teclados para computador. Todos eram de marcas internacionais.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, as quatro pessoas presas foram autuadas por crimes contra a marca e patente e concorrência desleal.

Houve, ainda, infrações contra o consumidor, contra as relações de consumo e contra a propriedade imaterial. Também ficaram constatados fraude no comércio, receptação dolosa e contrabando.

"Todas as pessoas presas eram estrangeiras", afirmou a delegada de Crimes contra o Consumidor, Thais Galba, responsável pela ação.

A Operação Shanzhai foi realizada em parceria com a Receita Federal. As equipes estiveram em estabelecimentos comerciais do bairro de São José.

A operação contou com 17 policiais civis, oito servidores da Receita Federal, além do apoio do Instituto de Criminalística de Pernambuco (IC).

Quase uma tonelada de brinquedos e artigos para festas foi apreendida em operação em loja do comércio popular, no Centro do Recife — Foto: Polícia Civil/Divulgação


Brinquedos

Na quinta-feira (8), às vésperas do Dia das Crianças, a Polícia Civil apreendeu quase uma tonelada de brinquedos e artigos para festas falsificados, em uma loja do comércio popular do Centro do Recife.

Durante a operação Fake Toys, foram presos em flagrante dois estrangeiros, donos do estabelecimento, e dois brasileiros, que eram os gerentes. A corporação informou que não divulgaria o nome da loja para respeitar a lei de abuso de autoridade.

Segundo a delegada Thaís Galba, da Delegacia do Consumidor, entre os produtos falsos apreendidos estavam bonecos de super-heróis, adesivos, copos e enfeites de bolo. Também havia materiais como maquiagem para crianças.

De acordo com a polícia, os quatro presos estão respondendo por crimes contra as relações de consumo, contra a marca e concorrência desleal e contra os consumidores, além de fraude no comércio e receptação qualificada. As penas, somadas, podem ultrapassar 15 anos de prisão.


Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário