sexta-feira, 10 de abril de 2020

Pernambuco tem 6 mil testes para diagnóstico do novo coronavírus, diz secretário da Saúde

Segundo André Longo, estado tem 2 mil kits desenvolvidos em parceria com o Instituto Aggeu Magalhães e recebeu outros 4 mil da Fiocruz do Rio de Janeiro.

Jailson Correia (E), André Longo (centro) e Demetrius Montenegro (D) concedem entrevista coletiva nesta quinta-feira (9) — Foto: Reprodução/YouTube


Pernambuco tem, de acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, 6 mil testes para diagnóstico do novo coronavírus para realizar nos próximos dias. Em entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira (9), o secretário afirmou que, destes, 2 mil foram desenvolvidos pelo Instituto Aggeu Magalhães, da Fiocruz-PE, e 4 mil foram enviados pela matriz da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

"Chegaram mais 4 mil kits da Fiocruz do Rio de Janeiro. Pernambuco, hoje, tem o desenvolvimento, pelo instituto Aggeu Magalhães, de mais 2 mil testes. Pernambuco hoje tem algo em torno de 6 mil testes que poderão ser feitos ao longo dos próximos dias, ampliando a nossa capacidade de testagem", afirmou o secretário.

O número é superior à quantidade de testes feitos até o momento. Segundo André Longo, nos últimos 25 dias, o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) fez 2.740 exames do novo coronavírus.

"Obviamente que não só o Lacen que fez testes. Existiram testagens também por laboratórios privados, enquanto eles tinham insumos. O Lacen tem procurado compilar todos esses dados", declarou.

Ainda de acordo com o secretário estadual de Saúde, o número crescente de testes positivos mostra que a epidemia está acelerando.


"É fato que nos testes que têm sido feito, nós temos observado uma ampliação no percentual de positivos, o que mostra que a gente está no processo de aceleração da curva epidêmica", afirmou.

Taxa de ocupação dos leitos de UTI no Recife

O secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, também participou da coletiva nesta quinta-feira (9) e falou, entre outros assuntos, da taxa de ocupação dos 31 leitos de UTI dos hospitais de campanha entregues pela prefeitura da cidade nos últimos dias.

"Temos, dos leitos de UTI, 74% de ocupação. Rapidamente nós percebemos que esses leitos já começam a fazer diferença e ajudam a salvar vidas", afirmou o secretário.

Utilização da Hidroxicloroquina

O estado de Pernambuco recebeu, até agora, cerca de 10 mil unidades da Hidroxicloroquina, enviados pelo governo federal, segundo o secretário estadual André Longo. Alvo de muito debate nos últimos dias, o remédio vem sendo usado no estado apenas em casos graves da Covid-19, como orienta o Ministério da Saúde.

O infectologista Demetrius Montenegro, que também participou da coletiva, recomenda cautela no uso da substância.

"Precisa-se ter muito cuidado com o uso dessas medicações. Na verdade, os trabalhos que foram feitos em cima da utilização dessas medicações foram basicamente trabalhos em pessoas com estado de gravidade maior. Do ponto de vista científico, não tem fundamento real de ser utilizado em qualquer pessoa em qualquer grau de situação em relação à gravidade da doença", afirmou.

O secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, preferiu se concentrar em outras questões.

"Enquanto há muitas dúvidas sobre medicamentos, quais são os medicamentos melhores, quais são os melhores momentos de usar esse medicamento, se sabe que nenhum deles é a solução para tudo. Isso já existe uma boa evidência científica. E, mais importante do que isso, não podemos perder muito tempo debatendo esse assunto e esquecer do assunto principal. O que se sabe que salva vidas é ter acesso a mais leitos de UTI, mais leitos de enfermaria com oxigênio", declarou.

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Coronavírus em Pernambuco

Nesta quinta-feira (9), Pernambuco confirmou mais 154 casos da Covid-19. Com isso, o estado passa a ter 555 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. O número é 423% maior do que os 106 casos registrados há exatamente uma semana, no dia 2 de abril.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), ainda foram confirmados mais dez óbitos, sendo quatro mulheres e seis homens, com idades entre 49 e 93 anos. As mortes ocorreram entre o domingo (5) e a terça (7). Com isso, Pernambuco contabiliza 56 mortes de pessoas com a Covid-19. O número de pacientes recuperados subiu para 49.


Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário