quarta-feira, 29 de abril de 2020

Recife teria mais de 2 mil mortos se não houvesse isolamento social, diz secretário de saúde

Número é calculado com base em outras localidades do mundo, que tiveram isolamento tardio ou não adotaram distanciamento social, segundo Jaílson Correia.



O Recife teria registrado mais de 2 mil mortes de pacientes com o novo coronavírus, se não fossem adotadas medidas de restrição para incentivar o isolamento social. A informação foi divulgada nesta terça-feira (28), pelo secretário de Saúde da capital, Jaílson Correia. Ele disse que, mesmo com um índice moderado de distanciamento, foi possível retardar o ápice da curva epidemiológica.

A capital pernambucana concentra, nesta terça-feira (28), 2.972 casos confirmados do novo coronavírus, sendo 1.035 casos leves de Covid-19 e 1.937 de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Em 24 horas, foram confirmados 250 novos casos, sendo 168 leves e 82 graves. Houve, ainda, 15 novas mortes confirmadas, totalizando 197 na cidade.

"Poderíamos ter bem mais de 2 mil mortes se não tivéssemos implantado e seguido medidas de isolamento. Quanto maior o distanciamento, menos mortes e o crescimento da doença é retardado para permitir a estruturação do serviço de saúde", afirmou Jaílson Correia.

O pronunciamento dele foi feito durante uma coletiva do governo do estado, transmitida pela internet, da qual também participou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. Os dois secretários disseram que, ainda em maio, deve ocorrer o momento mais crítico do contágio pelo novo coronavírus, quando o sistema de saúde deve ficar mais sobrecarregado.


Fonte: G1 PE



Nenhum comentário:

Postar um comentário