terça-feira, 14 de abril de 2020

Pernambuco ultrapassa marcas de mil casos confirmados e de 100 mortes por Covid-19

Entre as mortes registradas no novo boletim epidemiológico, está a de um bebê de 7 meses. (Foto: Carl de Souza/AFP )


Nesta segunda-feira (13), Pernambuco registrou mais um recorde diário de doentes e de mortes. Foram confirmados mais 194 novos casos da Covid-19. Com isso, o estado totaliza 1.154 ocorrências do novo coronavírus. Desses, 708 estão em isolamento domiciliar e 287 internados, sendo 55 em UTI e 232 em leitos de enfermaria. Além disso, o novo boletim aponta 57 pacientes recuperados da doença. Foram confirmadas também mais 17 mortes, sendo 10 homens e sete mulheres, ocorridas entre os dias 4 e 12 deste mês. Os óbitos registrados no mais recente boletim epidemiológico são de pessoas do Recife, Paudalho, São José da Coroa Grande, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Lagoa dos Gatos e Pombos. Os pacientes tinham idades entre 38 e 92 anos, além de um bebê de 7 meses. Agora, o estado totaliza 102 mortes pela Covid-19. 

O menino de 7 meses que morreu era residente do Recife e tinha Síndrome de Down, hipertensão pulmonar e cardiopatia congênita, corrigida em fevereiro deste ano. De acordo com relato da família, ele apresentou febre, tosse e cansaço em 4 de abril. No dia 5, o bebê foi levado ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), na área central do Recife, onde o caso foi notificado e a coleta de material biológico foi realizada. No dia 8, a criança foi transferida para o Hospital Correia Picanço, no bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife, e internado na UTI.

Também no dia 8 saiu o resultado positivo do bebê para Covid-19. No dia 9, o paciente foi entubado. Durante o tratamento, foram utilizados antibióticos, como azitromicina. Também foi feito uso da hidroxicoloroquina. A criança evoluiu para um quadro de choque séptico e morreu nesse domingo (12). O bebê passou a ser a vítima fatal mais jovem do estado. Até então, o paciente mais novo que veio a óbito no estado era um adolescente de 15 anos de São Lourenço da Mata. "A Covid-19 é uma doença atinge com maior gravidade pessoas que já tinham doenças anteriores. Não é comum ver crianças pequenas com formas graves, mas não ser comum não significa que não aconteça. Reforçamos mais uma vez que jovens não são invesciveis e que as medidas de isolamento são necessárias", afirmou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.



Até agora, os casos confirmados estão distribuídos por 55 municípios: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Glória do Goitá, Igarassu, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão, Bom Jardim, Carpina, João Alfredo, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Passira, Paudalho, Tracunhaém, Catende, Gameleria, Lagoa dos Gatos, Palmares, Quipapá, São José da Coroa Grande, Belo Jardim, Bezerros, Cachoeirinha, Caruaru, Frei Miguelinho, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, São Bento do Una, São Caetano, Toritama, Bom Conselho, Capoeiras, Garanhuns, Arcoverde, Sertânia, Salgueiro, Petrolina, Ipubi, Serra Talhada, Aliança, Goiana, Macaparana e Timbaúba.

Há ainda ocorrências em Fernando de Noronha e de pacientes de outros estados e países. "No momento, o epicentro da epidemia em Pernambuco é o Recife e Região Metropolitana, mas há transbordamento para o interior, que também nos preocupa. O nosso plano prevê ampliação dos leitos hospitalares nas cidades do interior. É importante que as pessoas evitem transitar entre as regiões do estado para não levar a doença às cidades do interior", disse o secretário estadual de Saúde, André Longo. "Estamos em franca aceleração da epidemia em Pernambuco. Não alimentem falsas esperanças. Precisamos preparar toda a população", completou Longo.

Distanciamento social

De acordo com o secretário municipal do Recife, Jailson Correia, as medidas adotadas de Distanciamento Social Ampliado (DSA) - a estratégia que não tem limitações apenas para grupos específicos, isto é, todos os setores da sociedade devem permanecer em isolamento - na cidade já evitaram cerca de 200 mortes. "Essa estimativa será aperfeiçoada ao longo do tempo. Devemos lembrar que quem está isolado continua contribuindo para salvar vidas. A curva de crescimento de casos poderia ser muito pior sem as medidas restritivas, mas poderia estar melhor se o isolamento fosse mais intenso, como vários pesquisadores mostram", disse.
O governo do estado e a Prefeitura do Recife ressaltam que o ideal é que 70% esteja em casa, mas a taxa está na casa de 50% atualmente. "Podemos nos esforçar mais. Com um esforço maior, os números dos próximos 30 dias podem ser melhores do que se relaxarmos os mecanismos de isolamento social", ressaltou André Longo.

Profissionais de saúde

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, até agora, 377 casos foram confirmados e 276 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. "O estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde", afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Pernambuco foi o primeiro estado brasileiro a adotar um protocolo de testagem e afastamento de profissionais de saúde. "Em relação aos equipamentos de proteção individual, 5 milhões de itens foram distribuídos, sendo 1,2 milhão na semana passada. O governo tem feito aquisições para proteger os profissionais e pacientes", pontuou Longo.

Presos

Uma detenta de 31 anos da Colônia Penal Feminina do Recife, no bairro do Engenho do Meio, Zona Oeste da capital pernambucana, testou positivo para o novo coronavírus. Ela foi socorrida com tosse e febre e levada para a UPA da Caxangá. De lá, foi encaminhada ao Hospital Getúlio Vargas, no bairro do Cordeiro, também na Zona Oeste. Ela está na unidade de saúde, e o quadro é considerado estável.

Ao todo, quatro detentos do sistema prisional de Pernambuco estão internados com quadros gripais em Pernambuco. Em Pesqueira, no Agreste do estado, 32 presos estão sendo monitorados com sintomas de gripe. Eles estão isolados na própria unidade.

Leitos

As urgências dos hospitais de Pernambuco estão com uma demanda quatro vezes maior do que no mesmo período do ano passado. "É um número preocupante, mas que reflete a chegada mais forte da epidemia no estado", disse André Longo. A ocupação média atual de leitos é de 74% no estado, sendo de 65% nas enfermarias e de 90% nas UTIs. "Os números variam de acordo com a hora do dia e com abertura de novos leitos que temos feito diariamente. É uma situação que nos preocupa e reforça a necessidade das medidas de distanciamento social", enfatizou o secretário estadual de Saúde.

Testes

O governo de Pernambuco espera ampliar o número de testagens da Covid-19 feitas no estado. Atualmente, o estado tem testado, de acordo com o secretário estadual de saúde entre 15 e 20% dos pacientes sintomáticos. "Há ainda um contingente de pessoas assintomáticas. Não é subnotificação, mas os números são fruto da estratégia brasileira de notificação dos casos graves. Nosso compromisso é com a vigilância ativa, transparente e responsável", disse Longo, em coletiva de imprensa nesta segunda.

"Assumimos um compromisso de ampliação das testagens. Temos uma parceria com a Fiocruz Pernambuco, que já está recebendo amostras. Esperamos chegar a 300, 400 exames por dia", afirmou o secretário de Saúde do estado. Segundo ele, no momento, todos os pacientes internados, profissionais de saude e da segurança estão sendo testados, além de amostras da rede sentinela.

Os óbitos confirmados nesta segunda-feira (13) foram:


1 - Mulher, 76 anos, São José da Coroa Grande, morte em 9 de abril, histórico de hipertensão e diabetes


2 - Homem, 69 anos, Paudalho, morte em 10 de abril, histórico de diabetes e
insuficiência periférica


3 - Bebê do sexo masculino, 7 meses, Recife, morte no dia 12 de abril, tinha síndrome de
Down, cardiopatia congênita e hipertensão pulmonar


4 - Homem, 56 anos, Recife, morte em 10 de abril, histórico de hipertensão e diabetes


5 - Mulher, 85 anos, Recife, morte em 11 de abril, histórico de hipertensão, diabetes e cardiopatia


6 - Homem, 41 anos, Olinda, morte em 12 de abril, histórico de leucemia


7 - Homem, 38 anos, Recife, morte em 12 de abril, histórico de obesidade


8 - Mulher, 59 anos, Paulista, morte em 11 de abril, histórico de diabetes, doença cardiovascular crônica, doença neurológica crônica


9 - Homem, 86 anos, Jaboatão dos Guararapes, morte em 11 de abril, histórico de asma e doença neurológica crônica (Alzheimer)


10 - Homem, 63 anos, Lagoa dos Gatos, morte em 11 de abril, histórico de diabetes e tabagismo


11 - Homem, 38 anos, Recife, morte em 4 de abril, histórico de obesidade


12 - Homem, 73 anos, Pombos, morte em 10 de abril, histórico de doença cardiovascular crônica, insuficiência renal, hipertensão, epilepsia controlada e era ex-tabagista


13 - Homem, 49 anos, Paulista, morte no dia 11 de abril, histórico de hipertensão e obesidade


14 - Mulher, 68 anos, Recife, morte em 9 de abril, histórico de diabetes e doença renal crônica


15 - Mulher, 92 anos, Recife, morte em 10 de abril, histórico de hipertensão


16 - Mulher, 80 anos, Recife, morte em 9 de abril, histórico de hipertensão


17 - Mulher, 70 anos, Recife, morte em 12 de abril, histórico de diabetes e hipertensão


Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário