terça-feira, 13 de agosto de 2019

Criança é picada por escorpião dentro do Hospital da Restauração

Direção da unidade, no Recife, lamentou acidente e informou que não houve necessidade de aplicação de soro antiescorpiônico. Estado de saúde da vítima é considerado estável.

Hospital da Restauração fica na área central do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Uma criança, de idade não informada, foi picada por um escorpião no Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, na região central do Recife. A direção do hospital informou, por meio de nota, que ela foi assistida pela equipe médica, "que avaliou não haver necessidade de aplicação de soro antiescorpiônico".

O caso aconteceu na noite do domingo (11) e, segundo a Secretaria de Saúde, o escorpião teria caído de uma fresta no teto. O HR afirmou, ainda, que foi prestada assistência e a criança está em situação estável. Não foi informado o motivo pelo qual a criança estava internada na unidade de saúde.

O hospital é uma das unidades indicadas pela Secretaria de Saúde para casos de picada de escorpião no estado, por oferecer o soro contra o veneno do animal.

A direção do hospital disse ainda a equipe de limpeza manutenção está trabalhando normalmente e ressaltou que todos os leitos da unidade são higienizados diariamente. Além disso, a unidade afirmou que realiza ações regulares de controle de pragas em suas instalações.

Atendimento

Em casos de acidentes, a orientação do Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE) é para a necessidade de lavar o local atingido apenas com água e sabão. Caso a vítima tenha até 12 anos e exista risco de morte, pode haver indicação do uso do soro.

A aplicação do soro não é obrigatória, segundo a Secretaria de Saúde. A utilização será decidida pelo médico responsável pelo atendimento.

No estado, o soro antiescorpiônico está disponível no Hospital da Restauração (Recife), Hospital Jaboatão-Prazeres (Jaboatão dos Guararapes) e Hospital João Murilo (Vitória de Santo Antão).

No interior, nos hospitais regionais de Limoeiro, Palmares, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina, além do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário