sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Operação desarticula organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e venda de armas em PE e PI; grupo recebia vazamentos de dados da polícia

Foram cumpridos 23 mandados judiciais de prisão temporária e busca e apreensão nos dois estados. Um policial militar foi apontado como responsável por vazar as informações sigilosas de operações da corporação para chefes do tráfico.

Operação desarticula grupo criminosos voltado ao tráfico e comércio ilegal de armas de fogo — Foto: Reprodução/MPPE

Uma operação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) desarticulou uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas e no comércio ilegal de armas de fogo nos estados de Pernambuco e no Piauí. O grupo recebia informações sigilosas através de vazamentos de dados da polícia.

Foram cumpridos 23 mandados judiciais, sendo 11 de prisão temporária e 12 de busca e apreensão nos dois estados. O grupo tinha atividades nas cidades de Caruaru e Bezerros, em Pernambuco, e Teresina, no Piauí. Segundo o Eduardo Aquino, promotor de Justiça do MPPE, dois policiais militares foram alvo da operação.

Nenhum dos policiais teve o nome divulgado. Um é apontado como responsável por vazar as informações de dados sigilosas e alertar chefes do tráfico da região e outro fornecia armamento para organização criminosa.

A operação recebeu o nome de Eneida e foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), além do Ministério Público do Piauí e das Polícias Civil, Militar e Penal, com apoio da Polícia Judiciária Militar e da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco.

O grupo criminoso atuava como distribuidor "atacadista" de drogas, coordenando o armazenamento e o abastecimento de pontos de venda na região, além de operar um fluxo de compra, venda e manutenção de armamentos e munições.

De acordo com o MPPE, as penas dos crimes somadas podem chegar a 50 anos de reclusão. O grupo é investigado por:

organização criminosa,
tráfico de drogas,
associação para o tráfico,
comércio ilegal de arma de fogo,
porte ilegal de arma de fogo,
lavagem de dinheiro,
violação de sigilo funcional.

Armas, munições e outros materiais foram apreendidos — Foto: Reprodução/MPPE


Nenhum comentário:

Postar um comentário