terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Pernambuco investiga duas primeiras mortes suspeitas por arboviroses em 2020

Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE)

Além das mortes, Pernambuco já registra quatro casos de dengue com sinais de alarme, que são os quadros em que há gravidade - Foto: Divulgação/Fiocruz

Pernambuco já investiga este ano, pelo menos, dois óbitos suspeitos por arboviroses, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O dado corresponde às duas primeiras semanas epidemiológicas de 2020, que inclui notificações feitas até o último dia 11 de janeiro. Além disso, o Estado registra quatro casos de dengue com sinais de alarme, que são os quadros em que há gravidade. Essa é uma versão dá doença cujos sintomas vão além da febre e dores no corpo. A pessoa apresenta sangramentos, palidez, sudorese e comprometimento de alguns órgãos.

Casos registrados

Em 2020, também segundo a SES, já foram registrados 173 casos suspeitos de dengue ao todo (com 14 confirmações), em 41 municípios do estado de Pernambuco. Em relação à chicungunha, foram notificados 33 casos em 16 municípios, e houve uma confirmação. Para zika, até o momento, houve notificação de um caso suspeito.

Outro detalhe do balanço da SES é que 125 (67,9%) dos 184 municípios pernambucanos estão em situação de risco para transmissão elevada, sendo 34 (18,5%) em situação de risco de surto, 91 (49,5%) em situação de alerta e 59 (32,1%) municípios em situação satisfatória.

Fonte: Rádio Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário