
Foto: Rafael Vieira/DP
O novo superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, tomou posse, nesta segunda-feira (25), garantido que atuará em defesa do Nordeste. Mas, para Pernambuco, dois compromissos foram assumidos. Agir para o ramal da Ferrovia Transnordestina ser retomado entre Salgueiro e o Porto de Suape, em Ipojuca é um deles. E também levar adiante o projeto de criar uma linha de trem de passageiros ligando o Recife a Caruaru.
A posse realizada no Moinho Business, no Recife, contou com representantes dos estados da Bahia e Rio Grande do Norte, que enviaram secretários. O secretário de Desenvolvimento do Recife, Carlos de Andrade Lima, representou a Prefeitura do Recife. Secretario-executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro, representou o ministro Waldez Góes.
Francisco Alexandre sucede Danilo Cabral, que também compareceu à posse, sendo muito aplaudido nas vezes que teve o nome citado. Ele foi exonerado do cargo devido à pressão do Governo do Ceará.
No seu discurso, o novo superintendente da Sudene destacou a importância da Ferrovia Transnordestina como indutora do desenvolvimento regional. ”A Transnordestina é uma obra de importância vital para a região. O compromisso do Governo Federal é com a sua execução, garantindo a conclusão dos dois ramais. O que vai até o Porto de Pecém, no Ceará, e o que chegará ao Porto de Suape, em Pernambuco”, ressaltou.
O superintendente reforçou que a ferrovia é apontada como fundamental pelo Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste e pelo Novo PAC para a integração regional. Através dela, haverá a interligação entre o Piauí, Ceará e Pernambuco. “Significará desenvolvimento emprego renda e crescimento”, acrescentou.
Outro projeto idealizado na gestão de Danilo Cabral que Francisco Alexandre garantiu que dará continuidade é a linha passageiros entre o Recife e Caruaru. Ele citou exemplos onde o transporte por trem deu certo e pode ser viável em Pernambuco.
“Está em andamento um estudo sobre a viabilidade da integração da ferrovia entre o Recife e Caruaru. Será dado continuidade para o transporte passageiro, ampliando a integração do interior com a Capital e fortalecendo o desenvolvimento regional. Esse estudo está alinhado com a estratégia de desenvolver o projeto para a expansão de transporte ferroviário de passageiros. Como exemplo, Salvador-Feira de Santana, Fortaleza-Sobral e São Luís-Itapicuru Mirim. Para o nosso Estado, considero fundamental também pensarmos nessa ideia, porque liga os dois principais eixos de desenvolvimento de Pernambuco, entre as principais cidades do estado”, ressaltou Francisco Alexandre.
Blog Dantas Barreto
Nenhum comentário:
Postar um comentário