sexta-feira, 10 de junho de 2022

Pesquisa eleitoral para Governo de Pernambuco: veja quem lidera no levantamento Exame/Ideia

Divulgada nesta quinta, 9 de junho, pesquisa eleitoral Exame/Ideia mostra a intenção de voto para o Governo de Pernambuco

Candidatos ao governo do Estado, nestas eleições 2022 - FOTO: Blog Imagem

A pesquisa eleitoral Exame/Ideia para o Governo de Pernambuco foi divulgada nesta quinta-feira, 9 de junho. Os números mostram Marília Arraes (SD) liderando, mas num empate técnico com Raquel Lyra (PSDB).

Trata-se de uma vantagem menor de Marília em comparação ao cenário apontado pelo levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado em maio. A margem de erro da Exame/Ideia é de três pontos percentuais.

Anderson Ferreira (PL), pré-candidato oficial de Jair Bolsonaro (PL), e Miguel Coelho (União Brasil) estão empatados em terceiro lugar. Espera-se que o ex-prefeito de Jaboatão cresça, conforme o eleitorado bolsonarista se identifique com o presidente estadual do Partido Liberal.

Confira os números da pesquisa eleitoral para o Governo de Pernambuco:Marília Arraes (SD): 24%
Raquel Lyra (PSDB): 18%
Miguel Coelho (União Brasil): 12%
Anderson Ferreira (PL): 12%
Danilo Cabral (PSB): 8%
João Arnaldo (PSOL): 2%
Jones Manoel (PCB): 1%
Brancos e nulos: 8%
Não sabem: 16%

Devido ao arredondamento, a soma dos percentuais pode variar de 99% a 101%.

Danilo Cabral, pré-candidato do PSB, ainda demonstra dificuldades para avançar. O adiamento da viagem de Lula (PT) a Pernambuco, que vai acontecer num formato menor que o planejado, não ajuda o deputado. Ele tem apoio oficial do petista, mas Marília ainda é mais associada ao ex-presidente.

"Na primeira e segunda posições, tanto na espontânea como na estimulada, a deputada Marília Arraes, e a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, se distanciam do pelotão dos demais candidatos nas mais diversas faixas do eleitorado. Raquel se destaca entre os mais jovens e os mais escolarizados, enquanto Marília tem os votos dos mais pobres e da capital", comentou Cila Schulman, vice-presidente do IDEIA, à Exame.

Em tempo, a pesquisa eleitoral também mostra como está a disputa em diferentes cenários de segundo turno para o Governo de Pernambuco:

Marília Arraes 40% x 36% Raquel Lyra
Raquel Lyra 44% x 24% Danilo Cabral
Raquel Lyra 42% x 31% Anderson Ferreira
Marília Arraes 37% x 22% Danilo Cabral
Miguel Coelho 29% x 24% Danilo Cabral
Anderson Ferreira 26% x 25% Danilo Cabral
Marília Arraes 41% x 32% Anderson Ferreira
Marília Arraes 42% x 31% Miguel Coelho

Exame/Ideia: mais sobre a pesquisa eleitoral para o Governo de Pernambuco

A pesquisa eleitoral Exame/Ideia entrevistou mil pessoas, entre os dias 3 e oito de junho. O levantamento foi registrado no TSE com o código PE-03117/2022.


JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário