terça-feira, 3 de agosto de 2021

Morre no Recife o ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco, aos 73 anos

 

Político também foi prefeito do Recife, ministro e deputado federal. Ele estava internado no Hospital Português, na área central da capital, onde passava por tratamento contra o câncer.


Morreu, na tarde desta terça-feira (3), o ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco Cavalcanti. Ele tinha 73 anos e estava internado no Hospital Português, na área central do Recife, onde passava por tratamento contra o câncer de pâncreas

Joaquim Francisco também foi prefeito do Recife, deputado federal e ministro do Interior. Ele deixou a esposa, três filhas e cinco netos. Segundo o hospital, ele estava internado desde 14 de junho.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), decretaram luto oficial de sete dias no estado e na cidade.

Segundo a Secretaria de Imprensa do governo de Pernambuco, o velório ocorrerá no Palácio do Campo das Princesas, sede do Executivo estadual, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife, a partir das 8h de quarta (4).

Sobrinho do ex-governador, o secretário estadual da Casa Civil, José Neto, afirmou que essa cerimônia no Palácio vai ser aberta ao público, para quem quiser prestar homenagens a Joaquim.

Ele disse, ainda, que ex-governador teve câncer de reto, que foi tratado em São Paulo. No entanto, a doença reapareceu no pâncreas.

A família do ex-governador informou que a cerimônia de cremação está marcada para 15h de quarta, no Cemitério Moirada da Paz, em Paulista, no Grande Recife. Essa solenidade será restita a parentes próximos e amigos.

Trajetória

Joaquim Francisco começou cedo na vida pública. Em 1967, entrou pela primeira vez no Palácio do Campo das Princesas, sede do executivo estadual, como oficial de gabinete de Nilo Coelho, então governador de Pernambuco.

Três anos depois, ele se formou em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como advogado, atuou no Instituto Nacional de Colonização e reforma Agrária (Incra) e na Junta Comercial do estado, onde foi procurador.

Durante a ditadura militar (1964-1985), Joaquim se filiou à Arena, partido que dava sustentação ao regime. Em 1975, se tornou secretário estadual de Ação Social, no governo de Moura Cavalcanti, que era seu primo.

Na primeira eleição para governador, após o golpe militar, em 1982, coordenou a campanha de Roberto Magalhães (PDS) ao principal cargo do Executivo pernambucano.

Com a vitória de Magalhães, Joaquim foi escolhido para ser prefeito do Recife. Na época, os chefes de executivo dos municípios eram indicados pelos governadores e não eleitos pela população.

Como prefeito da capital, apoiou a eleição indireta de Tancredo Neves (MDB) para a presidência da República, no Congresso Nacional.

Um dos marcos da gestão à frente do Recife foi o Viaduto Tancredo Neves, que liga as Zonas Sul e Oeste da cidade. Também foi na gestão de Joaquim que o Parque da Jaqueira, na Zona Norte, foi construído.

Na eleição para a Constituinte de 1986, Joaquim Francisco se elegeu deputado federal pelo PFL. Presidiu a comissão que aprovou a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que impõe limites aos gastos dos governantes.

Quando José Sarney assumiu a presidência da República, com a morte de Tancredo Neves, Joaquim se tornou ministro do Interior. Três meses depois, teve divergências com a cúpula e deixou o cargo, fazendo muitas críticas.

Em 1988, na primeira eleição para prefeito desde a ditadura militar, Joaquim se candidatou no Recife. Ganhou o pleito de Marcus Cunha (PMDB), que era apoiado pelo então governador Miguel Arraes e o então prefeito da cidade, Jarbas Vasconcelos.

Ele renunciou ao cargo e, em 1990, se candidatou ao governo de Pernambuco. No pleito estadual, venceu Jarbas Vasconcelos.

Sua gestão à frente do governo ficou marcada pela privatização do banco estadual, o Bandepe. Mais de 90 agências foram fechadas e muitos trabalhadores perderam o emprego.

Quando saiu do governo, Joaquim foi para os Estados Unidos com a família. Na capital americana, assumiu um cargo no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Depois, foi para o Banco Mundial (Bird).

De volta, em 1996, retomou a atividade política. Ele se elegeu mais duas vezes para a Câmara dos Deputados.

Em 2006, sofreu a derrota na eleição para deputado. Depois, fez uma aliança à esquerda e, em 2010, virou suplente de senador de Humberto Costa (PT), já filiado ao PDSB.

Repercussão

Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco - "Pernambuco perdeu um dos seus filhos mais ilustres. O ex-governador Joaquim Francisco foi um homem de diálogo e extremamente dedicado à sua terra e ao seu povo. [...] Estamos decretando luto oficial em Pernambuco por sete dias em sua memória, e queremos manifestar nossa solidariedade, neste momento de profunda tristeza, aos seus familiares e amigos. Em especial à sua esposa Sílvia, suas filhas e genros, e ao seu sobrinho José Neto, nosso secretário da Casa Civil.

João Campos (PSB), prefeito do Recife - "De longa e expressiva trajetória política e atuação no serviço público, sua passagem à frente da nossa cidade foi marcada pela dedicação e compromisso com os recifenses. Meus mais profundos sentimentos à sua família e amigos. Que possam encontrar conforto nesse momento de dor."

Anderson Ferreira (PL), prefeito de Jaboatão - “Pernambuco perdeu um dos seus maiores líderes, um dos grandes pensadores e entusiasta da boa política. De uma trajetória marcada por grandes feitos e laços construídos em favor do nosso estado, destacou-se como prefeito, deputado federal, ministro e governador de Pernambuco. Construímos uma boa relação, da qual, com certeza, sentirei muita falta.

Professor Lupércio (SD), prefeito de Olinda - "Joaquim era uma das mais importantes representações do quadro político do nosso estado. Como homem público, sempre se destacou pela ética e sinceridade. Infelizmente, nos deixou precocemente, mas seu legado será eterno. Sua dedicação e amor a Pernambuco farão falta”.

Fernando Bezerra Coelho (MDB), senador - "De perfil conciliador, foi um exemplo de homem público e uma grande referência para a política em Pernambuco".

Jarbas Vasconcelos (MDB), senador - "Mesmo militando em campos diferentes, tínhamos apreço e respeito mútuo. Sempre o identifiquei como um homem de bem, justo, trabalhador, correto e muito preparado. O ambiente político e social perde com o seu desaparecimento".

Daniel Coelho, deputado federal - "Meus sentimentos para todos amigos e familiares do ex-governador Joaquim Francisco. Em 2016, Joaquim foi para mim um apoiador e conselheiro. Para Pernambuco, um homem público sério, competente e realizador. Que Deus dê conforto e paz à sua família nessa hora difícil".

Danilo Cabral (PSB) - deputado federal - "Joaquim faz parte de uma estirpe política que traz as marcas do compromisso intransigente com os valores morais mais caros de Pernambuco. Sério, decente, correto, leal, probo, esse era Joaquim".

Marília Arraes (PT), deputada federal - "Uma vida dedicada a Pernambuco e à política, que ele sempre dizia fazer parte do ar que respirava. E fazia. Com um humor peculiar e uma curiosidade grande sobre tudo, era mestre na arte de conversar, fosse qual fosse o tema".

Sílvio Costa Filho (Republicanos), deputado federal - “Um homem inteligente, que prezou pela boa política, pelo diálogo e, acima de tudo, sempre trabalhou em defesa dos interesses de Pernambuco. Nesse momento de dor, em nome da ex-primeira-dama Drª Silvia Cavalcanti, me solidarizo com todos os familiares e amigos que ele construiu ao longo da vida pública".

Eriberto Medeiros (PP), presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) - "O estado se despede de uma das grandes referências da sua história política. [...] Admirava sua disposição de compartilhar a vasta experiência, preocupado em colaborar com o desenvolvimento do nosso Estado. Sentiremos falta da sua postura séria e respeitável."

Priscila Krause (DEM) - deputada estadual - "Sua liderança firme, inconfundível pela voz forte e já saudosa, deixa lições pra sempre. Pernambuco e o Recife devem muito a esse homem de gestos e realizações marcantes, grandes obras e muitos serviços prestados".

Raul Henry, presidente do MDB - "Joaquim teve uma trajetória vitoriosa e prestou relevantes serviços ao Recife, como seu prefeito em duas ocasiões, ao estado de Pernambuco, na condição de governador, e ao Brasil, como deputado e ministro. Deixa uma enorme lacuna na vida pública".

Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, presidente do TCE-PE - "Exemplo de homem público, Joaquim Francisco deixa um grande legado de serviços prestados ao estado."

Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário