quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Governo de PE anuncia selo para validar presença de pessoas testadas ou vacinadas contra Covid em eventos

Estado disse, nesta quinta (19), que vai convocar empresas da área de tecnologia e desenvolvedoras de aplicativos, a partir de segunda (23), para elaborar ferramentas de certificação.

Governo do Estado quer criar um aplicativo para monitorar o acesso a grandes eventos

O governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta (19), a criação de um selo para validar a presença de pessoas em eventos, incluindo os de grande porte. Para participar, o público terá que comprovar ter sido testado ou ter tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19 (veja vídeo acima).

Para a criação do "Passe Seguro PE", o governo disse que vai receber, a partir da segunda (23), propostas de empresas da área de tecnologia desenvolvedoras de aplicativos para a elaboração de ferramentas de certificação que agrupem informações sobre vacinação e exames de Covid-19.

As informações foram anunciadas pela secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, durante entrevista coletiva, nesta quinta-feira (19), no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.

"Estamos construindo protocolos sanitários com a possibilidade da realização de eventos testes já nos próximos dias. E estamos convidando empresas para a elaboração de ferramentas para facilitar o acesso das pessoas em grandes eventos", afirmou.

Segundo a secretária-executiva, todas as informações e critérios para a elaboração desses aplicativos vão estar disponíveis a partir da segunda no site do governo. As empresas poderão submeter as propostas também a partir da segunda.

As propostas serão avaliadas por uma comissão técnica formada por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Agência Estadual de Tecnologia da Informação e da Secretaria Estadual de Saúde.

Ainda de acordo com Ana Paula Vilaça, uma das exigências para essa ferramenta é que ela agrupe informações para uma checagem digital prévia das informações do publico, "dando segurança ao controle da população que estará participando desses grandes eventos".

Além de dados sobre a vacinação contra a Covid-19 e sobre teste RT-PCR, a ferramenta deve ter um QR Code e criar uma carteira digital com as informações e a foto e a pessoa para evitar fraudes.

“Tudo estará checado e vai ter um QR Code para acesso. Nessa carteirinha vai ter foto e a pessoa vai mostrar que é ela. O que a gente quer coibir é que entrem pessoas sem vacinas e sem testes”, comentou.

Para Vilaça, o estado é o primeiro a ter esse tipo de controle. Ela afirmou que o produto pode ser elaborado por grupos diferentes e que não há um limite para a emissão do selo. Antes da liberação, o governo vai se certificar, por meio da equipe de tecnologia, que a ferramenta é segura.

“É preciso que ele agrupe informações para uma checagem digital prévia desses documentos e informações. Então a empresa vai ver quais os requisitos, submeter e essa aprovação ou não será feita em até cinco dias úteis”.

Ana Paula Vilaça explicou que, ao comprar o ingresso, as pessoas já terão oportunidade de comprovar a imunização com duas doses da vacina contra a Covid-19. Quem não estiver 100% imunizado, vai precisar de um teste RT-PCR feito 48 horas antes do evento.

De acordo com ela, isso vai permitir acesso ao público com segurança e confiabilidade. "Também garante, assim, que nesses ambientes com cerca de mil, duas mil pessoas, todas as medidas sanitárias sejam adotadas e o ambiente seja controlado do ponto de vista da imunização", disse.

Goveno de Pernambuco planeja certificados para quem tomou vacina contra Covid participar de eventos de grande porte — Foto: Reprodução/WhatsApp

A secretária-executiva disse, ainda, que o governo está elaborando protocolos sanitários e conta com a possibilidade de eventos testes "nos próximos dias".

A partir da elaboração dessas ferramentas e da certificação desse selo, as empresas poderão disponibilizar no mercado essas ferramentas para que os produtores de evento utilizem.

Na entrevista, Ana Paula Vilaça disse que Pernambuco atingiu uma estabilidade em relação a número de casos de de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e que "são os patamares mais baixos desde o início da pandemia".

A secretária-executiva lembrou que foi confirmada a transmissão comunitária da variante delta da Covid-19 no estado e disse que, diante disso, "nas próximas semanas não haverá avanço em relação ao plano de flexibilização". "É preciso ter cuidado, especialmente pela circulação da variante delta", afirmou.

Plano de convivência

Ana Paula Vilaça reforçou que ainda estão em vigor as últimas medidas anunciadas dentro do plano de convivência com a Covid-19. Todas as atividades econômicas continuam liberadas para funcionar até a meia-noite, em qualquer dia da semana.

O distanciamento mínimo de um metro também é exigido em atividades como salão de beleza; clínicas; colação de grau, aula da saudade ou culto ecumênico; eventos corporativos; escolas; construção civil; academias; escritórios comerciais; centros comerciais; feiras de negócios; igrejas e parques temáticos.

"Nos bares e restaurantes, o distanciamento entre as mesas permanece de 1,5 metro, e as apresentações musicais continuam permitidas com até cinco integrantes, mas sem dança”, frisou.

Covid-19 em Pernambuco

Pernambuco contabilizou, nesta quinta-feira (19), mais 11 mortes e 533 casos de Covid-19. Com isso, o total de casos da doença foi para 602.507 e o de óbitos para 19.224 . Os dados são contabilizados desde março de 2020.

Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário