sexta-feira, 3 de abril de 2020

Mais de 40 pessoas são detidas em PE por desobediência às normas sanitárias

Segundo o secretário de Defesa Social, as detenções aconteceram em 24 municípios do estado

As ações estão sendo realizadas pela Polícia Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil


Desde o início da pandemia do coronavírus, o Governo de Pernambuco decretou uma série de medidas para o enfrentamento da Covid-19. Desde então, apenas os serviços considerados essenciais, como supermercados, farmácias, casas de ração, depósitos de água e emergências hospitalares, têm autorização para funcionar. Apesar dos decretos, muitos estabelecimentos comerciais seguem funcionando normalmente. 

Com atuação das polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros, mais de 40 pessoas foram acusadas de desobedecer aos decretos. As detenções aconteceram em 24 municípios de Pernambuco, desde a ativação do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE).

O secretário de Defesa Social do Estado, Antônio de Pádua, detalha o serviço que está sendo prestado. “Desde 18 de março instalamos o Centro Integrado de Comando e Controle funcionando 24h por dia para fazer cumprir as determinações sanitárias de não aglomeração de pessoas, não funcionamento de comércios, bares, restaurantes e lanchonetes”, disse.
Denúncias

Para quem souber de algum caso de estabelecimento que esteja funcionando de forma irregular, Antônio de Pádua alerta sobre a importância das denúncias.

"Ao todo, já foram contabilizados mais de 17,4 mil denúncias recebidas pela população através do 190. Foram mais de 40 pessoas conduzidas para a delegacia por descumprimento das determinações sanitárias e autuadas no art. 268 do Código Penal que dá pena de detenção de um mês a 1 ano, além de multa. Precisamos da parceria dos municípios, através das guardas municipais, para fazer valer cada vez mais o isolamento social tão necessário neste momento de pandemia do coronavírus”, destacou Pádua.

Entre os dias 18 e 31 de março, cerca de 23% das queixas eram sobre abertura de comércio. Já o funcionamento irregular de bares, restaurantes e similares motivou 19% das ligações. Para realizar denúncias as pessoas devem ligar no 190.


Fonte: Rádio Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário