terça-feira, 2 de setembro de 2025

PM frustra assalto e apreende armas


Policiais militares do 15º BPM frustraram um assalto, prenderam três suspeitos em flagrante e apreenderam armas de fogo e munições, no início da noite de segunda-feira (01/09), em Tacaimbó, no Agreste pernambucano.

O efetivo recebeu denúncias que uma residência, nas proximidades do matadouro da cidade, estava sendo assaltada. Foi feito o deslocamento até o local indicado e confirmada a informação.

Foi dada voz de prisão ao trio e com ele apreendidos dois revólveres calibre .38, com 13 munições do mesmo calibre, 01 espingarda calibre .36, com 15 cartuchos, e uma espingarda calibre 12, com três cartuchos.

Diante dos fatos, os envolvidos e todo o material apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil, para adoção das medidas legais cabíveis.

CBF divulga tabela da Série C; confira jogos do Náutico

Timbu está no quadrangular do torneio, na chave que tem Ponte Preta, Guarani e Brusque


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta segunda-feira (1º), a tabela detalhada dos quadrangulares de acesso da Série C do Campeonato Brasileiro. Único representante pernambucano na fase, o Náutico ficou no grupo B, com o Brusque, Guarani e Ponte Preta. Serão seis rodadas ao todo, com três jogos de ida e três de volta. O início será no dia 6 de setembro, com previsão de término no dia 11 de outubro.

O Náutico estreará fora de casa, contra o Brusque, domingo (7), às 19h. O último jogo será novamente contra os catarinenses, no dia 11 de outubro, nos Aflitos, às 17h.

Confira abaixo a ordem dos confrontos e as datas dos jogos do Náutico


1ª rodada: Brusque x Náutico

- Data: 07/09

- Horário: 19h

- Local: Estádio Augusto Bauer, SC

2ª rodada: Náutico x Guarani

- Data: 13/09

- Horário: 17h

- Local: Estádio dos Aflitos

3ª rodada: Náutico x Ponte Preta


- Data: 20/09 sáb

- Horário: 17h

- Local: Estádio dos Aflitos

4ª rodada: Ponte Preta x Náutico

- Data: 27/09

- Horário: 17h

- Local: Estádio Moisés Lucarelli, SP

5ª rodada: Guarani x Náutico

- Data: 04/10

- Horário: 17h

- Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, SP


6ª rodada: Náutico x Brusque

- Data: 11/10

- Horário: 17h

- Local: Estádio dos Aflitos

Jornal da Manhã | terça-feira, 2 de setembro de 2025

Nova decisão judicial anula voto de Diogo Moraes e Débora Almeida volta a ser líder do PSDB na Alepe

Foto: Blog Dantas Barreto

Em mais uma reviravolta na disputa jurídica entre o diretório estadual do PSDB e a deputada Débora Almeida, o desembargador tribunal de Justiça de Pernambuco, Agenor Ferreira de Lima Filho, o recurso da parlamentar. Segundo ele, o deputado Diogo Moraes não tinha direito a voto na escolha do líder da bancada do partido na Assembleia Legislativa, porque ainda não estava filiado oficialmente ao PSDB, e sim ao PSB, no momento da escolha. Com isso, valeram os votos de Débora, de Isaías Régis e do presidente do PSDB, deputado Álvaro Porto. O placar de dois a um, então, é favorável a Débora para ela continuar na liderança.

Na decisão anterior, proferida pela desembargadora Valéria Bezerra, o agravo de instrumento apresentado por Álvaro Porto havia sido acatado. E então Diogo seria o novo líder da bancada e o PSDB sairia da base aliada do governo do estado estado. Com a nova decisão de Agenor Ferreira, é provável que o presidente do partido volte apresentar outro recurso à justiça.

DECISÃO DO DESEMBARGADOR AGENOR FERREIRA

A “Certidão de Filiação Partidária” emitida pela Justiça Eleitoral às 21h17 de 18/08/2025, ou seja, na mesma data da reunião extraordinária do PSDB/PE (18/08/2025), comprova de forma inequívoca que o Deputado Diogo Moraes estava regularmente filiado ao PSB de Pernambuco, e não ao PSDB, segundo o registro oficial da Justiça Eleitoral, consoante certidão acostada aos autos (ID nº 213444492).

Igualmente, o Deputado Diogo Moraes não poderia votar nem ser votado na reunião do PSDB de 18/08/2025, visto que a sua participação é juridicamente impossível, tornando nulas as deliberações que dela dependessem.

Portanto, o voto de minerva do Presidente Deputado Álvaro Porto, fundamentado em “empate” com o voto do Deputado Diogo Moraes, não tem base legal nem estatutária.

Nos termos do §2º do art. 49 do Estatuto do PSDB, qualquer “fechamento de questão” exige decisão conjunta aprovada por maioria absoluta da bancada e do órgão executivo correspondente. Transcrevo o referido dispositivo:

“Art. 49. As bancadas parlamentares constituirão suas Lideranças de acordo com os regimentos que elaborarem, os quais estarão sujeitos à aprovação pelos Diretórios dos níveis correspondentes, observadas as disposições regimentais das respectivas Casas e as normas da lei. (…)

§ 2°. O “fechamento de questão” decorrerá de decisão tomada em reunião conjunta com a Comissão Executiva do nível correspondente, aprovada pela maioria absoluta da bancada e Este documento foi gerado pelo usuário 064.***.***-36 em 01/09/2025 15:36:33

Número do documento: 25090115340494400000050641910

https://pje.cloud.tjpe.jus.br:443/2g/Processo/ConsultaDocumento/listView.seam x=25090115340494400000050641910

Assinado eletronicamente por: AGENOR FERREIRA DE LIMA FILHO – 01/09/2025 15:34:05

Num. 51769626 – Pág. 7do órgão executivo.” –

No caso em concreto, a bancada parlamentar tinha 3 membros presentes — apenas 1 votou a favor (Deputado Álvaro Porto), o suposto voto do 4º parlamentar (Deputado Diogo Moraes) é inválido pelos fundamentos referidos acima. Portanto, não há prova de maioria absoluta da Executiva Interventora.

Logo, as deliberações da Reunião Conjunta Extraordinária datada de 18/08/2025 carecem de fundamento legal e estatutário, sendo, a princípio, nulas de pleno direito por inobservância dos requisitos formais essenciais para o fechamento de questão, preservando o exercício legítimo do mandato parlamentar da Deputada Débora Almeida e a integridade do processo estatutário partidário.

De tal modo, há risco concreto e imediato de lesão ao exercício de direitos fundamentais de representação política da Deputada Débora Almeida, em aparente subversão da legalidade estatutária partidária, especialmente quando isso impacta o funcionamento do Parlamento e os direitos de representação da cidadania.

Isto posto, em exercício de juízo retrativo, pedindo vênia à eminente Des. Valéria Bezerra, revogo a decisão de ID nº 51600191, para indeferir o pedido de efeito suspensivo ao agravo de instrumento interposto pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)

– Diretório Pernambuco, mantendo-se integralmente os efeitos da decisão do juízo do primeiro grau de jurisdição de ID nº 213628147.

Comunique-se, com urgência, ao Magistrado da causa para conhecimento e cumprimento da presente decisão.


Blog Dantas Barreto

Sargento do Exército é condenado por estuprar colega de farda após arrombar alojamento feminino de quartel no Recife

Caso aconteceu em maio de 2023, durante festa no CPOR. Militar, identificado como Haroldo Alexandre Thomassen, foi condenado a 13 anos e quatro meses de reclusão e à exclusão das Forças Armadas.

Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) Recife fica no bairro de Casa Forte, na Zona Norte da cidade — Foto: Reprodução/Google Street View

A Justiça Militar condenou um segundo-sargento do Exército por estuprar uma colega de farda após arrombar o alojamento feminino do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), no bairro de Casa Forte, na Zona Norte do Recife. O caso aconteceu durante uma cerimônia na unidade, em maio de 2023.

O g1 apurou que o militar, identificado como Haroldo Alexandre Thomassen, foi condenado a 13 anos e quatro meses de prisão pelos crimes de estupro de vulnerável e dano simples, por causa do arrombamento. A sentença também determinou a exclusão do sargento das Forças Armadas, já que a pena arbitrada ultrapassou o prazo de dois anos de reclusão.

O processo tramita em segredo de Justiça. O g1 teve acesso às informações da sentença, publicada no dia 21 de maio pela juíza federal Maria do Socorro Legal, da 7ª Circunscrição Judiciária Militar.

A decisão é de primeira instância e cabe recurso ao Superior Tribunal Militar (STM), em Brasília. O g1 tenta contato com a defesa de Haroldo Alexandre Thomassen.

O caso ocorreu na noite de 26 de maio de 2023, durante um evento de Escolha das Armas, Quadros e Serviços, ocasião em que os alunos concluintes do curso básico de formação de oficiais escolhem a área de atuação que desejam seguir na carreira militar.

Após a solenidade, foi realizada uma festa no local. De acordo com a denúncia do Ministério Público Militar (MPM), o sargento estava trabalhando na noite da festa e também consumiu bebida alcoólica, o que é proibido para os militares a serviço em eventos festivos.

Ainda segundo as investigações, a vítima, também uma sargento do Exército, tinha ingerido bebida alcoólica e pediu para uma colega acompanhá-la até o alojamento feminino, trancando a porta e dormindo logo em seguida.

Conforme os autos, a mulher disse que acordou horas depois com o homem deitado em cima dela e correu gritando por ajuda. De acordo com as investigações, a perícia constatou que a porta do alojamento tinha sido arrombada.

Como a vítima se encontrava em estado alterado por ter ingerido bebida alcoólica, os magistrados entenderam que o caso deve ser enquadrado como estupro de vulnerável, previsto no Artigo 232 do Código Penal Militar.

O g1 entrou em contato com o Comando Militar do Nordeste (CMNE), mas, até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta.


segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Dilsinho é a primeira atração confirmada do 3º Festival do Morango



O 3º Festival do Morango do Brejo da Madre de Deus já tem sua primeira atração confirmada. No dia 26 de setembro, o público poderá prestigiar a apresentação da primeira atração no palco principal, que promete animar visitantes de todas as idades.

O festival, que chega à sua terceira edição, ocorre em comemoração à produção local de morangos, um dos principais produtos agrícolas do município, e busca valorizar a cultura, a gastronomia e o turismo da região. Durante o evento, os visitantes poderão aproveitar shows, apresentações culturais, feiras de artesanato e experiências gastronômicas, além de atividades voltadas para toda a família.

A organização do festival informa que outras atrações serão anunciadas em breve, reforçando o objetivo de tornar esta edição ainda mais grandiosa e inesquecível para moradores e turistas.


Secretaria de Comunicação
Prefeitura do Brejo da Madre de Deus

Criança leva choque após escalar poste no Recife para pegar pipa

Acidente aconteceu no bairro da Várzea, na Zona Oeste da cidade. Menino de 8 anos foi resgatado e levado para o Hospital da Restauração.

Menino tenta pegar pipa e fica preso em poste no Recife — Foto: Reprodução/Whatsapp

Um menino de 8 anos levou um choque elétrico após escalar um poste no Recife para pegar uma pipa. O caso aconteceu na tarde do sábado (30), na Rua Diógenes Sampaio, no bairro da Várzea, na Zona Oeste da cidade.

As imagens enviadas ao g1 e à TV Globo mostram a criança sentada em cima de um transformador de energia enquanto esperava o resgate. Muitas pessoas se aglomeraram no local e colocaram colchões no muro próximo ao poste, para amortecer uma possível queda do menino. No vídeo, também é possível ver um homem tentando alcançar o garoto com a ajuda de uma escada.

A Neoenergia foi acionada para a ocorrência e informou que o menino tentava tirar a pipa que estava presa entre os fios. Durante a tentativa, ele entrou em contato com a rede elétrica e o sistema de proteção desligou automaticamente o fornecimento de energia, que foi reestabelecido após o resgate da criança.

Por meio de nota, a Neoenergia também afirmou que:

a resposta rápida do sistema "preveniu um acidente mais grave, inclusive, evitando a morte imediata";
"apenas profissionais capacitados da empresa estão autorizados a intervir na rede de distribuição de energia";
"a população nunca deve subir em postes ou entrar em subestações para remover pipas ou quaisquer outros objetos".

O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado, mas não chegou a atuar nesse caso, pois funcionários de uma empresa de instalação de internet conseguiram retirar a criança colocando uma escada junto ao poste.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado às 16h23 para uma ocorrência de choque elétrico e levou o menino para o Hospital da Restauração (HR), localizado no bairro do Derby, na área central do Recife. A criança encontra-se "estável no momento", informou a assessoria da unidade de saúde por volta das 11h30 desta segunda-feira (1º).


Por g1 Pernambuco

Advogado suspeito de mandar vídeo íntimo para filha de 16 anos é transferido para presídio em Arcoverde, no Sertão de PE

Após descumprir medidas cautelares, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica, ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça.

Presídio Advogado Brito Alves (PABA), em Arcoverde — Foto: Google Street View

O advogado de 34 anos, suspeito de estupro de vulnerável contra a própria filha de 16 anos, foi transferido neste sábado (30) para o Presídio Advogado Brito Alves (PABA), em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. A prisão preventiva foi determinada pela Justiça após ele descumprir medidas cautelares. A identidade do homem não é revelada para preservar a vítima.

A transferência ocorreu após uma audiência de custódia na sexta-feira (29), que confirmou a legalidade do mandado de prisão. O município de Inajá, onde o crime teria ocorrido, fica a cerca de 132 km de Arcoverde.

O investigado havia sido preso em flagrante em 16 de agosto, mas foi solto no dia seguinte para cumprir medidas cautelares da Lei Maria da Penha, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica. No entanto, segundo a polícia, ele não instalou o equipamento no prazo e foi visto consumindo bebida alcoólica em um bar.

Diante das irregularidades, o delegado responsável pelo caso comunicou o descumprimento ao juiz, que decretou a prisão preventiva. O advogado se apresentou na Delegacia de Floresta na quinta-feira (28), quando o novo mandado foi cumprido.

'Nunca foi pai, foi genitor'

Familiares da adolescente relataram ao g1 que o advogado nunca demonstrou afeto pela filha. Segundo um parente, ele chegou a duvidar da paternidade e só registrou a menina após um exame de DNA, mantendo uma relação distante desde então. Os nomes dos entrevistados foram preservados.

Prints mostram suposta mensagens enviadas pelo pai para filha adolescente — Foto: Reprodução

Dois parentes da adolescente relataram ao g1 que o homem nunca demonstrou afeto ou proximidade com a filha desde a gravidez. Os nomes dos entrevistados foram preservados para resguardar a identidade da vítima.

Segundo um dos familiares, o advogado chegou a levantar dúvidas sobre a paternidade e só reconheceu a menina após um exame de DNA. Mesmo assim, a relação de pai e filha nunca teria existido de fato.

Mensagens enviadas para adolescente

Print mostra momento em que pai pergunta se pode ver a filha escondido — Foto: Reprodução

O inquérito policial mostra que a investigação se baseia também em prints de mensagens trocadas entre o advogado e a adolescente. Nos diálogos, ele envia conteúdos de teor sexual, insiste para que a vítima visualize os arquivos e pede que não conte a ninguém.

Em uma das conversas, o homem pergunta se a filha estava sozinha e se a avó dela lia as mensagens. Em outro trecho, afirma que gostaria de mostrar “uma coisa”, mas admite que poderia parecer “safado”.

Na conversa, a adolescente recebe a descrição do vídeo como algo "safado" — Foto: Reprodução

Na sequência, ele envia vídeos íntimos, apaga, e depois insiste em reenviar. A adolescente bloqueou o contato do pai logo após receber o material.

Ao enviar o vídeo mostrando as partes íntimas, ele pede que ela "veja sozinha" — Foto: Reprodução

No depoimento à polícia, o advogado afirmou que trocava mensagens com outra mulher no mesmo momento em que falava com a filha e que teria enviado os vídeos íntimos “por engano”.

O que dizem as autoridades

Segundo o delegado Daniel Angeli, a audiência de custódia serviu apenas para verificar a legalidade do cumprimento do mandado de prisão, sem reavaliar o mérito da decisão judicial.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Pernambuco, informou que a Comissão de Direitos Humanos abriu uma representação contra o advogado no Tribunal de Ética e Disciplina. O processo corre em sigilo.

O g1 tentou contato com a defesa do investigado mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Por g1 Caruaru

TCE-PE limita gastos com decoração para projeto Encantos do Natal em Garanhuns após apontar sobrepreço

Tribunal apontou sobrepreço e falta de transparência em convênio com a Casa do Artesão; valores de 2025 não poderão superar os de 2024.

Encantos do Natal de Garanhuns em 2024 — Foto: Ailton Vieira/PMG

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) concedeu uma Medida Cautelar que limita os repasses da prefeitura de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, para o projeto Encantos do Natal 2025 aos mesmos valores de 2024. A decisão foi tomada a partir de uma representação apresentada pela 7ª Procuradoria do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), que questionou a transparência e o aumento dos custos do evento.

Segundo Medida Cautelar estabelecida pelo TCE, os valores de convênio repassados à Casa do Artesão cresceram de forma expressiva:

2020 – R$ 1.613.757,45
2021 – R$ 1.750.000,00
2022 – R$ 5.000.000,00
2023 – R$ 6.000.000,00
2024 – R$ 6.000.000,00
2025 – R$ 7.625.000,00

O aumento entre 2024 e 2025, de 27%, não tem justificativa plausível e supera muito a inflação, segundo o procurador Cristiano Pimentel. "Tal evolução reforça o risco de prejuízo, já evidenciado nos relatórios de auditoria”, disse no processo.

Em auditoria sobre o convênio de 2023, foi constatado sobrepreço de 89,60% em relação ao valor de mercado. Naquele ano, a Associação da Casa do Artesão recebeu R$ 1,46 milhão, enquanto o valor estimado para execução era de R$ 772,9 mil, o que representa R$ 692,6 mil a mais do que o esperado.

O MPC-PE também apontou falhas recorrentes na prestação de contas. A Casa do Artesão só passou a divulgar informações após determinação judicial, em ação movida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Mesmo assim, segundo a representação, os documentos publicados são apenas cópias digitalizadas, sem comprovação de análise pela prefeitura.

Na decisão, o conselheiro Carlos Neves considerou a importância do evento para a economia e o turismo de Garanhuns e, por isso, não suspendeu a execução do convênio. Ele ressaltou, no entanto, a necessidade de conter aumentos sem justificativa e de garantir maior transparência. A medida ainda será analisada pela Primeira Câmara do TCE-PE.

“Com efeito, a suspensão total e imediata do convênio, a menos de quatro meses do início do evento, implicaria risco real de inviabilizar sua realização, gerando prejuízos econômicos e sociais relevantes, dada a sua inequívoca importância no calendário turístico do Município e do Estado", disse o conselheiro Carlos Neves.

O que dizem as autoridades

Por meio de nota enviada ao g1, a prefeitura de Garanhuns em conjunto com a Casa do Artesão, afirmou que tem prezado pela transparência ao longo dos anos e informou que "está ciente da Medida Cautelar emitida pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e informa que cumprirá integralmente a decisão do órgão de controle."

Além disso, afirma que já criou um grupo de trabalho conjunto com a Casa do Artesão para reforçar a transparência e acompanhar a execução do convênio em tempo real.

A gestão municipal disse ainda que o Encantos do Natal é um dos maiores eventos natalinos do Brasil e reiterou o compromisso com a boa aplicação dos recursos públicos.

Encantos do Natal de Garanhuns realiza eventos de celebração natalina — Foto: Reprodução/PMG

Por g1 Caruaru

Jornal da Manhã | segunda-feira, 1 de setembro de 2025

 

Romut recupera moto roubada em Belo Jardim


Na tarde deste sábado (30), o Grupamento ROMUT de Belo Jardim recuperou uma motocicleta com restrição de roubo/furto após receber denúncias de populares sobre um veículo em atitude suspeita circulando pela cidade.

De acordo com as informações, tratava-se de uma Honda Pop 110 de cor vermelha, que estava sem placa de identificação. Ao perceber a aproximação da guarnição, o condutor tentou fugir, dando início a uma perseguição pelas principais vias da cidade.

Nas imediações da Praça Padre Cícero, no centro de Belo Jardim, conseguiram interceptar o suspeito e realizar a abordagem. Após consulta no sistema, foi confirmada a restrição de roubo/furto da motocicleta.

A ocorrência foi encaminhada ao 15ª Delegacia Seccional, onde a moto e o condutor foram apresentados para a adoção das medidas legais cabíveis.

domingo, 31 de agosto de 2025

Em confronto direto contra a degola, Sport perde para o Vasco na Ilha

Sport segue afundado na lanterna da Série A, com apenas dez pontos. (Rafael Vieira/DP Esportes)

O calor esfria de vez em quando quando o Sport segue vencendo na Ilha do Retiro nesta Série A. Jogando contra um rival direto, não há tempo a perder, ou o Leão foi derrotado pelo Vasco neste domingo (31) por 3 a 2, em casa. Em atitude apática, enquanto o Alvinegro hesitava defensivamente e os cariocas não erravam, com Nuno Moreira, Phillippe Coutinho e Vegetti marcando os gols da vitória vascaína. Lucas Lima e Ramon marcarão os gols do Sport.

Com apenas dez pontos, o Rubro-Negro segue firme na lanterna. Fiquei um tempo fora esta semana e só voltei a campo no dia 14 deste mês (domingo), contra o Bragantino, fora de casa.

O JOGO
Em relação ao jogo, o técnico Daniel Paulista tem um baixo importante. Com um problema não maxilar, o zagueiro Rafael Thyere estava suspenso. Em compensação, Lucas Lima se recuperou das lesões e foi titular. Na ausência de Thyere, João Silva entrou e não foi o único. Durante sete minutos, ele não foi acompanhado por Nuno Moreira, que recebeu cruzamentos rasteiros e não deu chances para Gabriel, com a bola não tocando em nenhum cruzamento antes de entrar: Vasco 1 a 0.

Poucos anos depois, o esporte é para o jogo. Aos 23 minutos, Zé Lucas fez um belo lançamento para Matheus Alexandre, que tocou na frente da área e depois tocou na bola com Lucas Freitas. O árbitro marcou pênalti e Lucas Lima rebateu com categoria para empatar o jogo: 1 a 1. O gol foi desperdiçado por Leão, que aos 33 desperdiçou uma boa chance, com Léo Pereira de primeira e Lucas Lima não aproveitando o rebote.

Porém, aos 42 anos, o Vasco não perdoou no vacilo de João Silva. O português perdeu uma bola errada, caiu em cima e faltou o quadro. O árbitro mandou Nuno Moreira cruzar para Phillippe Coutinho completar a bola e colocar o Vasco na frente: 2 a 1.

Na segunda etapa, o lateral Aderlan tentou cobrar um pênalti infantil e colocar um balde de gelo na possível reação do Sport: Na cobrança, Vegeta rebateu, Gabriel estava na bola, mas não conseguiu defender: 3 a 1 Vasco.

Precisando de mais tempo de jogo, o técnico Daniel Paulista colocou Romarinho e Barletta aos 20 minutos, lançando Zé Lucas e Léo Pereira. Perdemos terreno o gol do campo, mas conseguimos criar algumas boas chances. Aos 28 minutos, ele conseguiu descontar uma bola parada; após a varredura, Ramon subiu mais alto e cabeceou com mais força para descontar: Sport 2 a 3 Vasco.

O jogo durou 38 minutos. Após bela jogada, Barletta cruzou na medida para Matheus Alexandre cabecear e Lucas Freitas defender na parte de cima da linha. Fim de jogo e mais uma derrota do Sport na Série A.

Ficha técnica

Sport: 2
Gabriel ; Matheus Alexandre, João Silva (Pablo), Ramon e Aderlan (Kevyson); Rivera, Zé Lucas (Romarinho) e Lucas Lima; Matheusinho (Atencio), Léo Pereira (Barletta) e Derik Lacerda. Técnico: Daniel Paulista.

Vasco: 3
Léo Jardim; Puma Rodríguez, Hugo Moura, Lucas Freitas e Lucas Piton; Cauan Barros (Lucas Oliveira), Jair (Mateus Carvalho) e Philippe Coutinho (David); Rayan, Nuno Moreira (Matheus França) e Vegetti (David). Técnico: Fernando Diniz.


Casa: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Joverton Wesley de Souza Lima (RO)
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Gols: Nuno Moreira (7º 1ºT), Lucas Lima (23º 1ºT) e Phillippe Coutinho (42 anos de 1ºT). Vegetti (2º ano do 2º T), Ramon (28º ano do 2º T)
Cartões amarelos: Lucas Lima e Derick Lacerda (Sport). Hugo Moura (Basco)
Público: 15.434
Receitas: R$ 601.680,00

Pedofilia, nazismo e mutilação de animais: Investigação de ameaças a Felca expõe submundo da web

(Reprodução)

A investigação das ameaças contra o youtuber Felipe Bressanim Pereira, mais conhecido como Felca, mira uma organização criminosa digital, chamada “Country”, que atua no Telegram e no Discord. Segundo a Polícia Civil de São Paulo, os integrantes estariam envolvidos em casos de apologia ao nazismo, pedofilia, mutilação de animais e até ataques a pessoas em situação de rua.

Essas informações constam em relatório, obtido pelo Diario de Pernambuco, do Núcleo de Observação de Análise Digital (Noad) da polícia paulista. De acordo com o documento, a “Country” já teria feito cerca de 400 vítimas no país e é monitorada desde o segundo semestre de 2024, quando foi deflagrada a Operação Nix, contra crimes cibernéticos.

“Essa organização criminosa atua nas redes, eles ameaçam as autoridades que conduzem suas punições, praticam estupros virtuais, provocam a automutilação e o induzimento ao suicídio”, diz o relatório.

“Os alvos também invadem sites governamentais acessando e divulgando bases de dados restritas e sigilosas, além de produzir, vender e compartilhar conteúdo de pornografia infantil.”


Venda de serviços ilegais pela internet (Reprodução/Polícia Civil)





Ameaças a Felca

Seria justamente o grupo que estaria por trás das ameaças de morte e de estupro a Felca, que foi responsável por denunciar a “adultização” de crianças e adolescentes na internet, e a uma psicóloga, especialista em infância, que participou de um vídeo do youtuber.

Uma das mensagens, enviada por WhatsApp, dizia: “Você tem até 23:00 para apagar o seu perfil do Instagram e cortar os laços com o felca. A country vai atrás de TODA a sua família. Sua vadia asquerosa. Está achando que é quem? vou te destruir, vou torcer o teu pescoço e beber teu sangue. Abraços do lucifage (sic)”.

Outro e-mail, enviado à mulher anteriormente, também era assinado pelo grupo. “Você mexeu em um ninho de abelhas, vamos matar você e a sua família se o Felipe Bressanim Pereira não apagar o vídeo”, diz um trecho do texto. Os criminosos também usaram foto da mãe da psicóloga nas ameaças.

Após investigação, a Polícia Civil concluiu que a ameaça de WhatsApp havia sido enviada por Cayo Lucas Rodrigues dos Santos, de 22 anos, que foi preso em Olinda, no Grande Recife, na segunda-feira (25). Ele nega participação no Country, mas admite que invadia sistemas governamentais e falsificava documentos, como mandados de prisão e até certidão de dívidas no Serasa.

Já o e-mail é atribuído a um adolescente, de 17 anos, morador de Arapiraca, em Alagoas, que foi apreendido e internado nesta semana. Segundo os investigadores, o jovem é apontado, ainda, como líder de uma “panela” do Telegram, que já chegou a reunir 818 membros, cujos integrantes compartilham fotos de Hitler e outras imagens associadas ao nazismo.

Exploração infantil

O adolescente seria dono de um grupo conhecido por “orquestrar atentados a moradores de rua”, de acordo com a Polícia Civil. Por causa de vídeos e fotos compartilhadas por eles, também há suspeita de que os participantes pratiquem violência contra animais, com mutilação e esquartejamentos.

A lista de crimes atribuídas pela polícia ao jovem inclui, ainda, “exploração de menores”, “estupro virtual” e “indução, instigação e auxílio à automutilação”.

No inquérito, os investigadores juntaram diversas imagens de meninas que foram obrigadas a se expor, em fotos ou chamadas de vídeo, pelo grupo. As vítimas também precisavam escrever, por meio de mutilação, o codinome do adolescente no próprio corpo.

“Morte a todos os negros”, diz outra inscrição, feita com sangue em uma folha de papel, ao lado de uma suástica, que foi incluída como prova.

Invasões

Já Cayo Lucas é apontado na investigação como especialista na “comercialização de logins governamentais”. Segundo a Polícia, ele conseguia invadir até login de juízes e chegou a disparar, no dia 13 de agosto, um mandado de prisão falso contra Felca.

Em interrogatório, o investigado confessou que invadia sistemas oficiais e afirmou já ter faturado mais de R$ 500 mil com a venda de documentos falsos. Por um alvará de soltura fraudado, por exemplo, ele cobrava R$ 15 mil. Para lavar dinheiro, usava conta de laranjas e investimentos em criptomoeda.

Segundo o inquérito, ele teria acesso ilegal aos sistemas do Judiciário, da Saúde e das polícias de ao menos três estados: Pernambuco (“Polícia Ágil”), Ceará (“Cerebrum”) e São Paulo (“Analítico”). Também seria responsável por invadir bancos de dados e acessar dados sensíveis de possíveis vítimas do grupo, de acordo com a Polícia Civil.

“Valendo-se desses recursos ilegais, o grupo COUNTRY exige de suas vítimas dinheiro ou materiais sensíveis”, diz o relatório. “Elas são, em sua maioria, meninas menores de idade cooptadas nos jogos online e nos grupos de bate-papo. Após o período de aliciamento, que é o webnamoro, elas são assediadas e chantageadas, sofrendo extrema violência física e psicológica.”

Em audiência de custódia, Cayo Lucas teve a prisão mantida pelo juiz José de Andrade Saraiva Filho, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). “Os relatos dos autos são extremamente graves - havendo indícios de que os autuados integrem organização criminosa para invasões de sistemas de segurança, a nível nacional”, registrou o magistrado.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa do investigado. O espaço segue aberto para manifestação.

Santa Cruz vence América-RN e sai na frente nas quartas de final da Série D

Ariel, atacante do Santa Cruz (Rafael Vieira)

Na primeira partida do confronto decisivo por uma vaga na Série C, o Santa Cruz venceu o América-RN por 1 a 0, na noite deste sábado (30), às 19h, na Arena Pernambuco, no jogo de ida das quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. O único gol da partida foi marcado por um herói improvável: o argentino Ariel Nahuelpán. Saindo do banco de reservas, para substituir Thiago Galhardo e balançar as redes, fazendo explodir os mais de 40 mil torcedores presentes na Arena Pernambuco.

O jogo

Impulsionado por uma Arena Pernambuco lotada, o Santa Cruz começou a partida pressionando no campo de ataque. No entanto, apesar da iniciativa, não conseguiu criar grandes chances de perigo ao gol. Do outro lado, o América-RN entrou em campo com uma proposta clara: conter o ímpeto inicial do adversário.

Apesar do maior volume de jogo e da superioridade na posse de bola, o Tricolor esbarrava na falta de inspiração ofensiva, cometendo muitos erros no último terço do campo. Já o Mecão mantinha seu sistema defensivo sólido, sem abrir mão do ferrolho, apostando em contra-ataques e nas bolas paradas para surpreender no ataque.

O gol tricolor até saiu, mas não valeu. Gabriel Galhardo finalizou rasteiro dentro da área, a defesa do América-RN cortou mal, e a bola sobrou para Thiago Galhardo, que recebeu no susto e deu um leve toque no canto esquerdo para o fundo das redes. No entanto, o bandeirinha já havia assinalado impedimento.

O gol alvirrubro também saiu, mas, assim como o do Santa Cruz, não valeu. Após cobrança de escanteio na área, o rebote sobrou para Rennan Siqueira, que finalizou de volta para a área. Salatiel desviou de cabeça, e a bola morreu no fundo das redes. No entanto, o bandeirinha assinalou impedimento do camisa nove.

O clima, que era favorável, aos poucos foi ganhando ares de tensão. Em um cochilo da defesa coral, após lançamento de Rennan Bragança, Hebert apareceu livre na cara do gol, frente a frente com Rokenedy. O atacante finalizou para fora, tirando demais do lado direito do goleiro tricolor. Perdeu a grande chance do primeiro tempo. O Santa Cruz até tentou dar a resposta. Willian Júnior conduziu pela esquerda, se aproximou da área e arriscou o chute de fora. O goleiro do Mecão se esticou, mas a bola passou muito perto da trave, levando perigo.

SEGUNDO TEMPO

Reflexo da queda de rendimento no fim da primeira etapa, o Santa Cruz voltou para o segundo tempo cometendo muitos erros, tanto na defesa quanto no ataque. Percebendo a insegurança coral, o América-RN retornou melhor, se lançando ao ataque e explorando principalmente o lado direito do campo.

Mal posicionado em campo, o trio de ataque tricolor seguia apático e pouco participativo. Foi então que o técnico Marcelo Cabo decidiu mexer, promovendo a entrada de Geovanny Soares. E a mudança quase surtiu efeito de imediato. Em erro na saída de bola do América-RN, Geovanny interceptou o passe, puxou o contra-ataque e, após boa arrancada, tocou para Willian Júnior. O meia recebeu na direita, puxou para o meio e finalizou por cima da meta.

Após belo lançamento de Aruá, Thiaguinho ficou cara a cara com Rokenedy. O atacante potiguar tentou o passe para Heliardo, que entrava livre, mas Eurico apareceu no momento exato e fez o corte quase em cima da linha, salvando o Santa Cruz.

Após boa trama pelo lado direito, Adaílton recebeu na linha de fundo, puxou para a perna esquerda e bateu cruzado. A bola tinha endereço e passou muito perto do ângulo do gol do América-RN.

E, se não era o melhor momento do Santa Cruz na partida, foi na base da insistência que o gol saiu. Em jogada individual, Geovanny Soares fez o balanço pela esquerda, botou o defensor do América-RN para dançar e bateu cruzado. Guilherme Paraíba não conseguiu afastar, e Ariel apareceu livre na área para completar para o fundo das redes.

Na reta final, o América-RN se lançou ao ataque em busca do empate, enquanto o Santa Cruz adotou uma postura mais cautelosa, focando em administrar a vantagem mínima até o apito final.

FICHA DA PARTIDA:

SANTA CRUZ 1
Rokenedy; Toty, William Alves, Eurico e Nathan (Rodrigues); Wagner Balotelli (Pedro Favela), Gabriel Galhardo e William Júnior; Renato (Geovany Soares), Thiaguinho (Adailson) e Thiago Galhardo (Ariel). Técnico: Marcelo Cabo.

AMÉRICA-RN 0
Renan Bragança; Ricardo Luz, Lucas Rodrigues, Guilherme Paraíba e Rennan Siqueira; Ferreira (Robson), Alexandre Aruá, Souza (Marquinhos); Dudu (Thiaguinho), Hebert (Gabriel Lima) e Salatiel (Heliardo). Técnico: Gerson Gusmão.

Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata
Horário: 19h
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Michael Stanislau e Weber Tiago Augusto Kappes Diel (ambos do RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartões amarelos: Dudu (AME); Eurico (STA)
Gols: Ariel (41'/1º) (STA)
Público: 40.505
Renda: R$ 1.227.225,00

Náutico domina o Ituano nos Aflitos, vence e termina 1ª fase na 3ª posição da Série C

Samuel Otusanya em comemoração de gol pelo Náutico (Gabriel França / CNC)

De maneira dominante, o Náutico venceu o Ituano pelo placar de 3 a 0 neste sábado (30), nos Aflitos, em partida válida pela última rodada da primeira fase da Série C. Com o resultado, o Timbu terminou a fase regular na 3ª posição, com 36 pontos, já que a Ponte Preta também venceu o seu duelo e tirou a possibilidade dos alvirrubros de chegarem na vice-liderança pelo número de vitórias. Os gols da partida foram marcados pelo atacante Samuel Otusanya, duas vezes, e pelo zagueiro Carlinhos.

Com a confirmação do 3º lugar, o Náutico já conhece os seus adversários no quadrangular de acesso. Pelo chaveamento, a equipe pernambucana enfrentará a própria Ponte Preta, o Brusque e o Guarani. O primeiro duelo da segunda fase já acontece no próximo final de semana, ainda sem data definida.

O Ituano, por sua vez, amargou a eliminação na primeira fase com o revés nos Aflitos. O Galo de Itu encerrou a sua participação na 12ª posição, com 24 pontos conquistados.

O jogo

O Náutico veio para o campo com uma equipe com bastante alterações. Visando poupar e evitar suspensões de jogadores pendurados, o técnico Hélio dos Anjos entrou com um time misto. Com a equipe alternativa, o Náutico não conseguiu imprimir o seu forte ímpeto dos inícios de partida nos Aflitos e viu o Ituano criar a primeira chance de gol aos 10 minutos, porém sem perigo com uma finalização para fora.

O jogo seguiu de muita disputa e com nenhuma das duas equipes assumindo o protagonismo das ações. O clube alvirrubro apresentou dificuldades para criar as suas jogadas ofensivas, sobretudo em jogadas por baixo.

Aos 23 minutos, o Náutico levou perigo pela primeira ao gol do Ituano. Patrick Allan cobrou escanteio fechado e obrigou a intervenção do goleiro Pegorari. Na jogada seguinte, Vinícius recebeu passe de escanteio curto e achou Samuel Otusanya dentro da área, o nigeriano cabeceou com estilo para o fundo das redes e abriu o placar para o Timbu.

O Náutico voltou a ter uma chance clara, e novamente na bola área. Patrick Allan cobrou falta e Rayan cabeceou na trave da meta do Galo de Itu. Na sequência, Vinícius arriscou de longe e a bola foi parar no travessão, após falha no gesto de defesa do arqueiro do Ituano.

O Timbu seguiu dominante até o final da primeira etapa. Melhorando o seu desempenho depois do gol marcado, o clube pernambucano seguiu próximo de aumentar o marcador durante todo o restante da primeira parte. O Ituano pouco ameaçou efetivamente vazar a melhor defesa da Série C.

Segundo tempo

Voltando para a segunda etapa com o mesmo time que terminou o primeiro tempo, o Náutico seguiu desempenhando um jogo superior ao ser adversário. A equipe alvirrubra continuou presente no campo de ataque e teve as suas principais chances novamente na bola aérea.

O Ituano passou a conseguir ter uma maior posse de bola no campo alvirrubro, sobretudo após substituições nos jogadores de frente. Ainda com dificuldades na criação, o clube paulista assustou com uma finalização de fora da área de de Felipe Muranga, que parou na defesa de Wellerson.

Na marca dos 27 minutos do segundo tempo, o Ituano perdeu a sua melhor chance de empatar o jogo nos Aflitos. Após boa trama ofensiva dentro da área alvirrubra, Léo Passos recebeu a bola livre na pequena área e finalizou por cima da meta.

Com mudanças promovidas por Hélio dos Anjos, o Náutico recuperou o seu ímpeto ofensivo e transformou o confronto em uma vitória tranquila no estádio dos Aflitos. Aos 47 minutos, Hélio Borges, que entrou no segundo tempo, cobrou escanteio na área e Carlinhos cumprimentou para o fundo do gol. Pouco tempo depois, aos 49 minutos, foi a vez de Hélio Borges aproveitar a saída errada do goleiro do Ituano e achar Samuel Otusanya, que finalizou para fazer o seu segundo gol no jogo e o terceiro do Náutico.

Ficha do jogo

Náutico: 3
Wellerson, Marcos Ytalo, Rayan, Carlinhos e Raimar (Igor Fernandes) Samuel (Índio), Marco Antônio e Patrick Allan (Felipe Redaelli); Vinícius (Kelvin), igor Bolt (Hélio Borges) Samuel Otusanya. Técnico: Hélio dos Anjos.

Ituano: 0
Pegorari, Thassio, Carlão, Matheus Mancini e Dal Pian; Bruno Silva, Victor Reis (Felipe Muranga) e Léo Passos; Vinicius Popó (Fernando Canesin), Fernandinho e Gabriel Razera (Zé Carlos). Técnico: Mazola Júnior.


Gols: Samuel Otusanya (24’ / 1T e 49’ / 2T) e Carlinhos (47’/2T)
Cartões amarelos: Samuel, Carlinhos (Náutico)
Local: Estádio dos Aflitos
Árbitro: Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho (PA)
Assistentes: Marcio Gleidson Correia Dias e Ederson Brito de Albuquerque (ambos do PA)
Público: 8.758
Renda: R$ 180.875,00

sábado, 30 de agosto de 2025

Justiça multa prefeito de Gravatá em R$ 2,4 milhões e determina afastamento de primeira-dama do cargo de secretária

Viviane Facundes da Silva, esposa do prefeito Joselito Gomes, deve ser exonerada do cargo de secretária de Obras. Decisão também prevê multa de mais de R$ 2,4 milhões ao gestor.

Prefeitura de Gravatá, no Agreste de Pernambuco — Foto: Reprodução/Google Street View

A 1ª Vara Cível de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, determinou a exoneração de Viviane Facundes da Silva do cargo de secretária municipal de Obras e Serviços Públicos. Ela é esposa do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes da Silva, que também foi condenado por ato de improbidade administrativa.

A sentença, publicada na quarta-feira (27), considerou que a nomeação configurou prática de nepotismo e afronta aos princípios constitucionais da impessoalidade, moralidade e eficiência na administração pública.

De acordo com a decisão, Joselito Gomes terá de pagar multa civil no valor equivalente a 12 vezes sua remuneração bruta recebida por todo período até a data da sentença, totalizando R$ 2.449.152,00, a ser revertida em favor do município. O montante será corrigido monetariamente pelo IPCA-E e acrescido de juros de mora de 1% ao mês.

O juiz Luís Vital do Carmo Filho destacou que a secretária não possui qualificação técnica mínima exigida para o comando da pasta de Obras, que envolve atividades de infraestrutura urbana, saneamento e fiscalização. O magistrado ressaltou que a nomeação violou os princípios que regem a administração pública.

“No momento em que o réu, Chefe do Poder Executivo, escolhe sua própria esposa, que é desprovida de qualificação técnica, para ocupar um dos mais altos cargos da administração municipal, a presunção de pessoalidade no ato torna-se gritante”, disse a sentença proferida pelo juiz.

A decisão também prevê que, após o trânsito em julgado, o nome do prefeito seja incluído no Cadastro Nacional de Condenados por Ato de Improbidade Administrativa, mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Segundo o texto da sentença, a exigibilidade da multa e demais sanções ficará condicionada à análise de eventuais recursos no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

O outro lado

A prefeitura de Gravatá informou que não houve afastamento imediato da Secretária Municipal de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes, após sentença da 1ª Vara Cível da Comarca do município.

Ao g1, a administração municipal esclareceu que "o Juízo determinou a exoneração, porém ressaltou expressamente que a exigibilidade da decisão fica condicionada ao seu trânsito em julgado, ou seja, somente após o esgotamento das possibilidades de recurso".

Segundo a prefeitura, "até que haja decisão definitiva e transitada em julgado, a Secretária permanece no exercício regular de suas funções, visto que já estão sendo providenciados os recursos cabíveis para apreciação pelas instâncias superiores".

O município também informou que a decisão judicial não tem relação com auditorias em curso no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE).

Conforme a nota, "a defesa já demonstrou que a Secretária sequer ocupava o cargo à época dos aditivos contratuais questionados, não podendo ser responsabilizada por fatos anteriores à sua gestão".

Por g1 Caruaru

Adolescente é abusado em escola estadual e homem é preso após professor flagrar crime

Caso aconteceu na Escola Estadual Carlos Gonçalves, em Olinda. Criminoso fazia serviço de manutenção no colégio.

Escola Estadual Carlos Gonçalves, no bairro de Salgadinho, em Olinda — Foto: Reprodução/Google Street View

Um adolescente de 15 anos foi abusado sexualmente em uma escola estadual em Olinda, na quinta-feira (28). Um professor do local flagrou o crime e chamou a polícia, que prendeu um homem de 48 anos em flagrante. O caso aconteceu por volta das 11h, na Escola Estadual Carlos Gonçalves, que fica no bairro de Salgadinho.

O conselheiro tutelar Kiko Guedes acompanhou o registro da ocorrência na delegacia. Ao g1, ele contou que a vítima estava no banheiro quando foi abusada pelo criminoso. Ele contou, ainda, que o agressor fazia uma manutenção na escola.

"O professor flagrou quando o cara estava no banheiro com o menino, tirando a roupa dele e já com a intenção de fazer alguma coisa. O estudante disse que aquilo não foi da vontade dele. O professor deu voz de prisão a cara e chamou a polícia", informou o conselheiro tutelar.

Segundo a Secretaria de Educação de Pernambuco, a gestão da escola acionou a Patrulha Escolar da Polícia Militar (PM) e comunicou ao Conselho Tutelar e à família. Todos foram levados à Central de Plantões da Capital (Ceplanc), em Campo Grande, Zona Norte do Recife.

"Esse cara não era funcionário da escola, ele prestava serviços de manutenção", explicou Kiko Guedes.

A Polícia Civil disse que o homem foi autuado por importunação sexual, e que, depois de ser levado à delegacia, ele foi encaminhado a audiência de custódia. O nome dele não foi divulgado e, por causa disso, o g1 não conseguiu obter o resultado da sessão.

O caso vai ser investigado por meio do Departamento de Proteção da Criança e Adolescente (DPCA).

Por meio de nota, a Secretaria de Educação disse que a escola "está à disposição das autoridades para ajudar nas investigações".


70 pessoas com tornozeleira eletrônica são flagradas no show de Priscila Senna

A informação foi divulgada, nesta sexta (29), pela Secretaria de Administração Penitenciária de Pernambuco (Seap-PE).

Homem que usava tornozeleira eletrônica foi flagrado em show no RecifeDivulgação

Setenta pessoas monitoradas por tornozeleiras eletrônicas, por cometerem algum crime, foram flagradas no show de gravação do DVD da cantora Priscila Senna, no Marco Zero do Recife, na quarta (27).
A informação foi divulgada, nesta sexta (29), pela Secretaria de Administração Penitenciária de Pernambuco (Seap-PE).

Os números foram levantados pelo Centro de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (Cemep).

Ainda segundo a Seap-PE, os policiais penais do Centro constataram, por meio do sistema de monitoração eletrônica, que entre as pessoas identificadas, 31 estavam “em situação de descumprimento das condições impostas judicialmente, permanecendo em local ou horário não autorizado”.

Após a operação no evento e as "providências cabíveis", essas pessoas flagradas foram levadas para a Central de Plantões.

Levando em consideração cada caso, houve advertência por desobediência.

"O Cemep segue com as devidas comunicações ao Poder Judiciário", acrescentou a Seap-PE.


Por Diario de Pernambuco

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Brejo da Madre de Deus poderá eleger mais vereadores em 2028 após ultrapassar 50 mil habitantes


Brejo da Madre de Deus ultrapassou a marca de 50 mil habitantes e terá mudanças importantes na sua representatividade política.

Segundo estimativa do IBGE divulgada nesta quinta-feira (28), o município atingiu 51.308 moradores até 1º de julho de 2025, o que representa um crescimento de 5,47% em comparação ao último Censo.

Com o aumento populacional, a Câmara de Vereadores poderá ampliar o número de parlamentares eleitos a partir da eleição municipal de 2028. Hoje o Legislativo brejense conta com 12 cadeiras, mas a legislação estabelece que municípios com população entre 50 mil e 80 mil habitantes podem ter até 15 vereadores.

Na prática, isso significa que a população ganhará mais representatividade política, já que o crescimento populacional abre espaço para ampliar a quantidade de representantes na Casa José Cupertino de Souza.

Brejo da Madre de Deus tem 51.308 habitantes, segundo estimativa do IBGE


Novos dados de estimativa populacional divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que Brejo da Madre de Deus ultrapassou a marca de 50 mil habitantes.

De acordo com a estimativa oficial, até o dia 1º de julho de 2025 a população do município atingiu 51.308 habitantes, um crescimento expressivo em relação ao Censo de 2022, quando o número era de 48.648 moradores.

O aumento representa um acréscimo de 2.660 pessoas em três anos, evidenciando um crescimento populacional significativo no município localizado no Agreste de Pernambuco.

Vale destacar que a população da cidade é espalhada pelo extenso território que o município tem, em localidades como o populoso distrito São Domingos, e outros como Fazenda Nova, Mandaçaia e Barra de Farias. Além dos inúmeros sítios espalhados na zona rural.

Brejo da Madre de Deus ocupa a 34ª colocação no ranking populacional de Pernambuco, subindo uma posição em comparação ao último Censo

Em 2022, a densidade demográfica de Brejo da Madre de Deus era de 63,81 habitantes por km². Naquele ano, em comparação com os demais municípios pernambucanos, a cidade ocupava a 35ª posição em população absoluta e a 110ª em densidade demográfica, considerando os 185 municípios do estado.

Já em nível nacional, o município aparecia na 667ª posição em população e na 1.191ª em densidade, dentro do total de 5.570 cidades brasileiras.

O crescimento populacional acompanha a tendência observada em Pernambuco, que ultrapassou a marca de 9,5 milhões de habitantes em 2025, segundo os dados do IBGE.

"Maior resposta do Estado ao crime organizado", diz Lula sobre operação contra o PCC

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião ampliada com o Presidente da República Federal da Nigéria, Bola Tinubu, no Palácio do Planalto. (José Cruz/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou nesta quinta-feira (28) a deflagração de uma série de operações policiais que investigam a atuação de grupos criminosos na cadeia produtiva de combustíveis para lavagem de dinheiro oriundo de facções do narcotráfico.

"A população em todo o país assistiu hoje à maior resposta do Estado brasileiro ao crime organizado de nossa história até aqui. Em atuações coordenadas que envolveram Polícia Federal, Receita Federal e Ministérios Públicos estaduais, foram deflagradas três operações simultâneas nos setores financeiro e de combustíveis, envolvendo 10 estados", enumerou o presidente, em uma postagem nas redes sociais.

Lula enalteceu o trabalho integrado, iniciado com a criação, no Ministério da Justiça, do Núcleo de Combate ao Crime Organizado. "Permitiu acompanhar toda a cadeia e atingir o núcleo financeiro que sustenta essas práticas", observou o presidente.

"Nosso compromisso é proteger cidadãos e consumidores: cortar o fluxo de dinheiro ilícito, recuperar recursos para os cofres públicos e garantir um mercado de combustíveis justo e transparente, com qualidade e concorrência leal. Seguiremos atuando com coordenação e seriedade para dar segurança às pessoas e estabilidade à economia", prosseguiu o presidente.

Operações em andamento

De acordo com a PF, as ações policiais em ao menos duas operações, embora distintas, objetivam desarticular "esquemas de lavagem de dinheiro, com grande impacto financeiro". As investigações apuraram um sofisticado esquema que utilizava fundos de investimento para ocultar patrimônio de origem ilícita, com indícios de ligação com facções criminosas.

Estão sendo cumpridos, no âmbito da Operação Quasar, 12 mandados de busca e apreensão no estado de São Paulo: na capital paulista e nas cidades de Campinas e Ribeirão Preto.

A Justiça Federal autorizou o sequestro de fundos de investimento dos investigados, além do bloqueio de bens e valores até o limite de cerca de R$ 1,2 bilhão, valor correspondente às autuações fiscais já realizadas. Também foi determinado o afastamento dos sigilos bancário e fiscal de pessoas físicas e jurídicas investigadas.

Policiais federais também cumprem desde cedo mandados judiciais contra integrantes de uma das “maiores redes de lavagem de dinheiro já identificadas no estado do Paraná”. Segundo a PF, a organização criminosa investigada na Operação Tank atuava desde 2019 e pode ter lavado pelo menos R$ 600 milhões. "Movimentando mais de R$ 23 bilhões por meio de uma rede composta por centenas de empresas, incluindo postos de combustíveis, distribuidoras, holdings, empresas de cobrança e instituições de pagamento autorizadas pelo Banco Central."

Os criminosos utilizavam diversos artifícios para ocultar a origem dos recursos. De acordo com as investigações, eles faziam uso de depósitos fracionados, que ultrapassaram R$ 594 milhões. Isso era feito por meio de "laranjas, transações cruzadas, repasses sem lastro fiscal, fraudes contábeis e simulação de aquisição de bens e serviços".

O trabalho investigativo constatou também fraudes na comercialização de combustíveis, entre elas "adulteração de gasolina e a chamada 'bomba baixa', em que o volume abastecido é inferior ao indicado. Pelo menos 46 postos de combustíveis em Curitiba estavam envolvidos nessas práticas".

Os agentes cumprem 14 mandados de prisão e 42 de busca e apreensão nos estados do Paraná, de São Paulo e do Rio de Janeiro. "Foram bloqueados bens e valores de 41 pessoas físicas e 255 jurídicas, totalizando uma constrição patrimonial superior a R$ 1 bilhão."