sábado, 15 de novembro de 2025

Reviravolta: Justiça decreta prisão preventiva de homem que confessou feminicídio em São Bento do Una

Decisão revoga medidas cautelares concedidas em audiência de custódia que previa liberdade provisória condicionada ao uso de tornozeleira eletrônica.

Corpo da jovem foi encontrado na quarta-feira (12), em uma área de mata na zona rural entre São Bento do Una e Sanharó.

Homem foi preso em flagrante na noite da quarta-feira (12), confessou ter matado a jovem com um golpe de martelo e relatou ter utilizado sacolas plásticas para asfixiá-la.

A Justiça expediu, nesta sexta-feira (14), mandado de prisão preventiva contra o homem de 43 anos que confessou ter assassinado Júlia Eduarda de Andrade, de 26 anos, em São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco. A decisão é da 1ª Vara da Comarca do município.

Com a ordem de prisão, foram revogadas as medidas cautelares impostas ao suspeito durante audiência de custódia na quinta-feira (13), quando ele havia obtido liberdade provisória condicionada ao uso de tornozeleira eletrônica e pagamento de multa. Na ocasião, o juízo analisou apenas o flagrante pelo crime de ocultação de cadáver, que tem pena de até três anos, e entendeu que não havia requisitos para decretar a preventiva com base apenas nesse delito.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) informou ao g1 que a prisão preventiva foi decretada após pedido do Ministério Público e da Polícia Civil, com base no crime de feminicídio. O magistrado destacou na decisão que há “abalo da ordem pública” e que o suspeito tentou prejudicar a investigação ao “ocultar o cadáver da vítima”.

Segundo o juiz, a medida é necessária para garantir a instrução criminal e a aplicação da lei penal. “Não vislumbro outra possibilidade, senão a decretação da prisão preventiva, não se mostrando viável conceder ao representado outras medidas cautelares”, afirma um trecho do mandado. O magistrado também ressaltou que a prisão é “a última e derradeira forma de acautelamento da ordem pública”.

O juiz responsável pela audiência de custódia também declarou não ter competência para decidir sobre o feminicídio, determinando o envio do caso para a Vara da Comarca de São Bento do Una, que agora decretou a prisão.

Após o cumprimento do mandado, a autoridade policial deverá comunicar imediatamente a Justiça. O suspeito será recolhido a uma unidade prisional e colocado à disposição do juízo.

Relembre o caso

Júlia Eduarda Andrade dos Santos estava desaparecida desde a manhã da quarta-feira (5). Segundo familiares, ela saiu de casa por volta das 7h20 para se encontrar com o pai do bebê que esperava.

O desaparecimento foi registrado na delegacia no dia seguinte. Moradores e parentes fizeram buscas durante sete dias até que o corpo da jovem foi encontrado na quarta-feira (12), em uma área de mata na zona rural entre São Bento do Una e Sanharó. Ela tinha ferimentos provocados por arma branca.

A polícia chegou ao local após ser informada de que o carro do suspeito havia apresentado pane mecânica na região no dia do desaparecimento. Uma pessoa que ajudou no reboque do veículo indicou a área aos investigadores. O homem foi preso em flagrante na noite da quarta-feira (12), confessou ter matado a jovem com um golpe de martelo e relatou ter utilizado sacolas plásticas para asfixiá-la.

 Por g1 Caruaru, Larissa Juliana

Suspeito de dois homicídios em Santa Cruz do Capibaribe é preso pela Polícia Civil



Policiais civis prenderam Lucas Rodrigues Barbosa Lins, suspeito de dois homicídios registrados em Santa Cruz do Capibaribe. Contra ele, havia dois mandados de prisão em aberto, ambos relacionados a crimes de grande repercussão na região.


O primeiro assassinato atribuído ao suspeito ocorreu em 1º de junho de 2023, quando Leandro da Silva Lima, de 31 anos, foi morto na comunidade do Acauã. O caso vinha sendo investigado desde então, com indícios que apontavam Lucas como um dos principais envolvidos.


O segundo crime aconteceu em 12 de abril de 2025. A vítima, a jovem Keyla Bianca de Sousa Barros, de apenas 28 anos, foi encontrada sem vida dentro de uma residência no loteamento Maria Vieira. Próximo ao corpo, os investigadores localizaram facas peixeiras, que podem ter sido utilizadas na execução do homicídio.

O suspeito foi encaminhado para a delegacia, onde permanecerá à disposição da Justiça.

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Moraes assume Secretaria de Segurança Pública de Brejo da Madre de Deus

O policial militar reformado chega à gestão de Roberto Asfora para reforçar o enfrentamento à criminalidade

O policial militar reformado Luciano Moraes é o novo Secretário de Segurança Pública de Brejo da Madre de Deus. A nomeação foi feita pelo prefeito Roberto Asfora, que aposta na experiência e na trajetória de resultados de Moraes para fortalecer o combate à criminalidade no município.

Reconhecido pela experiência no combate ao crime em Pernambuco, Moraes já atuou em importantes operações e ganhou destaque pela eficiência no enfrentamento à criminalidade. Em Brejo da Madre de Deus, sua presença sempre foi associada à redução de delitos e à resposta rápida em situações de risco.

Agora, à frente da Secretaria de Segurança Pública e do comando da Guarda Civil Municipal, o sargento reformado assume a missão de ampliar a sensação de segurança e integrar as ações das forças locais. A chegada de Moraes à pasta foi recebida com otimismo tanto pela gestão municipal quanto por moradores que enxergam na sua experiência uma nova fase para a segurança pública da cidade.

O prefeito Roberto Asfora destacou que o novo secretário representa comprometimento e reforço no cuidado com a população, demonstrando confiança na capacidade de Moraes de conduzir uma gestão firme e eficaz na área.

Jornal da Manhã | sexta-feira, 14 de novembro de 2025

 

Indivíduo com passagens pela polícia é detido com arma de fogo e drogas em Toritama


Na noite desta quinta-feira (13), o efetivo do BEPI prendeu Everaldo, natural do estado do Ceará, após informações de que ele estaria traficando drogas no bairro Príncipe da Paz, na cidade de Toritama, no Agreste de Pernambuco.

A abordagem ao suspeito aconteceu quando ele foi flagrado com uma pequena quantidade de drogas. Durante a busca em sua residência, a polícia encontrou mais substâncias ilícitas, incluindo maconha escondida dentro de uma cisterna. Além disso, foi apreendida uma arma de fogo, um revólver calibre .38 com três munições intactas, e 59 saquinhos de maconha prontos para a venda.

Everaldo, que já possui passagens pela polícia, faz uso de tornozeleira eletrônica, uma vez que foi preso anteriormente por um assalto na cidade de Pedra, também em Pernambuco.

O suspeito foi apresentado na Delegacia de Plantão de Santa Cruz do Capibaribe, onde o flagrante foi registrado pela autoridade delegada.

Justiça concede liberdade provisória condicionada a homem que confessou feminicídio de grávida

Homem de 43 anos, ficará no Presídio de Pesqueira por até cinco dias apenas para aguardar a instalação da tornozeleira eletrônica.

Mulher grávida é assassinada em São Bento do Una

A Justiça determinou, nesta quinta-feira (13), durante audiência de custódia no Fórum de Pesqueira, que o homem de 43 anos que confessou o assassinato de Júlia Eduarda Andrade dos Santos seja colocado em liberdade provisória após a instalação de uma tornozeleira eletrônica, prevista para ocorrer em até cinco dias.


O juiz homologou o flagrante, mas negou a prisão preventiva por entender que o crime pelo qual o flagrante foi lavrado, ocultação de cadáver, tem pena máxima de três anos, o que impede a adoção da medida. A decisão afirma que, por se tratar de infração com pena baixa e sem antecedentes criminais, eventual condenação tenderia ao regime aberto ou à suspensão condicional da pena, tornando desproporcional decretar a prisão preventiva.

O Ministério Público havia solicitado a prisão preventiva pelo feminicídio, já confessado pelo autuado. No entanto, o juiz explicou que a análise desse pedido não compete ao juízo da custódia, devendo ser apreciado por uma das varas da Comarca de São Bento do Una, onde o crime ocorreu, para onde o processo será redistribuído.

O suspeito permanecerá no Presídio de Pesqueira apenas durante o período necessário para instalação da tornozeleira eletrônica. A decisão determina ainda que, se o equipamento não for instalado dentro do prazo de cinco dias, o alvará de soltura deverá ser expedido da mesma forma, e o autuado será intimado a comparecer à unidade responsável para a colocação do monitoramento.

Ao sair do presídio, ele terá de cumprir medidas cautelares, entre elas manter endereço atualizado, comparecer mensalmente à Justiça, recolher-se em casa às 22h e não consumir drogas ilícitas nem bebidas alcoólicas até o fim do processo. Também foi fixada fiança de um terço do salário mínimo, com prazo de quatro dias úteis para pagamento.

O processo seguirá agora para a Justiça de São Bento do Una, que ficará responsável pela continuidade da investigação e pela análise do pedido de prisão preventiva pelo feminicídio.

Relembre o caso

Júlia Eduarda Andrade dos Santos, de 26 anos, foi encontrada morta em São Bento do Una — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Júlia Eduarda Andrade dos Santos estava desaparecida desde a manhã da quarta-feira (5). Segundo um familiar, ela saiu de casa por volta das 7h20 para se encontrar com o pai da criança que esperava.

O desaparecimento foi registrado na delegacia na quinta-feira (6). Durante os sete dias de buscas, familiares e moradores de São Bento do Una realizaram mobilizações e procuraram por informações que ajudassem a localizar a jovem.

O corpo de Júlia foi encontrado na tarde da quarta-feira (12) em uma área de mata na zona rural. Ela apresentava ferimentos provocados por arma branca. Relatos apontam que o corpo estava em um matagal entre São Bento do Una e Sanharó.

A localização ocorreu após a polícia receber a informação de que o carro do suspeito havia apresentado pane mecânica em uma área rural no dia do desaparecimento. A pessoa que ajudou no reboque do veículo indicou aos investigadores o local exato da falha. Nas proximidades desse ponto, o corpo foi encontrado.

O pai do bebê foi preso em flagrante na noite da quarta-feira (12). Ele foi autuado por feminicídio consumado e ocultação de cadáver. Em depoimento, confessou ter matado a vítima com um golpe de martelo e relatou que utilizou sacolas plásticas para provocar asfixia.

Após a prisão, ele foi levado para a sede da 15ª Delegacia Seccional, em Belo Jardim. Moradores se concentraram em frente à delegacia de São Bento do Una pedindo justiça.

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Jovem é morto com vários tiros na cabeça ao sair do trabalho em uma lavanderia, em Toritama

Vítima de 18 anos tinha passagem por tráfico na cidade de Tamandaré

A madrugada foi marcada por violência em Toritama, no Agreste de Pernambuco. Um jovem de 18 anos, identificado como Geremias Gilberto Silva de Moura, foi morto a tiros na Rua Manoel Henrique Carvalho, área central da cidade. O crime ocorreu por volta da 1h da madrugada desta quarta-feira (12).

De acordo com informações apuradas pela Polícia Militar, Geremias havia saído do trabalho em uma lavanderia quando foi surpreendido por disparos de arma de fogo. Ele caiu no chão com várias perfurações na cabeça e morreu antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A vítima era natural de Ribeirão Preto (SP) e tinha antecedentes por tráfico de drogas na cidade de Tamandaré, no Litoral Sul do estado. Por esse histórico, a Polícia Civil trabalha com a hipótese de execução ligada ao mundo do crime, mas outras motivações também estão sendo analisadas.

O local foi isolado pela Polícia Militar até a chegada das equipes do Instituto de Criminalística (IC), que realizaram os levantamentos iniciais. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Até o momento, nenhum suspeito foi identificado ou preso, e o caso segue sob investigação.

Jovem de 19 anos morre após colidir moto com ônibus escolar em São Bento do Una

A vítima seguia pela PE-180 quando bateu contra o veículo; motorista tentou prestar socorro, mas o impacto foi fatal.

Um grave acidente tirou a vida de um jovem de 19 anos na tarde desta terça-feira (11), no distrito Queimada Grande, em São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco. A vítima foi identificada como André Azevedo Mendes da Silva, que pilotava uma motocicleta pela PE-180 quando colidiu violentamente contra um ônibus de transporte escolar.

Com o impacto, André sofreu ferimentos graves e morreu ainda no local, antes da chegada do socorro. O motorista do ônibus permaneceu na cena do acidente, tentou prestar ajuda e relatou às autoridades que fazia uma manobra quando sentiu a batida.

Equipes da Polícia Militar, do Instituto de Criminalística (IC) e da Polícia Civil estiveram no local realizando os procedimentos de praxe e colhendo informações para apurar as causas da colisão.

Após a perícia, o corpo do jovem foi removido e encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. As circunstâncias do acidente serão investigadas pela Polícia Civil de São Bento do Una.

Irmãos são detidos pela PRF com mais de 400 pássaros silvestres em Venturosa

Dupla já havia sido flagrada diversas vezes cometendo o mesmo crime ambiental

Dois irmãos, de 39 e 49 anos de idade, que transportavam cerca de 465 pássaros silvestres foram detidos, na manhã desta quarta-feira (12), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 424, em Venturosa, no Agreste de Pernambuco. As aves eram transportadas em gaiolas apertadas no porta-malas e no interior de um carro, e algumas perderam a vida durante a viagem.

Policiais do Grupo de Enfrentamento aos Crimes Ambientais da PRF realizavam uma fiscalização na rodovia, quando abordaram um carro ocupado por dois homens. Ao verificar o porta-malas do veículo e o banco de trás do veículo, foram encontradas 23 gaiolas que transportavam cerca de 300 pássaros da espécie papa-capim, 150 canários-da-terra, dez trinca-ferros e cinco azulões. 

De acordo com informações colhidas com os ocupantes do veículo, as aves haviam saído da cidade de Jequié, na Bahia, em direção a Caruaru, em Pernambuco, distantes cerca de 914 Km uma da outra. Os irmãos já haviam sido detidos diversas vezes pela PRF cometendo o mesmo crime ambiental nas cidades baianas de Jeremoabo e Jequié.

A dupla foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Arcoverde/PE e poderá responder por maus-tratos, receptação, associação criminosa e pelo crime ambiental . O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) foram acionados, para receber as aves e emitir autuações ambientais.

Jornal da Manhã | quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Menino de 13 anos morre ao cair da Torre da Manchete, em Olinda

Equipes dos bombeiros e Samu atuam na ocorrência

Torre da Manchete em Ouro Preto, Olinda (Paulo Paiva/Arquivo DP)

Um menino de 13 anos morreu ao cair da “Torre da Manchete”, no bairro de Ouro Preto, em Olinda, no Grande Recife, no final da tarde desta terça-feira (11). A vítima foi identificada como Ronaldo Mateus dos Santos Dias.

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco enviou uma viatura de resgate para atuar na ocorrência, mas o adolescente já estava sem vida quando os profissionais chegaram no local do acidente. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também enviou uma equipe.

Ronaldo teria sofrido o acidente logo depois de sair da escola e ir até a torre com colegas. A queda aconteceu no momento em que ele descia da estrutura. O jovem despencou de uma altura de 83 metros.

A "Torre da Manchete" em Ouro Preto, Olinda, é uma antiga torre de transmissão da extinta TV Manchete, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Ela foi construída em 1983, mas hoje está abandonada e com a estrutura prejudicada

Jovem que matou primo de 10 anos a facadas ‘ouviu vozes’, diz polícia

Segundo o delegado, suspeito de cometer o crime tem 18 anos e foi diagnosticado com esquizofrenia.

Faca utilizada no crime foi apreendida — Foto: Lo-Hanna Nunes/TV Asa Branca

O jovem de 18 anos que matou o primo de 10 a facadas em Altinho, no Agreste de Pernambuco, informou à polícia que “ouviu vozes” que o mandaram cometer as agressões. Samuel de Lima Ferreira foi agredido a facadas no último sábado (8) e foi socorrido para um hospital do Recife, na capital pernambucana, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito na madrugada da segunda-feira (10).

O nome do autor do crime não foi divulgado. Em entrevista para TV Asa Branca, o delegado Eric Costa, chefe da Divisão de Homicídios da Diretoria Integrada 1, disse que o jovem acusado de cometer o crime tem diagnóstico de esquizofrenia.

“Segundo ele [autor], ele já tinha ouvido essas vozes pedindo que ele matasse o pai e a mãe, mas segundo ele, ele conseguiu resistir a essa ordem, dessas possíveis vozes. As informações de familiares é que ele está em tratamento médico psiquiátrico, por ser paciente do CRAS. Ele foi diagnosticado com esquizofrenia, está tomando medicação diária”, disse o delegado.

O crime aconteceu na casa onde a criança morava. Samuel estava dentro do quarto onde dormia quando foi esfaqueado pelo primo e foi visto machucado ainda na noite do sábado pelo avô, Lourival Ivo de Lima. Segundo o homem, o menino não gritou.

“Eu estava lá atrás [da casa], em um quartinho que tem lá atrás. Quando foi umas oito horas, sete e quarenta, mais ou menos, eu me levantei e vim pro lado de cá para beber água. Quando cheguei, era sangue de lá até cá. Quando eu cheguei ali meu neto tava caído. Se ele tivesse gritado, eu tinha visto. Ele não gritou não que eu acho ele [jovem que matou o primo] tapou a boca dele [vítima]”, contou o avô.

Segundo a Polícia Civil, caso foi registrado pela Central de Plantões da Capital. O jovem acusado de cometer o crime foi preso. De acordo com o delegado Eric Costa, o Poder Judiciário irá instaurar um procedimento de insanidade mental psiquiátrico para apurar se na data do fato o jovem tinha noção ou não do crime.

O corpo de Samuel começou a ser velado em Altinho, na tarde da segunda-feira e será sepultado na terça-feira (11).

Menino de 10 anos morreu assassinado em Altinho — Foto: Reprodução/Redes Sociais


terça-feira, 11 de novembro de 2025

“Entregador” é flagrado com drogas e tenta tomar arma de policial em São Domingos

A operação da PM revelou que o elemento de 22 anos usava o disfarce de entregador de pizza para esconder um esquema de tráfico no distrito de Brejo da Madre de Deus.

O que parecia ser mais uma entrega de pizza terminou em uma operação policial que revelou um disfarce inusitado para o tráfico de drogas em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus. Um jovem de 22 anos, identificado como Tiago, foi detido nesta segunda-feira (10), ele usava o serviço de delivery como fachada para a venda de entorpecentes.

A ação foi realizada por equipes do 24º Batalhão da Polícia Militar, na Rua Colômbia. Durante a abordagem, os policiais encontraram porções de maconha e cocaína, duas balanças de precisão e uma quantia em dinheiro.

No momento da abordagem, Tiago alegou ser apenas entregador de pizzas, mas acabou reagindo e tentando tomar a arma de um dos militares, sendo rapidamente contido pela equipe.

Segundo informações da PM, o rapaz já possui diversas passagens pela polícia, tanto no Recife quanto em municípios do Agreste pernambucano, o que aumentou ainda mais as suspeitas sobre sua atuação criminosa.

O material apreendido e o suspeito foram levados à Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz do Capibaribe, onde ele permanece à disposição das autoridades para os procedimentos cabíveis.

João Rosal segue a liderança de Roberto Asfora e declara apoio ao deputado estadual Kaio Maniçoba


O vereador João Rosal reafirmou nesta semana seu compromisso em seguir a liderança do prefeito Roberto Asfora, demonstrando alinhamento político e união em prol do desenvolvimento de Brejo da Madre de Deus.

Em sintonia com o grupo do prefeito, João Rosal anunciou seu apoio ao deputado estadual Kaio Maniçoba, destacando a importância de fortalecer as parcerias que trazem benefícios concretos para o município.

“Seguimos juntos, com a liderança de Roberto Asfora, apoiando quem trabalha de verdade por Pernambuco e pelo nosso povo. Kaio Maniçoba é um parceiro comprometido com o progresso do Brejo e com as causas da nossa região”, afirmou João Rosal.

A união reforça o compromisso do grupo com o futuro político do município, consolidando ainda mais a base de apoio que vem trazendo resultados e avanços em diversas áreas.

Brejo da Madre de Deus realiza IV Encontro Municipal de Bandas Filarmônicas


A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, realizará no próximo dia 30 de novembro, a partir das 16h, o IV Encontro Municipal de Bandas Filarmônicas, no Centro histórico da cidade.

O evento, que já faz parte do calendário cultural do município, é uma verdadeira celebração da história, cultura e identidade brejense. As ruas ganham vida e emoção ao som dos instrumentos que ecoam entre os casarões antigos, proporcionando um espetáculo de tradição e beleza.

Bandas renomadas de Pernambuco e de outros estados estarão presentes, reforçando a importância do encontro como espaço de valorização da música e do patrimônio histórico.

Fonte: Assessoria

Mulher é achada morta dentro de apartamento no Recife; namorado uruguaio confessa crime e é preso

Edifício Suape fica localizado na Avenica Conde da Boa Vista, no Centro do Recife — Foto: Reprodução/Google Street View

Uma mulher de 46 anos foi encontrada morta dentro do apartamento onde morava, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. Um uruguaio de 44 anos confessou o crime à Polícia Civil e foi preso em flagrante.

O crime foi registrado na manhã desta terça-feira (11) e é investigado como feminicídio. A vítima foi identificada como Lorena de Araújo Duarte. Ela morava no Edifício Suape, na Avenida da Conde da Boa Vista.

De acordo com a Polícia Civil, o uruguaio foi abordado por policiais por volta das 5h, quando estava próximo à Delegacia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Ele contou aos policiais que havia brigado com a namorada, segundo o delegado Mário Melo, responsável pela investigação do caso.

"A equipe de investigação encontrou ele atônito, em frente à delegacia, arranhado. (...) A gente foi indagando, e ele foi dizendo que tinha brigado com a namorada. E a gente foi perguntando onde ela estaria, como ela poderia estar, e, a partir daí, a gente foi obtendo as informações. Ele não sabia como ela estava, mas disse que ela poderia estar em uma situação grave", disse o delegado.

Com o endereço da vítima que foi repassado pelo uruguaio, os policiais chegarem ao edifício e encontraram a mulher já morta dentro do apartamento. A Polícia Civil não divulgou o nome do criminoso, mas informou que ele mora no Brasil desde 2024.

'Era muito ciumento com ela'

A TV Globo entrevistou uma amiga da vítima no prédio onde o crime aconteceu. Andrea Cabral, que também mora no edifício, contou que o relacionamento do casal durou quase um ano e era conturbado.

"Era um pouco complicado, com brigas. Ela tinha deixado ele e, do nada, resolveu voltar para ele. (...) Ele era muito ciumento com ela. Questão de agredir não, só verbal", disse a amiga da vítima.

Dias antes de ser assassinada, Lorena contou à Andrea que tinha reatado o relacionamento e que estavam bem. "Ela falou que tinha dado uma nova chance para ele. Que tinham voltado e que ia dar certo. Eu tinha até chamado eles para passar o Natal comigo", afirmou a amiga.

Ainda de acordo com Andrea, Lorena morava de aluguel no apartamento junto com o uruguaio e tem uma filha de outro relacionamento, que mora com a avó.

O casal, segundo a amiga, se conheceu na Academia da Cidade, no Parque 13 de Maio, que fica próximo à residência da vítima. "Brincamos o carnaval juntos esse ano, fomos para o Recife Antigo. Um amor bem intenso, tanto para ele quanto para ela", disse.

Fonte: G1PE

Homem agride mulher e é flagrado com grande quantidade de drogas em Santa Cruz do Capibaribe

O suspeito, que teria assediado a vítima em outras ocasiões, foi detido após confusão em um clube e acabou revelando um verdadeiro depósito de entorpecentes em sua casa

O que era para ser uma noite de diversão terminou em confusão e prisão no Clube Rota do Mar, em Santa Cruz do Capibaribe. Durante uma festa realizada no último domingo (09), um homem identificado como Cleison Almeida dos Santos foi detido após agredir uma mulher e ser flagrado com drogas.

De acordo com informações policiais, populares acionaram o efetivo relatando que uma mulher havia sido agredida no local. A vítima, Gerusa, apontou Cleison como autor da violência. Durante a revista pessoal, os policiais encontraram dois pinos de cocaína dentro da carteira dele.

A mulher relatou que vinha sendo assediada por Cleison desde que trabalhou em uma fábrica pertencente à família dele, e que o agressor teria se exaltado após uma discussão banal envolvendo uma cerveja. Enfurecido, ele empurrou a vítima e fez ameaças, sendo contido por um segurança do evento.

Enquanto o caso era apurado, testemunhas informaram que o homem também estaria vendendo drogas durante a festa. Diante da denúncia, os policiais foram até a residência dele, e com a autorização, encontraram cerca de 256 gramas de cocaína em pedra, 500 gramas de maconha, 13 pinos de cocaína prontos para venda, além de duas balanças de precisão, tesouras e fita isolante, materiais usados no preparo e fracionamento da droga.

Durante a revista, Cleison demonstrou arrogância e tentou intimidar os policiais, afirmando que “sua família era grande” e que eles não sabiam com quem estavam mexendo.

O homem, a vítima e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Plantão de Santa Cruz do Capibaribe, onde o caso foi formalmente registrado. Cleison deverá responder por agressão, ameaça e tráfico de drogas.

Dr. Felype Martins e Adilson das Motos anunciam apoio às candidatas a deputadas Juliana de Chaparral e Simone Santana



Nesta segunda-feira, 10 de novembro, os vereadores Dr. Felype Martins e Adilson das Motos declararam apoio às pré-candidatas Juliana de Chaparral, à Câmara Federal, e Simone Santana à reeleição como Deputada Estadual.

O encontro reforçou a união dos vereadores de primeiro mandato, em busca de reforçar e ampliar a base política de Brejo da Madre de Deus, em torno de um novo projeto que visa construir uma bancada forte em 2026.

Juliana de Chaparral é atual prefeita da cidade de Casinhas, e leva um sobrenome consolidado na política do Agreste pernambucano.

Simone Santana é atual deputada estadual por Pernambuco, coordena a Frente Parlamentar da Primeira Infância e preside a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Alepe. Em 2019, fez história ao se tornar a primeira mulher eleita vice-presidente do Legislativo pernambucano e busca seguir com mais um mandato.

Operação apreende 100 pássaros, armadilhas e arma de fogo em Serra Talhada; multas passam de R$ 60 mil

Ação ocorreu na área de amortecimento do Parque Estadual Mata da Pimenteira e resultou ainda na aplicação de R$ 63 mil em multas por crimes ambientais.

'Operação Varredura' apreendeu 100 aves em Serra Talhada — Foto: Reprodução/CPRH

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) apreendeu 100 pássaros durante uma operação de combate à caça e criação ilegal de animais silvestres em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. A fiscalização aplicou R$ 63 mil em multas por crimes ambientais.

A “Operação Varredura” foi realizada entre o sábado (8) e o domingo (9) na área de amortecimento do Parque Estadual Mata da Pimenteira (PEMP) e também resultou na apreensão de 26 armadilhas e uma espingarda calibre 12 de cano serrado.

As ações fazem parte de um conjunto de operações realizadas pela Unidade de Gestão das Unidades de Conservação da agência em todo o estado, com foco no combate a crimes ambientais.

“Essa é mais uma operação de fiscalização da Unidade de Gestão das Unidades de Conservação da CPRH. Estamos reforçando o combate aos crimes ambientais nessas áreas de proteção em todo o estado. Já realizamos operações na semana passada e vamos continuar essa semana”, afirmou o analista em Gestão Ambiental da CPRH, Cosme Castro.

Segundo a agência, os pássaros que estavam em boas condições de saúde foram devolvidos à natureza, dentro da área do PEMP. Já os animais debilitados foram encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras Tangara), localizado na Zona Norte do Recife.

A operação contou com o apoio da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma) e do 14º Batalhão da Polícia Militar.


Jornal da Manhã | terça-feira, 11 de novembro de 2025

'Amarelinhos' da CTTU são assaltados em plena luz do dia no Recife

Crime ocorreu em plena luz do dia, no bairro da Iputinga; câmeras registraram a ação dos suspeitos que estavam em um carro preto

Orientadores da CTTU são assaltados durante o trabalho na Iputinga (Reprodução/Redes Sociais)

Dois orientadores da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) foram assaltados enquanto trabalhavam no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, na manhã do sábado (8).

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que um carro preto, modelo Chevrolet Prisma, se aproxima de um dos agentes. Um homem desce armado, toma o celular da vítima e, em seguida, retorna ao veículo para abordar o outro orientador.

O crime aconteceu em plena luz do dia. Após a ação, os suspeitos fugiram.

Em nota, a CTTU informou ter ciência do ocorrido e que uma queixa já foi registrada. “A Autarquia reforça que a segurança pública é primordial para que os servidores possam desempenhar suas funções em um ambiente de trabalho seguro”, destacou o órgão.

PMs também foram vítimas de assalto

Casos semelhantes têm ocorrido com outros servidores públicos. No dia 30 de agosto deste ano, dois policiais militares do 11º Batalhão foram assaltados enquanto seguiam para o trabalho.

O crime aconteceu na BR-101, nas proximidades da entrada de Apipucos, na Zona Norte do Recife.

Segundo os PMs, os suspeitos levaram uma motocicleta e as pistolas pertencentes a ambos. Os envolvidos fugiram no sentido Paulista.

A ocorrência foi registrada na Central de Plantões da Capital e também na Diretoria de Polícia Judiciária Militar.

Criança de 10 anos é morta a facadas pelo primo em Altinho

Segundo familiares, o crime aconteceu dentro de casa, enquanto a vítima assistia televisão. Mãe do suspeito contou que o filho tem transtornos mentais.


Criança de 10 anos morre após ser esfaqueada pelo primo em Altinho

Um menino de 10 anos, identificado como Samuel de Lima Pereira, morreu após ser esfaqueado pelo primo de 18 anos, na madrugada desta segunda-feira (10), em Altinho, no Agreste de Pernambuco. O crime aconteceu dentro da casa da família, enquanto a criança assistia televisão.

De acordo com relatos do avô dos dois jovens, Lourival Ivo de Lima, o crime aconteceu no sábado (8) à noite dentro da residência onde a criança morava com a mãe e o avô. No momento, estavam na casa apenas o avô, a vítima e o autor do homicídio, que não morava com eles.

O idoso contou que estava nos fundos do imóvel e não ouviu gritos nem barulho, apenas percebeu o que havia acontecido depois que encontrou o neto ferido na porta do quarto.

A mãe de Samuel estava na igreja quando o crime aconteceu. Já a mãe do rapaz de 18 anos, que também é tia da vítima, afirmou que o filho é carinhoso, tranquilo e tem esquizofrenia. Segundo ela, o jovem disse ter ouvido vozes mandando cometer o crime.

A criança chegou a ser socorrida para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada desta segunda-feira (10).

A Polícia Civil de Pernambuco informou que o caso foi registrado como homicídio consumado pela Central de Plantões da Capital e que as diligências estão em andamento para esclarecer as circunstâncias do crime.



segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Roberto Asfora fecha apoio a Kaio Maniçoba para deputado estadual em 2026

Confirmação da aliança do prefeito com o atual secretário de Turismo de Pernambuco e põe fim às especulações sobre apoio a Fábio Aragão; Robertinho Asfora desiste da disputa estadual e reforça o grupo Jacaré.

O cenário político de Brejo da Madre de Deus ganhou novos contornos com a confirmação do apoio do prefeito Roberto Asfora (PP) à reeleição do deputado estadual e atual secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Kaio Maniçoba (PP). A informação foi revelada pelo vereador Robertinho Asfora (PP), filho do prefeito, e encerra as especulações sobre possíveis alianças com outras lideranças da região.

A decisão, anunciada de forma direta e estratégica, fortalece a base política de Asfora dentro do Partido Progressistas e reforça a sintonia com o governo estadual. Além de Maniçoba, o grupo do prefeito também garantiu apoio à governadora Raquel Lyra (PSDB) e ao senador Fernando Dueire (MDB).

Para deputado federal, o prefeito Roberto Asfora ainda aguarda a definição do futuro político de Eduardo da Fonte, que pode concorrer ao Senado, abrindo espaço para a candidatura do filho, Lula da Fonte. A articulação mostra que o grupo de Asfora busca se posicionar com peso nas eleições de 2026, priorizando alianças de força e continuidade.

A confirmação do apoio a Kaio Maniçoba também sepulta, de vez, as conversas sobre uma possível aliança com o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão (PSD). A movimentação encerra um capítulo de especulações e reafirma a liderança política de Asfora no Brejo.

Robertinho retira pré-candidatura e vai fortalecer a unidade em torno de Maniçoba

Outro ponto que chamou atenção foi a retirada da pré-candidatura de Robertinho Asfora a deputado estadual. O vereador afirmou que a decisão foi tomada em conjunto com o grupo, para fortalecer a unidade em torno de Maniçoba. Ele destacou que o momento é de foco e estratégia, e que a prioridade é garantir que o município tenha acesso a recursos e benefícios por meio de um deputado já consolidado na Assembleia Legislativa.

“Retiro minha pré-candidatura em detrimento da decisão do meu grupo em apoiar Kaio Maniçoba. Chegamos a um consenso de que não era o momento, e eu disse várias vezes que, se eu fosse um candidato que iria pegar o voto do eleitor e não tivesse chance de chegar, eu não iria. Não vou jogar o voto do brejense fora, tirar a oportunidade de o município receber recursos e benefícios de um deputado já eleito”, afirmou Robertinho.

Mesmo fora da disputa, Robertinho não deixou de fazer observações sobre o cenário regional. Ele criticou o desempenho dos deputados Diogo Moraes (PSDB) e Edson Vieira (União Brasil), apontando falta de resultados concretos para o Polo de Confecções do Agreste.

“Eu sinto a ausência de um deputado da região. Apesar de ter dois, na minha opinião, pouco fazem pela região; discutem mais e mudam mais de lado do que efetivamente trazem benefícios para o Polo”, concluiu.

Sobrinho é preso acusado de matar o próprio tio em assalto brutal na zona rural de Riacho das Almas

Agricultor foi assassinado dentro de casa. Crime teria sido planejado pelo sobrinho, que acreditava que o tio guardava R$ 20 mil em espécie.

Um crime que chocou a zona rural de Riacho das Almas terminou com a prisão de dois jovens acusados de assassinar um agricultor dentro da própria casa. A vítima, Joseildo Severino de Carvalho, conhecido como “Galego”, de 55 anos, foi encontrada morta na manhã deste sábado (8) no Sítio Chicão, com um ferimento devastador no rosto, provocado por um disparo de espingarda calibre 12.

A residência apresentava sinais de arrombamento. A porta tinha duas perfurações de tiros e o interior estava completamente revirado, indicando uma tentativa de roubo.

A Polícia Militar isolou o local e acionou a Divisão Especial de Apuração de Homicídios (DEAH), que ouviu vizinhos e familiares. A partir das informações colhidas, foi montada uma operação conjunta entre a equipe de combate a Crimes Violentos Patrimoniais (CVP) da 14ª Desec e a Polícia Militar local, resultando na prisão de dois suspeitos: Victor Carvalho de Lima, de 18 anos, sobrinho da vítima, e Luan José da Silva, também de 18 anos, residente na cidade.

Na casa de Victor, os policiais encontraram uma espingarda calibre 12 com cinco cartuchos deflagrados. Segundo as investigações, ele teria chamado o comparsa para roubar o tio, afirmando que o agricultor guardava cerca de R$ 20 mil em casa.

Durante o depoimento, os dois confessaram a tentativa de roubo, mas negaram ser os autores do disparo fatal. Cada um tentou atribuir o tiro ao outro. Victor admitiu ter atirado na fechadura da porta, mas afirmou que o comparsa foi quem executou o tio. Os investigadores, porém, acreditam que o próprio sobrinho tenha feito o disparo que tirou a vida de Joseildo.


Familiares relataram que, na noite anterior ao crime, os dois estavam juntos após uma matança de porcos na propriedade. O sobrinho teria deixado o local por volta das 21h, alegando que iria entregar carne na cidade. Na manhã seguinte, o corpo do agricultor foi encontrado por um trabalhador que costumava ajudá-lo.

O irmão da vítima contou ainda que o sobrinho já havia tentado roubar o tio em outra ocasião, quando um comparsa foi ferido com uma foiçada durante a tentativa frustrada.

Os dois criminosos foram autuados em flagrante por latrocínio. A Polícia Civil segue investigando se o dinheiro que motivou o crime chegou a ser levado da casa do agricultor.

Segurança foi assassinado dentro de bar em Bezerros


O segurança Alexsandro André da Silva Tomia, conhecido como “André”, de 47 anos, foi assassinado dentro de um bar, no final da noite deste sábado (08), no bairro Santana em Bezerros. A vítima estava trabalhando no estabelecimento que estava bem movimentado, quando foi surpreendida com a chegada de três homens a pé, dois deles encapuzadas, caminharam na direção do Alex, mandaram que todos deitassem no chão e o executaram com vários tiros.

A Polícia Militar fez o isolamento do local, a Força Tarefa de Homicídios, colheu depoimentos de testemunhas e familiares e o IC – Instituto de Criminalística, realizou a perícia no local e o corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru.


Jovem é flagrado com grande quantidade de entorpecente no distrito de Pão de Açúcar


Neste sábado (07), um jovem foi detido durante uma operação do GATI, do 24º Batalhão de Polícia Militar, no distrito de Pão de Açúcar, em Taquaritinga do Norte.

De acordo com informações da polícia, o efetivo recebeu denúncias do serviço reservado informando que estaria ocorrendo tráfico de entorpecentes na localidade, e que um homem identificado como Douglas seria o responsável pela comercialização das drogas.

Durante rondas pela PE-160, os policiais localizaram Douglas conduzindo uma motocicleta, acompanhado de outro indivíduo. Durante a abordagem, foi encontrada uma porção de cocaína na mão desse segundo sujeito, e Douglas assumiu ser o dono da droga.

A equipe seguiu até a residência de Douglas, onde foram localizados mais entorpecentes. No total, foram apreendidos 78 gramas de cocaína, 285 gramas de maconha fracionada em 13 papelotes e 11 cigarros, além de uma porção maior prensada, 26 gramas de crack, uma munição intacta de calibre 32, duas balanças de precisão, sacolas plásticas e 276 reais em espécie.

Os dois envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde ficaram à disposição da autoridade competente.

Jovem de 23 anos fica ferida em acidente entre picape e motocicleta em Jataúba


Um acidente de trânsito registrado na noite da última sexta-feira (07), deixou uma jovem de 23 anos ferida no município de Jataúba, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com informações, uma picape colidiu com uma motocicleta, e a condutora da moto acabou sofrendo ferimentos após o impacto. Ela foi socorrida rapidamente e encaminhada ao Hospital Municipal de Jataúba, onde recebeu atendimento médico.

O condutor da picape foi levado à Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz do Capibaribe para prestar esclarecimentos. Um teste de alcoolemia foi realizado, mas não foi constatada a presença de álcool no organismo do motorista.

As causas do acidente estão sendo apuradas pelas autoridades competentes.

Homem é linchado por populares após agredir esposa em Santa Cruz do Capibaribe


Um caso de violência doméstica terminou em confusão neste final de semana, no bairro Malhada do Meio, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com informações da Guarda Civil Municipal, uma mulher foi agredida pelo companheiro e, ao pedir ajuda, populares intervieram e acabaram agredindo o agressor.

O grupamento Maria da Penha foi acionado e conduziu o homem à Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz do Capibaribe, onde ele foi autuado em flagrante por agressão.

Após os procedimentos legais, o suspeito foi apresentado em audiência de custódia e liberado. A mulher recebeu atendimento e orientações das autoridades sobre as medidas de proteção disponíveis.

Policial militar atira contra namorada e comete suicídio no Sertão de Pernambuco

A PCPE informou que inquérito policial foi instaurado para apurar todos os fatos. (Foto: Reprodução/PCPE)

Na noite deste sábado (8), um policial militar identificado como José Carlos Gonçalves Lima, de 29 anos, atirou contra a própria namorada e, em seguida, cometeu suicídio, em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco.

O caso ocorreu na orla da cidade, local de grande circulação de pessoas nos fins de semana. Testemunhas acionaram socorro logo após os disparos.

A mulher, identificada como Jessyca Dayane de Carvalho, também de 29 anos, foi levada junto com o PM para o hospital municipal, onde receberam atendimento médico. Em seguida, ambos foram transferidos para o Hospital Regional de Salgueiro. Segundo informações repassadas pela unidade de saúde, o estado dela é estável.

O óbito do PM foi confirmado na madrugada do domingo (9). O corpo do policial foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML).

Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) informou que o caso está sendo investigado pela 22ª Delegacia Seccional de Floresta. “As diligências continuam até o completo esclarecimento dos fatos”, destacou.

COP30 começa em Belém com negociações difíceis sobre energias fósseis e financiamento

Grupo formatou uma nova Agenda de Ação no evento Pré-COP (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A COP30, reunião do clima da ONU, começa nesta segunda-feira (10) na cidade de Belém, no estado do Pará, com uma tentativa de salvar os esforços globais de luta contra o aquecimento global.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva resistiu a todas as objeções e a cidade de Belém receberá quase 50.000 pessoas durante o evento, apesar da falta de hotéis e do aumento dos preços.

A ambição do evento: que o mundo abra os olhos para a Amazônia e que os participantes da COP30 tenham a experiência da vida tropical em Belém, uma cidade onde os habitantes levam guarda-chuvas para se proteger do sol pela manhã e da chuva à tarde.

"Queremos que o mundo veja a real situação das florestas, da maior bacia hidrográfica do planeta e dos milhões de habitantes da região".

A Amazônia, cujas árvores desempenham um papel essencial contra as mudanças climáticas pela absorção de gases do efeito estufa, sofre com os impactos do desmatamento, da mineração ilegal, da poluição dos rios e da violência contra suas populações indígenas.

Diplomaticamente, o Brasil prepara a COP30 há um ano. Mas na área logística está atrasado. Vários pavilhões ainda estavam em construção no domingo no centro de conferências.

"Há uma grande preocupação sobre se tudo estará pronto a tempo", declarou à AFP uma fonte próxima à ONU. "Conexões, ônibus, tememos até uma falta de comida para os participantes", acrescentou.

Mapa do caminho

Mas a maior incerteza é saber como o mundo responderá às últimas projeções desastrosas para o clima e, como sempre, ao dinheiro.

Como reunir as quantias necessárias para ajudar os países atingidos por ciclones ou secas? O furacão que devastou a Jamaica no mês passado, o mais violento em quase um século, é uma evidência das necessidades.

Lula também propôs um "mapa do caminho" para o abandono progressivo das energias fósseis. A promessa foi adotada na COP28 em Dubai, mas atualmente enfrenta um apoio renovado à indústria petrolífera, em particular desde a eleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um cético das mudanças climáticas.

"Vamos conseguir um consenso (sobre energias fósseis)? É um dos mistérios da COP30", admitiu no domingo André Correa do Lago, presidente brasileiro da conferência.

Sem Trump

Há 30 anos, os países membros da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática, adotada na Cúpula da Terra do Rio de Janeiro, negociam para fortalecer o regime climático.

O esforço resultou no Acordo de Paris em 2015, que compromete o mundo a limitar o aquecimento a 2°C em comparação com o período pré-industrial e a continuar os esforços para contê-lo a 1,5°C.

Mas o secretário-geral da ONU, António Guterres, reconheceu que é "inevitável" que o limite seja ultrapassado em breve e pediu a adoção de todas as medidas necessárias para que dure o menor tempo possível. E isso implica reduzir as emissões de gases do efeito estufa, principalmente causadas pela combustão de petróleo, gás e carvão.

O grupo de pequenas ilhas luta para que nesta segunda-feira seja incluída na agenda a necessidade de formular uma resposta a este fracasso.

"1,5°C não é apenas um número ou um objetivo, é uma questão de sobrevivência", disse à AFP Manjeet Dhakal, assessor do grupo de países menos desenvolvidos na COP. "Não poderemos apoiar nenhuma decisão que não inclua uma discussão sobre nosso fracasso em evitar 1,5°C".

Estados Unidos, maior economia do planeta e segundo maior emissor mundial de gases do efeito estufa depois da China, não participa pela primeira vez na história das reuniões do clima.

Trump, que chama o aquecimento global de "maior farsa" da história, não ignora totalmente a COP30: no domingo, ele denunciou em sua rede social o "escândalo" do desmatamento na região de Belém para construir uma estrada recentemente.

Diante do aumento do negacionismo climático, vários líderes, como o presidente francês Emmanuel Macron, pediram na semana passada, em uma cúpula prévia ao evento, a defesa "da ciência frente à ideologia".