Caso aconteceu na manhã desta terça-feira (6), no bairro de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife. Homem foi levado para a Delegacia da Polícia Federal.
Imagem de arquivo mostra o campus Recife da UFRPE, na Zona Norte do Recife — Foto: Pedro Alves/g1
Um ex-aluno da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) foi preso pela Polícia Militar (PM), na manhã desta terça-feira (6), após entrar armado em um dos prédios da instituição e ameaçar estudantes e funcionários. Ele foi levado à Delegacia da Polícia Federal (PF).
(CORREÇÃO: ao publicar esta reportagem, o g1 errou ao informar que a invasão aconteceu no departamento de computação da UFRPE. O ex-aluno entrou no centro de agronomia da universidade. A informação foi corrigida às 13h.)
O caso aconteceu por volta das 11h, no Centro de Ensino de Ciências Agrárias (Ceagri II), que fica no bairro de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife. Após receberem a denúncia, policiais militares foram até o local e encontraram o suspeito, que não teve o nome nem a idade divulgados.
Ao g1, uma testemunha que preferiu não se identificar contou que o homem tem histórico de violência e já ameaçou estudantes e professores em outras situações.
De acordo com a PM, não foi encontrada nenhuma arma com ele, mas a UFRPE confirmou que o homem entrou armado no local.
O advogado de defesa do ex-aluno disse que ele portava um canivete e uma faca - "instrumentos essenciais para o exercício profissional"
Em nota, a Universidade Federal Rural de Pernambuco também disse que:
Acionou as forças de segurança do estado assim que tomou conhecimento do caso;
"Repudia toda e qualquer forma de violência dentro do ambiente universitário";
"Reforça sua preocupação e atuação no combate a atos de ameaça às comunidades interna e externas à UFRPE".
Por se tratar de uma instituição federal, o rapaz foi levado para a Delegacia de Polícia Federal, localizada no Bairro do Recife, no Centro da cidade.
O advogado Denis Menezes, que representa o ex-aluno detido na UFRPE, disse à TV Globo que o homem não cometeu "qualquer ato ilícito ou criminoso" e o que aconteceu foi "um pequeno desentendimento entre o ex-aluno e alguns funcionários da equipe de segurança".
"O ex-aluno é agrônomo formado pela instituição, estava portando um canivete e uma faca – instrumentos essenciais para o exercício profissional. Foi levado à sede da Polícia Federal e liberado logo em seguida. É importante ressaltar é que o Código Penal Brasileiro não proíbe o uso, o porte, a posse de armas brancas, desde que o seu fim tenha o uso justificado – o que foi o caso dessa situação. Ele é um engenheiro agrônomo e isso faz parte do uso profissional para a sua prática cotidiana", afirmou a defesa suspeito.
O g1 procurou a PF para saber outras informações sobre o caso, mas a entidade informou que só vai se pronunciar após a conclusão do inquérito.
Por g1 PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário