Diante das fortes chuvas que causaram enchentes em pelo menos 70% dos municípios do Rio Grande do Sul (RS) nos últimos dias, Pernambuco se junta a outros estados para enviar apoio às equipes de resgate. Ao todo, 25 homens vão partir até esta sexta-feira (10) ao lado de dois cães farejadores da raça labrador que vão auxiliar a equipe a encontrar pessoas desaparecidas nos escombros.
A equipe que será enviada por Pernambuco ao Rio Grande do Sul é composta por 21 bombeiros e quatro agentes de Defesa Civil, que são especialistas em gestão de desastres. Estes profissionais irão ajudar no resgate das vítimas distribuição de materiais, como alimentos, lençóis, toalhas e roupas. Pernambuco ainda enviará duas viaturas, dois botes infláveis e oito bombeiros militares, de acordo com o Consórcio Nordeste, grupo formado pelos nove estados nordestinos.
Além disso, a equipe da Defesa Civil está gerenciando, ao lado de outras secretarias estaduais, a doação de itens por parte dos pernambucanos.
A pretensão da Defesa Civil é divulgar a lista de materiais que podem ser doados pela população. Os itens serão coletados pelos quartéis do Corpo de Bombeiros da Região Metropolitana do Recife, do comando geral da Polícia Militar, no bairro do Derby, no Recife, e pelos quartéis de municípios como Vitória de Santo Antão, Gravatá, Caruaru, Pesqueira, Arcoverde e Petrolina.
Esta não é a primeira vez que cães de Pernambuco ajudam em desastres no Rio Grande do Sul. Outros estados também enviaram apoio, somando um grande esforço nacional diante das enchentes que já causaram mais de 80 mortes confirmadas, deixando milhares desabrigados e desalojados, além de dezenas de desaparecidos e feridos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário