Nesta quinta-feira (16), mais ajuda foi enviada do Recife para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) transportou equipamentos para montar um hospital de campanha do Exército Brasileiro. A preparação da aeronave começou às 9h na Base Aérea do Recife, Zona Sul. Até a última atualização, o avião ainda não havia decolado.
O destino da aeronave é Canoas, próxima a Porto Alegre, de onde os donativos serão distribuídos para as áreas mais afetadas pelas enchentes. "Temos uma comitiva no Rio Grande do Sul coletando dados sobre as demandas de cada região. A partir dos dados mais atuais, a ajuda será destinada para quem mais precisa", afirmou o tenente-coronel Eduardo Arantes.
A estrutura e os profissionais de saúde foram enviados pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE), através do 14º Batalhão Logístico, utilizando uma aeronave KC-390 Millenium. O hospital de campanha operará 24 horas por dia, com capacidade para atendimento ambulatorial, internações, remoções, exames laboratoriais e de imagem, além de um módulo para cirurgias de baixa complexidade.
A flexibilidade e modularidade da estrutura permitem sua adaptação conforme necessário. No Rio Grande do Sul, serão montados oito módulos com capacidade para até 28 leitos, incluindo materiais para enfermarias, consultórios, posto de comando, alojamento, carro de curativo, carro de emergência, suportes de soro, maca de resgate, monitores multiparâmetros e ventilador mecânico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário