segunda-feira, 13 de maio de 2024

Em Pernambuco, 109 municípios tiveram abril com menor índice de homicídios dos últimos 11 anos

Os dados foram apresentados para a governadora Raquel Lyra e para sua vice, Priscila Krause, nesta segunda-feira (13) (Foto: Janaína Pepeu/Secom)

As ocorrências de mortes violentas intencionais (MVI) na Diretoria Integrada do Interior (Dinter) 1, composta por 109 municípios, apresentaram a maior queda dos últimos 11 anos, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS). De acordo com a pasta, o mês de abril de 2024 teve 99 registros de MVI, melhor resultado desde 2013, quando ocorreram 96 registros.

Os dados foram apresentados para a governadora Raquel Lyra e para sua vice, Priscila Krause, nesta segunda-feira (13), durante uma reunião Juntos pela Segurança.

A Diretoria Integrada do Interior 1, onde os dados apontam redução dos índices de MVI, compreende municípios do Agreste, como Caruaru, Belo Jardim, Limoeiro, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns e também da Zona da Mata, a exemplo de Goiana, Vitória de Santo Antão, Palmares e Nazaré da Mata.

"Na reunião de hoje tratamos sobre ações integradas a serem realizadas no interior do Estado, levando os números de criminalidade para uma maior compreensão daqueles que atuam com o processo criminal, como os juizes, promotores e defensores. Com isso, teremos uma melhor prestação de serviço, levando mais segurança a toda a sociedade", comentou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

"Estamos acompanhando semanalmente as ações do Juntos pela Segurança. Reunimos representantes de diferentes poderes para que possam participar do monitoramento que o Governo de Pernambuco tem feito dos dados da segurança pública. É trabalhando de maneira integrada e com transparência que mantemos o Estado mais seguro e um lugar melhor para se viver", destacou Raquel Lyra.

Além de integrantes do Governo do Estado, o monitoramento reuniu representantes dos poderes Legislativo e Judiciário.

Sensação de insegurança ainda persegue pernambucanos

Pernambuco registrou a marca de mais de 1,3 mil assassinatos este ano. Nos primeiros quatro meses de 2024, o Estado contabilizou 1.312 casos de mortes violentas intencionais.

Houve um aumento de 7,2% se comparado com o mesmo período de 2023, quando janeiro, fevereiro, março e abril somaram 1.223 mortes violentas. Foram 89 homicídios cometidos a mais no quadrimestre de 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado.

No mesmo boletim mensal divulgado no início de maio, a SDS apontou que o interior do Estado foi o primeiro no ranking das regiões que mais registraram casos de homicídios em fevereiro.

O Programa Juntos Pela Segurança, lançado em 27 de setembro de 2023, prevê reduzir em 30% o número de mortes biolentas intencionais até 2026.

Nenhum comentário:

Postar um comentário