“O Carnaval do Papangu é, sem sombra de dúvidas, o maior carnaval do interior do Brasil. Este ano, nós temos orgulho em dizer que Bezerros vivenciou o maior carnaval da sua história e isso ficou evidente pelo número de foliões nas ruas, pelas atrações nacionais, regionais e locais nos seis polos de animação, pelos colorido das máscaras e fantasias e principalmente pela presença do nosso anfitrião mascarado (o papangu) em todos os dias da folia”, destacou a prefeita Lucielle Laurentino.
Em 2024, o município registrou a maior captação de recursos financeiros e apoios de toda a história do Carnaval do Papangu. Foram mais de R$ 2,4 milhões, sendo boa parte junto ao Sesc e Ministério do Turismo (através de um acordo de cooperação) e Governo do Estado de Pernambuco. Este ano, o evento contou com patrocínio da Coca-Cola e Devassa, além de empresas locais, segundo a Secretaria da Fazenda. Também houve um reforço expressivo nas forças de segurança, garantindo um carnaval de paz e tranquilidade. Foi montada uma Plataforma de Observação Elevada (POE) da Polícia Militar (PM) e uso de helicópteros da Polícia Civil (PC) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
“Nosso maior sentimento é de felicidade, tanto por manter a tradição e a história do nosso Papangu, que é a principal atração dos nossos festejos carnavalescos, quanto por poder contar com a parceria e apoio de outros órgãos federais e estaduais na realização do nosso carnaval. É graças ao trabalho conjunto que nós entregamos uma festa linda, tranquila e repleta de arte e cultura. Nos despedimos do Carnaval do Papangu já nos preparando para vivenciar o São João mais tradicional do interior e com toda certeza, Bezerros espera por você de braços abertos”, concluiu a prefeita Lucielle.
O balanço prévio, segundo dados da Secretaria de Administração e Inovação, por meio da Gerência de Desenvolvimento Econômico, aponta 100% de ocupação da rede hoteleira, com geração de mais de 1.500 empregos diretos e indiretos e cadastro de aproximadamente 200 pontos autorizados para comercialização no ciclo carnavalesco (ambulantes, barraqueiros, gasoseiros, food trucks, artesãos, entre outros). Mais de 160 empreendedores foram qualificados e receberam orientação de acesso à crédito para o período carnavalesco, através da Sala do Empreendedor e da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE). A expectativa é que mais de R$ 20 milhões tenham sido injetados na economia local e regional nos quatro dias de festa.
Os foliões contaram com o apoio de quatro pontos de saúde espalhados pela festa, com mais de 500 atendimentos, 400 fiscalizações da Vigilância Sanitária, mais de 2.500 preservativos distribuídos e mais de 300 profissionais da Secretaria de Saúde envolvidos na operação de carnaval. A Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) também atuou na retaguarda do atendimento aos foliões, garantindo cuidados mais humanizados.
A Folia do Papangu também teve sustentabilidade. Por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, foram desenvolvidos os projetos EcoFolia, com a troca de lacres de latinhas por copos de plástico e a entrega de confetes biodegradáveis, bem como o trabalho de orientação e educação ambiental. O Projeto Reciclar é Massa, por sua vez, promoveu o recolhimento de óleo nas barracas de comercialização, contemplou mais de 90 recicladores com bonés, camisas, crachás e protetor solar (através do Instituto Heineken). Mais de 10 toneladas de materiais recicláveis foram recolhidas durante o evento.
Também houve uma parceria com o Instituto Movimento Ambiental (IMOA) para garantir a logística de destinação correta de materiais pets, vidros e latinhas. Os recicladores foram devidamente acompanhados e orientados pelos profissionais do instituto e da secretaria. Já o Projeto “Refresca Folião”, em parceria com a Secretaria de Saúde, espalhou cabines de banho em vários pontos nos polos da folia para amenizar o calorão nos dias da Folia do Papangu. Para garantir o abastecimento dos pontos, foram utilizados 60 caminhões-pipas de água.
A Secretaria de Cidadania promoveu o Carnaval da Boa Idade, contemplando mais de mil idosos de Bezerros e outras 11 cidades da região. Teve ainda campanhas educativas de combate ao trabalho infantil, visita e identificação de mais de 200 estabelecimentos comerciais com a campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, além de outras campanhas com informações e orientações sobre os direitos das mulheres e contra a LGBTQIAPN+Fobia. O Espaço da Acessibilidade atendeu mais de 100 pessoas com deficiência e seus acompanhantes.
O Projeto Cuidar, por mais um ano, prestou assistência e cuidado aos filhos e dependentes dos trabalhadores do ciclo carnavalesco. Mais de 30 crianças e adolescentes foram cuidados durante os três principais dias do carnaval. A Secretaria promoveu ainda o tradicional Futebol do Papangu, realizado na terça-feira de Carnaval, no campo do Parque Poliesportivo. O tempo regulamentar foi empate com o placar de 2x2 e a disputa foi para os pênaltis. A equipe Rosa saiu vitoriosa. Mais de 44 atletas (infantis e adultos) participaram da competição este ano.
No que diz respeito à Infraestrutura, mais de 150 profissionais trabalharam nas frentes de limpeza urbana, iluminação, segurança pública e trânsito, através da Guarda Civil Municipal (GCM), do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (Debetrans) e equipes contratadas. Toda a operação da Folia do Papangu foi coordenada pelo Grupo de Carnaval (GT) da Prefeitura de Bezerros, com um trabalho integrado entre todas as secretarias municipais.
O Carnaval do Papangu 2024 contou com transmissão ao vivo das páginas oficiais da Prefeitura de Bezerros e também da TV Pernambuco. Foram mais de 48 horas de transmissão, sendo mais de 10 horas para todo o estado, nos quatro dias de festejos. A folia já é tida como uma das maiores da história. Polos como a Praça Centenária e Cultural ganharam destaque com a descentralização de atrações de peso que, tradicionalmente, se apresentavam no QG do Frevo, mas este ano subiram em novos palcos e fizeram a festa acontecer junto aos foliões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário