quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Médicos fazem protesto contra fechamento da Fusam, em Caruaru


Médicos integrantes do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe) e do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) se uniram nesta segunda-feira (19) para um ato simbólico em prol do Hospital Regional Jesus Nazareno, em Caruaru.

Os profissionais da saúde se encontraram pela manhã na área externa do hospital para promover um “Grande Abraço Simbólico” como forma de protesto contra o fechamento da unidade de saúde. O objetivo da ação é conseguir o melhoramento de toda a estrutura, bem como a promoção de assistência adequada para as gestantes do Agreste, seus familiares e bebês.

O Hospital Jesus Nazareno está prestes a fechar as portas e, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (SES), os atendimentos serão redirecionados para o Hospital da Mulher do Agreste (HMA), que deve ser entregue nos próximos meses. A pasta não informou a data em que a unidade de saúde deixará de funcionar.


Por meio de nota, a secretaria informou que "vem se empenhando em traçar estratégias para o melhor funcionamento de toda a rede de saúde, incluindo a rede materno-infantil. Formadas por profissionais técnicos, equipes da Secretaria-Executiva de Atenção à Saúde (SEAS), por meio da Diretoria Geral de Assistência Integral à Saúde (DGAS), têm monitorado as maternidades do estado e buscado identificar as melhores ações para potencializar a interiorização e a regionalização no acesso aos serviços"”.

O Hospital da Mulher do Agreste tem 13 mil metros quadrados de área construída. Está dividido em oito blocos e terá capacidade de realizar mais de 300 partos de alto risco por mês. Ela conta com Unidades de Cuidados Intermediários Neonatal e Canguru, de Terapia Intensiva Neonatal e adulto, Centro de Parto Normal e Banco de Leite Humano.

A previsão era de que o Hospital da Mulher do Agreste fosse entregue no final de 2023, o que não aconteceu. Uma data fixa para conclusão das obras ainda não foi divulgada pelo Governo do Estado.


Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário