sexta-feira, 13 de maio de 2022

SEXTA-FEIRA 13: por que a sexta-feira 13 é considerada um dia de azar? Saiba o significado da data

De acordo com a cultura oriental, o número 13 é considerado o ‘azar’.

Tradicionalmente, a sexta-feira 13 é uma data polêmica para algumas pessoas supersticiosas, que acreditam que o dia contém ‘energias negativas’. Mas você sabe de onde surgiu a superstição?

O QUE SIGNIFICA SEXTA-FEIRA 13?

Isso acontece porque, de acordo com a cultura oriental, o número 13 é considerado o ‘azar’. Quando a data ‘13’ cai em uma sexta-feira, tem gente que muda, até mesmo, os hábitos e a rotina, além de fazer simpatias para fugir da má sorte.

DE ONDE SURGIU A SUPERSTIÇÃO DA SEXTA-FEIRA 13?

A origem ainda é desconhecida, mas existem algumas teorias que podem contextualizar a ligação da data com o azar e o terror.
Cristianismo

A primeira delas parte do cristianismo, onde em sua última ceia, Jesus Cristo teria reunido todos os seus doze discípulos e, com ele, haviam 13 pessoas no local. A reunião teria acontecido na quinta-feira e no dia seguinte, sexta-feira, ele teria morrido.

Além disso, a tradição cristã ainda une o fato de ele ter morrido numa sexta-feira ablativa do apocalipse, que tem o número 13 como principal. Ainda na linha cristã, Adão e Eva também teriam comido o ‘fruto proibido’ em uma sexta-feira.

Mitologia

Algumas pessoas também acreditam que o ‘terror’ que envolve a sexta-feira tem relação com a mitologia.

Uma história de origem nórdica afirma que o Odin, rei da sabedoria e possuidor do conhecimento de todas as magias, teria feito um banquete e convidou outras doze divindades. Loki, que é o deus da discórdia e do fogo, não teria sido convidado para reunião.

Quando ficou sabendo do banquete, armou uma confusão que terminou na morte de um dos convidados. Na reunião 13 pessoas estariam presentes

GATO PRETO NA SEXTA-FEIRA 13

A história do gato preto é de longa data. Na Idade Média, acreditava-se que os gatos pretos, por seus hábitos noturnos, eram bruxas transformadas em animais, por isso existe a superstição de que cruzar com um gato preto é sinal de grande azar.

No século XV, o papa Inocêncio VIII chegou a incluir os gatos pretos na lista de seres hereges perseguidos pela Inquisição.

No entanto, em outras culturas os gatos dessa cor são venerados, pois são considerados invocadores de grande sorte.

Infelizmente, os gatinhos pretos ainda têm um alto risco de se tornarem vítimas da superstição. Aos donos de gatos, é melhor manter o seu animal em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário