sexta-feira, 20 de maio de 2022

Erick Lessa defende que guardas civis de Pernambuco sejam considerados policiais municipais


O deputado estadual Erick Lessa voltou a ressaltar o fortalecimento da Guarda Civil na garantia de segurança dos municípios. Nesta quinta-feira (19), Lessa participou da formatura da turma 005 de Guardas Civis Municipais ligados ao Consórcio Intermunicipal de Segurança Públicae Defesa Social (Conseg-PE), cuja solenidade ocorreu em um centro universitário particular em Caruaru. Na ocasião, foram formados 53 profissionais que atuarão em municípios como Jurema, Cupira, Toritama, Custódia e Betânia.

De acordo com o deputado, é necessário fortalecer, equipar e capacitar os guardas civis, além de inseri-los integralmente no sistema de segurança, recebendo o reconhecimento de polícia municipal, como aconteceu recentemente na cidade de Barreiros em Pernambuco. “Esses profissionais desempenham funções muito importantes na segurança pública, com um olhar integrado e baseado nos princípios constitucionais. Neste sentido, a formação integral e continuada, além do reconhecimento da sociedade e dos entes públicos, é fundamental para que os profissionais de segurança pública como um todo permaneçam cumprindo a complexa missão de proteger os cidadãos”, avaliou.

Ao longo do mandato, Lessa vem buscando avanços para a ampliação das guardas municipais em Pernambuco. O deputado integra a Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Assembleia Legislativa e coordenou a Frente Parlamentar que tratava do tema, sempre fomentando o debate para a implementação de ações efetivas visando ao bem-estar coletivo. Lessa ainda defende que os guardas municipais tenham acesso a equipamentos de proteção individual e coletivos mais adequados às suas funções, a exemplo de coletes balísticos, munições e armas de fogo.


Foto: Viliane Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário