quinta-feira, 25 de junho de 2026
Sobe para 164 o número de mortos após terremotos na Venezuela

Moradores e equipes de emergência permanecem próximos a prédios danificados após um terremoto em Catia La Mar, a cerca de 30 km a noroeste de Caracas, na madrugada de 25 de junho de 2026 ( AFP)
Pelo menos 164 pessoas morreram e quase mil ficaram feridas nos dois fortes terremotos de quarta-feira (24) na Venezuela, que provocaram o desabamento de dezenas de prédios, cortes de energia elétrica e pânico entre a população.
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, informou nesta quinta-feira (25) que os terremotos provocaram pelo menos 164 mortos e deixaram 971 feridos. Em um primeiro balanço, ela havia mencionado 32 mortes e mais de 700 feridos.
A área mais atingida pelo terremoto 'duplo' foi o estado de La Guaira, no norte do país, a quase 40 minutos de distância da capital, Caracas, que também sofreu danos.
Uma equipe da AFP nesta região costeira observou dezenas de prédios que desabaram ou ficaram com graves danos. Não havia energia elétrica e as pessoas passaram a noite nas ruas, procurando parentes entre os escombros.
"Não temos nada, agora não temos nada, nem sequer força, nem coragem para entrar ali, imagina", disse à AFP Larry Rojas, de 49 anos, diante de um prédio que desabou e onde sua família estava presa.
O primeiro terremoto, de 7,2 graus de magnitude, aconteceu às 18h04 (19h04 de Brasília), com epicentro 21 km ao oeste de Morón, no norte do país, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Quase um minuto depois, a alguns quilômetros de distância, aconteceu o segundo tremor, de 7,5 graus de magnitude, o mais potente registrado na Venezuela desde 1900, segundo dados do USGS.
"Foi terrível, foi terrível. Tudo, tudo desabou, tudo, tudo", disse Yilsmaris Blanco, moradora de La Guaira, de 39 anos.
"Agradecemos a Deus (...) porque estamos vivos, mas há pessoas que estão sofrendo com seus familiares soterrados, com seus familiares esmagados que não conseguem retirar", acrescentou.
Os terremotos foram tão potentes que também foram sentidos na Colômbia, onde algumas sirenes de alerta foram acionadas.
Segundo a presidente interina venezuelana, 30 tremores secundários foram registrados.
Equipes de resgate especializadas a caminho
O governo interino decretou estado de emergência nacional e declarou La Guaira como uma "zona de desastre"
Delcy Rodríguez afirmou que conversou com o coordenador da ONU no país e que "socorristas especializados" já estão a caminho da Venezuela "para apoiar nessas tarefas de resgate".
Ela também disse que seu governo estava "deslocando socorristas que estão em outros estados do país para concentrar esforços no estado de La Guaira e também na Grande Caracas".
Nas ruas de La Guaira, a população pedia ajuda e se mobilizava para tentar resgatar os moradores presos. A equipe da AFP viu pelo menos dois mortos.
"Tem gente viva ali e ninguém vem salvar", disse uma mulher cuja filha ficou soterrada após o desabamento de um prédio de 12 andares.
Os tremores também provocaram graves danos à infraestrutura do aeroporto internacional de Maiquetía, que atende à capital venezuelana. O terminal aéreo foi fechado.
Passageiros com voos cancelados e moradores da região passaram a noite no estacionamento do aeroporto.
Caracas ainda conta, no entanto, com o aeroporto militar de La Carlota, localizado em plena zona metropolitana.
Pânico em Caracas
Na capital, as cenas eram de destruição e pânico. Uma jornalista da AFP viu um edifício de 22 andares completamente destruído na área de Chacao, zona leste da cidade.
Pessoas gritavam os nomes de parentes nas ruas e alguns voluntários subiam nos escombros. "Precisamos de lanternas", pediu um deles ao cair da noite.
Do lado de fora do centro comercial Sambil, também em Chacao, Heidi Romero, uma vendedora de 42 anos, estava assustada com a dimensão dos tremores.
"Não sei quanto tempo durou. Eu estava no último andar. Caíram muitas coisas de algumas lojas. Saímos pelas escadas de emergência, foi por onde nos tiraram", disse à AFP.
Os terremotos foram sentidos com força nos estados de Trujillo, Carabobo, Miranda e La Guaira, segundo o ministro do Interior, Diosdado Cabello.
Ajuda dos Estados Unidos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que está em uma boa relação com a Venezuela desde que ordenou em janeiro a captura do então presidente Nicolás Maduro, prometeu ajudar seus "novos e grandes amigos".
Seguindo ordens de Trump, o secretário de Estado, Marco Rubio, anunciou que Washington "está enviando de maneira imediata equipes de busca e resgate, recursos médicos e assistência humanitária à Venezuela".
Rodríguez informou depois que teve uma conversa telefônica com Rubio, "que expressou sua solidariedade e apoio ao povo venezuelano nestes momentos difíceis".
Muitos países da América Latina, assim como Espanha, Itália, Suíça, China e Índia, também expressaram solidariedade e ofereceram ajuda.
Especialistas da ONU pediram a Caracas para "desbloquear imediatamente" o acesso às redes sociais e aos meios de comunicação para facilitar as tarefas de socorro.
A Venezuela é cenário frequente de abalos sísmicos. Os terremotos mais fortes das últimas décadas aconteceram em 1997 em Cariaco (nordeste), com 73 mortos, e em 1967 em Caracas, com 236 falecidos.
Balanço: 21 pessoas são assassinadas em Pernambuco na véspera e Dia de São João; dois crimes ocorreram em Caruaru
Homicídio em Caruaru – Foto: Reprodução/Blog Adielson GalvãoO Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) contabilizou 21 assassinatos na véspera (23) e Dia de São João (24) em Pernambuco. Entre as vítimas, três mulheres, mortas em Caruaru, Recife e Petrolina. São 188 crimes neste mês de junho. Este ano, de janeiro até agora, mataram no Estado 1.362 pessoas.
Em Caruaru, foram registrados dois homicídios na véspera de São João. O primeiro crime aconteceu na rua Aureliano de Góis, bairro Santa Rosa, vitimando uma mulher. Jéssica Tainara Silva Lipa, 25 anos, foi morta dentro de casa com tiros na região da cabeça. A jovem estava usando tornozeleira eletrônica, pois já tinha sido presa por tráfico de drogas. Autoria do crime é desconhecida.
O segundo homicídio ocorreu no Residencial Luiz Bezerra Torres. Teve como vítima o segurança Ian Antônio de Oliveira, de 23 anos, morto a tiros na frente de casa. O jovem tinha acabado de voltar do trabalho quando foi executado.
São 7 homicídios neste mês de junho em Caruaru. Este ano mataram no município 60 pessoas.
No Agreste, também foram registrados homicídios nos municípios de Cupira, Agrestina, Lagoa dos Gatos e Cachoeirinha.
Em Serra Talhada, no Sertão, aconteceu um tiroteio na Estação do Forró, resultando em uma morte e 15 pessoas feridas. Entre as vítimas, cinco policiais militares. O suspeito de efetuar os disparos, um homem de 36 anos, foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.
Jornalismo Liberdade
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Mulher é assassinada a tiros dentro de casa em Caruaru
Uma mulher foi assassinada dentro de sua residência na tarde desta terça-feira (23), no bairro Santa Rosa, no município de Caruaru, Agreste de Pernambuco.
A vítima, identificada como Jéssica Taynara Silva Lira, de 26 anos, foi atingida por diversos disparos de arma de fogo e morreu no local antes de receber atendimento médico.
De acordo com informações da polícia, Jéssica possuía antecedentes criminais, tinha envolvimento com o tráfico de drogas, já havia sobrevivido a uma tentativa de homicídio e estava sendo monitorada por meio de tornozeleira eletrônica.
Após a realização dos procedimentos periciais, o corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.
Até o momento, a autoria e a motivação do crime permanecem desconhecidas. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Fonte: Portal Agreste Violento
MPPE investiga denúncias de abuso sexual contra ex-alunas de escola estadual em Garanhuns
Caso envolve relatos de abusos que teriam acontecido em 2021 na EREM Henrique Dias. Ministério Público apura denúncias de que outras estudantes também podem ter sido vítimas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/K/K/AiNPcgRkO8cqrNePpzVQ/erem-henrique-dias.png)
O Ministério Público de Pernambuco recebeu denúncias de crimes contra a dignidade sexual que teriam ocorrido em escola estadual de Garanhuns — Foto: Reprodução/Google Street View
O Ministério Público de Pernambuco investiga denúncias de abuso sexual contra ex-alunas de uma escola estadual em Garanhuns. O suspeito era professor e hoje é diretor.
A investigação começou após denúncia feita em abril deste ano. Os crimes teriam ocorrido no fim de 2021 contra uma estudante da época.
O órgão apura se outras estudantes foram vítimas. A denúncia aponta que a escola apenas transferiu o investigado de função na época.
A Secretaria de Educação de Pernambuco declarou não ter sido notificada. A pasta afirmou que vai colaborar com as investigações.
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) está investigando denúncias de abuso sexual contra ex-alunas da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Henrique Dias, em Garanhuns, no Agreste do estado. O principal investigado trabalhava na unidade de ensino como professor na época dos fatos e agora estaria ocupando o cargo de diretor.
A investigação começou após uma denúncia feita em abril deste ano à Ouvidoria do MPPE. Segundo o relato que consta em procedimento do MPPE acessado pelo g1, os casos teriam ocorrido no fim de 2021. Uma das supostas vítimas, que era aluna da escola na época, teria sofrido assédios e abusos praticados pelo investigado.
De acordo com o documento, a denúncia afirma que a estudante foi manipulada e coagida pelo suspeito, que teria se aproveitado de um momento de vulnerabilidade para cometer os abusos.
O Ministério Público também apura a informação de que outras alunas da escola podem ter sido vítimas do mesmo homem. A denúncia aponta ainda que a instituição teria recebido relatos sobre a situação na época, mas que o investigado teria sido apenas transferido de função.
Diante das informações recebidas, o MPPE determinou a realização de novas investigações e quer ouvir a principal vítima citada na denúncia para reunir mais detalhes e possíveis provas sobre o caso.
Ao g1, a Secretaria de Educação de Pernambuco informou que ainda não foi oficialmente comunicada sobre o caso, mas afirmou que adotará as medidas necessárias assim que tiver acesso às informações. A pasta também declarou que repudia qualquer forma de violência e que está à disposição para colaborar com as investigações.
A reportagem não conseguiu contato com a defesa do investigado, e nem com a Polícia Civil, até a última atualização desta matéria. O espaço segue aberto para manifestação.
Por g1 Caruaru
Tiroteio em festa de São João deixa um morto e 15 feridos em Serra Talhada, no Sertão

Tiroteio em festa junina deixou um morto e 15 feridos em Serra Talhada, no Sertão (Reprodução/Redes Sociais)
Ao menos uma pessoa morreu e 15 ficaram feridas durante um tiroteio na Estação do Forró, em Serra Talhada, no Sertão, durante os festejos juninos, na madrugada desta quarta-feira (24). Entre as vítimas, estão cinco policiais militares.
O suspeito de efetuar os disparos, um homem de 36 anos, foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. Já as outras 15 vítimas receberam atendimento médico no Hospital Eduardo Campos e no Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam).
Em nota, a Polícia Militar de Pernambuco informou que a Secretaria de Defesa Social (SDS) do estado atuou na ocorrência por meio de duas operativas.
O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) foi acionado e mobilizou três viaturas, sendo duas ambulâncias de resgate e uma viatura de combate a incêndio e salvamento, que atuaram em conjunto com equipes do Samu e de ambulâncias locais.
“A Polícia Militar de Pernambuco acompanha a ocorrência e o estado de saúde das vítimas, prestando o apoio necessário às equipes envolvidas”, disse a PMPE. “A Polícia Civil de Pernambuco instaurará inquérito policial para apurar rigorosamente as circunstâncias e motivações da ocorrência.”
Pernambuco recebe mais de 25 mil doses de vacina que combate doenças como pneumonia e meningite

Crianças menores de 5 anos que não completaram o esquema vacinal já podem ser vacinadas pelo SUS (Foto: Marcelo camargo/Agência Brasil)
Pernambuco recebeu um lote inicial de 25.700 doses da vacina Pneumo 20, que protege contra 20 sorotipos da bactéria pneumococcus, causadora de doenças graves como pneumonia e meningite. Crianças menores de 5 anos que não completaram o esquema vacinal já podem ser vacinadas pelo SUS.
A estratégia nacional de imunização foi lançada no último fim de semana pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “Estou muito feliz de a gente poder transformar essa vacinação em realidade. Eu pude ver as primeiras bebezinhas, com dois meses de idade, já sendo protegidas com essa vacina, que é uma vacina que protege contra 20 tipos dessa bactéria, que é o pneumococcus. E como essa vacina é muito mais ampla do que a que a gente utilizava, ela vai proteger ainda, contra pneumonia grave e contra meningite”, destaca Padilha.
As vacinas destinadas a Pernambuco fazem parte das primeiras 573,7 mil doses já enviadas para os outros estados. A previsão do Ministério da Saúde é disponibilizar mais de 6,1 milhões de doses ao longo deste ano para todo o país.
Esse é o quarto imunobiológico incorporado ao calendário infantil do SUS durante a atual gestão — na rede privada, o custo do imunizante ultrapassa R$ 500.
O diferencial da nova vacina é a ampliação da proteção imunológica, relacionada aos sorotipos que mais causam pneumonia invasiva, especialmente os tipos 3, 6A e 19A, sendo mais abrangente do que as formulações anteriores. A vacina também atua contra a otite média, condição que pode levar à perda auditiva e infecção generalizada que pode levar à morte.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença pneumocócica é a maior causa de mortalidade infantil por doença prevenível. No Brasil, entre 2023 e 2025, foram registrados 4,6 mil casos de meningite pneumocócica e 1,4 mil óbitos no Brasil, o que representa uma taxa de letalidade superior a 30%. Entre crianças menores de 5 anos, foram 616 casos e 188 mortes no mesmo período.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da vacina em dezembro de 2023. As primeiras doses começaram a ser aplicadas na rede privada em 2025, mas com acesso restrito devido ao alto custo. Com a incorporação ao SUS, a vacina passa a ser ofertada gratuitamente à população.
Novo esquema vacinal substitui vacinas anteriores
Com a incorporação da Pneumo 20, o Ministério da Saúde iniciará uma transição gradual para substituir as vacinas conjugadas Pneumo10 e Pneumo13 e a polissacarídica 23.
A nova vacina amplia a proteção contra um número maior de sorotipos da bactéria pneumococo e aumenta o potencial de prevenção de casos graves.
Quem pode tomar a Pneumo 20
Crianças menores de 5 anos;
Povos indígenas maiores de 5 anos de idade (sem histórico vacinal com pneumo conjugada);
Idosos com 60 anos ou mais acamados e/ou institucionalizados;
Pessoas com condições clínicas especiais, atendidas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs).
Esquema Vacinal
Durante o período de transição, o esquema vacinal básico para a criança seguirá o seguinte modelo: uma dose da Pneumo 20 aos 2 meses de idade; uma dose da Pneumo 10 aos 4 meses, e uma dose de reforço da Pneumo 20 aos 12 meses, respeitando o intervalo mínimo de 60 dias entre a segunda dose e o reforço. As vacinas VPC13 e VPP23 serão utilizadas em estratégias diferenciadas até a finalização dos estoques.
Essa estratégia será mantida até o término dos estoques da Pneumo 10. Após o esgotamento dessas doses, o esquema vacinal passará a utilizar exclusivamente a Pneumo 20. Por meio da Caderneta Digital de Saúde da Criança, disponível no aplicativo Meu SUS Digital, pais, mães e responsáveis podem acompanhar, em tempo real, o histórico de vacinação.
João Campos aproveita véspera de São João para visitar cidade reduto de Raquel Lyra

João Campos (PSB) visitou Caruaru, no Agreste (Fotos: Edson Holanda)
O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), esteve, nesta terça-feira (23), em Caruaru, no Agreste. O líder da Frente Popular percorreu o Alto do Moura acompanhado de apoiadores, recebeu manifestações da população e reforçou sua presença política em um dos principais redutos eleitorais da governadora Raquel Lyra (PSD). A cidade se soma a uma lista de polos juninos visitados pelo ex-prefeito do Recife nos últimos dias, a exemplo de Araripina, Serra Talhada e Arcoverde.
O socialista passou pelo Alto do Moura e a Casa-Museu Mestre Vitalino. “Estou aqui no Alto do Moura vendo essa maravilha da cultura pernambucana e nordestina. Viva o Mestre Vitalino, o verdadeiro rei do barro, que através de sua arte deu significado à luta do povo do Nordeste brasileiro. Mestre Vitalino é um patrimônio da cultura pernambucana e nordestina”, declarou João.
O pré-candidato esteve acompanhado de nomes da política de Caruaru, como os ex-prefeitos José Queiroz e Tony Gel, a ex-deputada Laura Gomes e os pré-candidatos a deputados Delegado Lessa (Republicanos), Dilson Oliveira (PSB) e Vitinho Maia (PSB). Também estiveram presentes o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), os prefeitos Ruben Lima (Panelas), Josué Mendes (Agrestina) e Josafá Almeida (São Caetano), as deputadas federais Tabata Amaral (PSB) e Maria Arraes (PSB), o deputado federal Pedro Campos (PSB) e lideranças de outros municípios.
Mais cedo, João Campos também esteve em Gravatá. Acompanhado de apoiadores, ele passou por ruas do centro do município e percorreu os corredores do mercado público, conversando com a população
Jovem é morto a tiros na zona rural de Taquaritinga do Norte
A vítima morreu logo após dar entrada no hospital
Um homicídio ocorreu no início da manhã desta terça-feira (23), no Sítio Placas, na zona rural de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco.
A vítima foi identificada, até o momento, apenas como Vital. Segundo as informações iniciais, o jovem foi atingido por disparos de arma de fogo e chegou a ser socorrido para o Hospital Geral Severino Pereira da Silva.
Apesar dos esforços da equipe médica, ele não resistiu aos ferimentos e morreu pouco após dar entrada na unidade de saúde.
A idade da vítima não foi informada pelas autoridades.
Até o momento, a autoria do crime, a motivação e o tipo de arma utilizada permanecem desconhecidos.
A Polícia Civil instaurou inquérito e ficará responsável pelas investigações para esclarecer as circunstâncias do homicídio e identificar os responsáveis pelo crime.
terça-feira, 23 de junho de 2026
Em Queimada de Jurema, Deputada Débora Almeida entrega caminhão frigorífico e inaugura unidade de beneficiamento de frutas
A deputada estadual Débora Almeida (PSD) cumpriu mais uma importante agenda de entregas e fomento à economia local. Em parceria com o Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE) e do programa PE Produz, a parlamentar celebrou a inauguração da Unidade de Beneficiamento de Polpa de Frutas e a entrega de um caminhão frigorífico zero quilômetro para a Associação de Desenvolvimento Rural (ADR).
O investimento total na aquisição do veículo foi de R$ 450 mil, viabilizado através de ações articuladas que contaram também com emenda parlamentar da própria deputada no valor de R$ 100 mil, destinada à compra de maquinários essenciais para a associação — incluindo uma câmara frigorífica e despolpadeiras de aço inox.
A nova estrutura vai transformar a realidade dos produtores locais de maracujá, acerola, umbu e manga, combatendo diretamente o desperdício de frutas na região e agregando valor ao trabalho dos agricultores. Com a capacidade de congelar e processar a produção, as famílias agora ganham a oportunidade de comercializar as polpas em larga escala.
Essa nova dinâmica de vendas garante uma fonte de renda direta e sustentável para dezenas de produtores da comunidade, promovendo a autonomia financeira no campo. Além de transformar a vida das famílias beneficiadas, a comercialização gera um ciclo de desenvolvimento que movimenta o comércio de Jurema e do Estado, impulsionando a economia regional através do agronegócio familiar. A iniciativa também surge como uma ferramenta essencial no combate ao desemprego na região, criando novos postos de trabalho desde a colheita até a etapa final de distribuição e venda dos produtos.
"Hoje é um daqueles dias em que a gente dá graças a Deus por exercer um mandato e poder transformar a vida das pessoas. Conheci a Daniele [presidente da associação] em 2022 por uma mensagem no Instagram e hoje estamos aqui entregando essa estrutura completa", destacou a deputada Débora Almeida.
A solenidade contou com a presença de Roberta Andrade, presidente da ADEPE, e de dezenas de moradores e trabalhadores rurais da comunidade. Com o caminhão e a fábrica em pleno funcionamento, a expectativa é que a produção de Queimada de Jurema ganhe escala e passe a abastecer não apenas outras regiões de Pernambuco, mas também diversos estados do Nordeste.
Fonte: Assessoria
Fotos: Matheus Augusto
Fotos: Matheus Augusto
Balanço: 11 pessoas assassinadas em Pernambuco durante 24 horas
Homicídio em Gravatá – Foto: Reprodução/WhatsAppRegistrados 11 homicídios nessa segunda-feira (22) em Pernambuco, sendo 8 crimes no interior e 3 no Grande Recife. São 167 assassinatos neste mês de junho. Este ano, de janeiro até agora, mataram no Estado 1.336 pessoas.
Em Gravatá, um jovem identificado como Guilherme Cristian Nunes Magalhães, de 23 anos, foi assassinado nas proximidades do Pátio de Eventos. A vítima estaria trabalhando na área de segurança quando foi atingida por tiros.
Em Itambé, na Zona da Mata Norte, aconteceu um duplo homicídio. Dois homens foram assassinados em via pública. As vítimas foram atingidas por cerca de 30 tiros de pistola. O crime pode ter ligação com as drogas.
Jornalismo Liberdade
Geraldinho Lins é atração confirmada na Cavalgada de Santana, que começa na Pousada da Paixão, em Nova Jerusalém
A XXIII Cavalgada de Santana será realizada no dia 25 de julho e promete reunir cavaleiros, amazonas e amantes do forró em um dos eventos mais tradicionais da região. A programação começa às 11h, com concentração na Pousada da Paixão, em Nova Jerusalém. Às 15h, os participantes seguem em cavalgada até a Fazenda Mandacaru, onde acontece a grande festa.
Atrações confirmadas: Geraldinho Lins, Assum Preto, PV Calado, Rubieno Catanha e Fim de Feira.
- 12 HORAS DE FORRÓ
- OPEN BAR
- OPEN FOOD
- CERVEJA OFICIAL: AMSTEL
Os kits da cavalgada estão à venda no 2º lote, pelo valor de R$ 400,00, mediante a entrega de 3 quilos de alimentos não perecíveis.
A camisa oficial da edição 2026 também já está disponível para os participantes.
A expectativa da organização é receber um grande público de diversas cidades de Pernambuco e de estados vizinhos para celebrar a tradição e a cultura nordestina.
Serviço;
Evento: XXIII Cavalgada de Santana
Data: 25 de julho
11h: Concentração na Pousada da Paixão, em Nova Jerusalém
15h: Saída da cavalgada para a Fazenda Mandacaru.
Vendas e informações: (81) 99673-0805 e (81) 99673-0815.
Homem compra carro roubado por R$8,6 mil e é detido pela PRF em Caruaru
Embaixo do tapete do veículo foi apreendida uma réplica de pistola
Um homem que estava em um carro roubado foi detido com uma réplica de pistola, no domingo (21), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O motorista informou que havia adquirido o veículo por R$8,6 mil a partir de um anúncio na internet.
Durante a abordagem em uma via de acesso à BR 232, os policiais realizaram uma verificação no carro e encontraram diversos sinais de adulteração. Ao descobrir a placa verdadeira, foi encontrado um registro de roubo desde janeiro de 2023 em São Joaquim do Monte, também no Agreste.
Em uma busca no interior do carro, a equipe localizou uma réplica de pistola embaixo do tapete do passageiro.
O motorista alegou que havia adquirido o veículo há cerca de um ano e meio, mas não soube informar o nome do vendedor e nem portava documentos da transação. Sobre o simulacro, ele disse que não sabia da existência da pistola.
O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Caruaru, para a adoção das providências legais.
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Mutirão “Brejo Tem Saúde” oferecerá consultas e exames especializados para reduzir filas de espera
Nos dias 13, 14 e 15 de julho, a Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o mutirão “Brejo Tem Saúde”, com o objetivo de reduzir as filas de espera da regulação, atendendo demandas oriundas da Atenção Primária à Saúde.
Durante os dias de mutirão, serão ofertadas consultas com as seguintes especialidades: angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, reumatologia e urologia.
Também serão realizados procedimentos como ultrassonografia, eletrocardiograma, ecocardiograma, colonoscopia, endoscopia, biometria ultrassônica monocular, mapeamento de retina, microscopia especular de córnea e tonometria.
Os pacientes devem procurar a Central de Regulação, localizada na Policlínica Jerônimo César Tavares, na Praça Abel de Freitas, para obter mais informações sobre os atendimentos e procedimentos disponíveis.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, garantindo mais agilidade nos atendimentos e promovendo mais qualidade de vida para os brejenses.
Fonte: Assessoria
PRF detém dois homens com carro furtado e galo de briga em Caruaru
Motorista admitiu que estava retornando de uma rinha e carregava um troféu da disputa
Dois homens que estavam em um carro furtado foram detidos, no domingo (21), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 232, em Caruaru, no Agreste pernambucano. No porta-malas do veículo, foi encontrado um galo de briga e o passageiro transportava cerca de R$14 mil, que seriam provenientes de uma rinha.
Uma equipe do Grupo de Motociclismo da PRF realizava uma fiscalização da Operação São João, quando abordou um carro ocupado por dois homens. Durante a verificação do veículo, foram encontrados sinais de adulteração e um registro de furto desde fevereiro do ano passado no Recife.
Ao abrir o porta-malas, a equipe encontrou um galo com as patas amarradas e dentro de uma sacola de pano. Já o passageiro transportava uma pochete com diversas cédulas, que totalizaram R$14.076,00.
O passageiro admitiu que estava retornando de uma rinha e que o dinheiro seria proveniente da premiação da disputa. Ele também portava um troféu, uma seringa com medicamentos e esparadrapo.
Os homens foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Caruaru. A equipe emitiu um Termo Circunstanciado de Ocorrência por maus-tratos para o passageiro, enquanto o motorista poderá responder por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo.
Presidente da Câmara de São Bento do Una, Léo da Ação Social, declara apoio à reeleição de Débora Almeida durante transmissão ao vivo
Em uma transmissão ao vivo realizada na tarde deste domingo (21), conduzida pelo comunicador Jadilson Gonçalves, na TV SBUna, o presidente da Câmara Municipal de São Bento do Una, vereador Léo da Ação Social (MDB), oficializou publicamente seu apoio à reeleição da deputada estadual e ex-prefeita do município, Débora Almeida (PSD).
Durante a live, Léo destacou a importância da construção de alianças políticas voltadas ao fortalecimento do município e ressaltou a confiança no trabalho desenvolvido pela parlamentar ao longo de sua trajetória pública.
Em relação à deputada Débora, Léo lembrou da lealdade do grupo local, integrada pelo empresário e ex-prefeito de São Bento do Una hoje oposicionista, em relação a todos os gestos de acolhimento e apoio ao seu mandato na Câmara, o que o motivou a escolher apoiar a reeleição da deputada para a Alepe.
“É com união, diálogo e parceria que vamos seguir fortalecendo nossa cidade, buscando mais investimentos, mais oportunidades e mais conquistas para o nosso povo. São Bento do Una precisa de representação forte, compromisso de verdade e gente disposta a trabalhar. E é isso que estamos construindo juntos”, afirmou o presidente do Legislativo municipal em suas redes sociais.
Presente nos estúdios da TV SBuna, local onde ocorreu a retransmissão do anúncio, Débora Almeida agradeceu a manifestação de apoio e fez questão de destacar a trajetória política de Léo da Ação Social, enaltecendo sua postura de lealdade política, compromisso público e atuação alinhada com pautas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população são-bentense. Ela relembrou as boas parcerias do seu grupo político com Léo, mas enfatizou o respeito que sempre nutriu a relação entre ambos, até mesmo quando este trilhou por um período com a oposição. “Agradeço esse gesto do Vereador Léo. Ele tem compromisso, é leal e tem lado: isso é primordial na política pois são virtudes raras na maioria dos políticos atuais e isso conquista o respeito das pessoas! Grato pela confiança” destacou a parlamentar.
TRAJETÓRIA POLÍTICA CONSOLIDADA
Cumprindo atualmente seu quarto mandato no Legislativo de São Bento do Una, Léo da Ação Social chega à atual legislatura como uma das principais lideranças políticas do município. Nas eleições de 2024, foi um dos vereadores mais votados da cidade, alcançando 5,42% dos votos válidos, desempenho que fortaleceu sua articulação política e resultou, posteriormente, em sua eleição para a presidência da Casa Vereador Irlando Galvão Cavalcante.
Aos 45 anos, o parlamentar construiu sua trajetória pública a partir de forte conexão com as demandas populares. Antes da vida política, atuou como mototaxista e consolidou ampla relação com o eleitorado local, fator que contribuiu para sua crescente projeção política no município.
No exercício do mandato, Léo vem se destacando pela atuação constante em pautas ligadas principalmente à saúde pública e infraestrutura urbana, apresentando projetos de lei, indicações e requerimentos voltados à ampliação dos serviços públicos e melhoria das condições de vida da população.
Entre suas principais iniciativas estão requerimentos solicitando a realização de mutirões de exames e consultas especializadas, nas áreas de Neuropediatria, Ortopedia e Endocrinologia, com o objetivo de reduzir a fila de espera da rede municipal de saúde.
Na área de infraestrutura, o vereador também mantém atuação frequente junto ao Poder Executivo, cobrando providências para a solução de problemas históricos relacionados ao saneamento básico, esgoto a céu aberto e pavimentação de ruas em diversos bairros da cidade.
A declaração de apoio a Débora Almeida reforça o movimento de consolidação política da deputada em São Bento do Una, município onde mantém forte base eleitoral e histórico de atuação administrativa reconhecida pela população.
Fonte: Assessoria
Fotos: Matheus Augusto
PRF detém casal com 23 Kg de maconha escondidos dentro de painel de carro em Cachoeirinha
Odor da droga chamou a atenção dos policiais durante a abordagem
Um casal que transportava 23,7 Kg de maconha foi detido, na tarde de domingo (21), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 423, em Cachoeirinha, no Agreste pernambucano. A droga estava escondida dentro do painel de um carro, que era acessado por meio de um dispositivo eletrônico.
Equipes da PRF de Garanhuns e do Grupo de Motociclismo realizavam uma fiscalização da Operação São João no km 37 da rodovia, quando abordaram um carro ocupado por um casal. Ao se aproximar do veículo, a equipe sentiu um forte odor de maconha que saía do interior do automóvel.
Durante a fiscalização, o casal entrou em contradição e chamou a atenção dos policiais, que realizaram uma busca detalhada, até localizar um dispositivo eletrônico de trava na central multimídia. Após ativado através de um botão, o equipamento se soltou e revelou um compartimento oculto no painel, onde estavam escondidos 29 tabletes da droga.
O homem e a mulher foram encaminhados junto com o entorpecente à Delegacia de Polícia Civil de Belo Jardim. Eles poderão responder por tráfico de drogas, que prevê pena de cinco a 15 anos de reclusão.
Balanço: 29 pessoas assassinadas no fim de semana em Pernambuco; um crime aconteceu em Caruaru
Homicídio em Caruaru – Foto: Reprodução/Blog Adielson GalvãoRegistrados 29 homicídios no fim de semana em Pernambuco. São 156 assassinatos neste mês de junho. Este ano, de janeiro até agora, mataram no Estado 1.325 pessoas.
Em Caruaru, um homem não identificado foi assassinado a facadas às margens do Rio Ipojuca, próximo da Feira do Troca. O corpo foi localizado na manhã deste domingo (21) e estava carbonizado.
Este foi o 5º homicídio deste mês de junho em Caruaru. Este ano, de janeiro até agora, mataram 58 pessoas no município.
Em Santa Cruz do Capibaribe, um homem foi assassinado a tiros dentro de casa, na Vila do Poço Fundo. A vítima foi identificada como Matheus Braz, de 28 anos. Autoria e motivação do crime são desconhecidas.
Em Timbaúba, na Zona da Mata, aconteceu um duplo homicídio. Mãe e filha foram assassinadas a tiros dentro de casa. Jaqueline Euclides da Silva, de 30 anos, e Emilly Victória da Silva, de 13, foram mortas em um dos quartos da residência.
Jornalismo Liberdade
Central reage no segundo tempo, empata com o Ferroviário e deixa decisão aberta na Série D

Central e Ferroviário ficam no 1 a 1 no jogo da ida da segunda fase da Série D (Foto: Gustavo Ramos - J2 Fotografia)
Foram dois tempos distintos no Lacerdão. Depois de uma primeira etapa truncada e de pouca criatividade ofensiva, o Central foi para o intervalo em desvantagem após o gol de Ciel para o Ferroviário. No segundo tempo, a Patativa voltou mais agressiva, aumentou a pressão sobre a defesa da equipe cearense e chegou ao empate em uma bela cobrança de falta de Diego Viana. A boa volta da Patativa surgiu após abrir mão de Erivelton e a entrada de Cesinha. O time ficou com dois pontas velozes para criação de volume de jogo. O poder ofensivo ainda veio quando Mamute entrou em campo. O 1 a 1 deixa a decisão totalmente aberta para o jogo da volta, em Fortaleza.
Jogo de volta
Central e Ferroviário voltam a se enfrentar no próximo domingo, em Fortaleza, às 17h, pela partida de volta da segunda fase da Série D. Como houve empate no Lacerdão, quem vencer avança para a próxima fase da competição. Em caso de nova igualdade no placar agregado, a vaga será decidida nas cobranças de pênaltis.
Primeiro tempo
Segunda pessoa mais velha do Brasil, pernambucana completa 115 anos cercada pela família

Católica praticante, Beatriz costumava dizer que chegou aos 100 anos por ter sido obediente aos pais e por manter a fé (Foto: Maurício Ferry/DP Foto)
Moradora de Jaboatão dos Guararapes, Beatriz Ferreira Duarte celebra 115 anos de vida neste domingo (21). Nascida em 21 de junho de 1911, em Moreno, ela é a segunda pessoa mais velha do Brasil e a sexta do mundo, de acordo com a organização internacional LongeviQuest, que valida registros de pessoas que ultrapassam os 110 anos de vida.
Dona de casa durante toda a vida, Beatriz construiu uma grande família. Teve oito filhos, dos quais três seguem vivos, sete netos, 12 bisnetos e uma tataraneta. "E está vindo outro tataraneto, mas, se brincar, minha mãe tem mais saúde do que ele", brinca a aposentada Bernardete Duarte, de 70 anos de idade, que é filha de Beatriz.
Ela conta que a comemoração deste domingo conta com a presença de todos os filhos e netos da matriarca. "Eu me sinto a pessoa mais privilegiada do mundo. Ela sempre iluminou nosso caminho com a fé que tinha em Deus. A família Duarte tem uma bênção muito grande por ter convivido tanto tempo com ela", afirma.
Para Bernardete, o segredo para a longevidade da mãe está na tranquilidade com que sempre conduziu a vida. "Ela nunca foi uma pessoa desesperada. Sempre manteve a calma diante de todas as situações. Dizia que devemos viver o dia de hoje, porque o amanhã pertence a Deus", lembra.
Católica praticante, Beatriz costumava dizer que chegou aos 100 anos por ter sido obediente aos pais e por manter a fé. A alimentação saudável e a vida no campo durante a juventude no sítio de Macujé, na Zona Rural de Jaboatão, também são apontadas pela família como fatores importantes.
"Minha mãe não faz uso contínuo de nenhum medicação e a gente só faz os exames anuais para gastar dinheiro, porque nunca apontam nada. Fazia corrida até os 104 anos de idade e gostava de nadar", conta Bernardete.
Atualmente, Beatriz mora com a filha Dulce e conta com o auxílio de uma cuidadora. Apesar da tranquilidade costumeira, costuma perder a paciência na hora do banho e de deixar sua poltrona favorita, que pertenceu ao esposo, falecido no início dos anos 1990.
"Hoje em dia ela está diferente, fala pouco, mas em alguns momentos a gente vê que ela entende sim as coisas. Quando ela passa pela cadeira dela e vê minha irmã sentada, manda ela sair", diverte-se Bernadete.
Conhecida entre os familiares como uma mulher de muita disposição e coragem, Beatriz costumava dizer que "ninguém fica para semente". Sua fé sempre a ajudou a atravessar os momentos de luto e perdas durante 115 anos de vida.
"Nunca vi minha mãe perder o controle ou agir com desespero. A maior lembrança que tenho dela é essa fortaleza e essa calma para enfrentar tudo. Chegar à minha idade com minha mãe viva é uma benção", destaca a filha.
Petrúcio Amorim faz desabafo durante show no Alto do Moura: "Estou muito triste. Não era para eu estar aqui"

Desabafo ocorreu durante apresentação neste sábado (20) (Foto: Jorge Farias)
O cantor pernambucano fez um desabafo durante o show de sábado (20), no polo do Alto do Moura, em Caruaru, no Agreste pernambucano. Registros da declaração têm repercutido nas redes sociais.
O compositor pernambucano, nascido na cidade considerada a capital do forró, contou que tentaram retirá-lo da programação do palco e levar o show para a área rural do município.
“Estou muito triste, não era para eu estar aqui. Eles tinham me colocado lá na Zona Rural. Depois de muita conversa me trouxeram para cá”, revelou Petrúcio.
Ainda segundo ele, o show ficou marcado para o meio-dia, horário distante dos principais shows da programação.
Assinar:
Postagens (Atom)




.jpeg)


