quarta-feira, 14 de maio de 2025

Santuário Frei Damião de Bozzano será construído em Caruaru; restos mortais do missionário podem ser transferidos para PE

Carta enviada ao Vaticano autoriza transferência. A partir do novo templo, o turismo religioso deve ser impulsionado na região.

Frei Damião de Bozzano nasceu na Itália e morreu no Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp

Caruaru, no Agreste de Pernambuco, receberá um novo Santuário Frei Damião de Bozzano. A informação foi divulgada nesta terça-feira (13) após uma reunião entre o prefeito, Rodrigo Pinheiro, e frades da província. Com o novo templo, devotos de todo o mundo poderão vir para Capital do Agreste.

De acordo com a prefeitura de Caruaru, uma carta enviada pelo Vaticano aos frades autoriza a transferência dos restos mortais de Frei Damião para o município e fiquem no Santuário. O termo de cooperação técnica para construção do local será assinado ainda no mês de maio.

Apresentado como “Projeto de Lei Frei Damião de Bozzano”, o objetivo é promover o desenvolvimento do turismo religioso no município, atraindo visitantes e valorizando as manifestações culturais e espirituais locais. Este projeto foi encaminhado à Câmara de Vereadores, que será votado em sessão ordinária.

A Prefeitura será uma das parceiras neste projeto, garantindo todos os trâmites legais para a construção do Santuário, além de executar todos os projetos estruturais, arquitetônicos e técnicos. Com isso, a gestão municipal começa a alavancar o turismo religioso no município.

“Nós precisamos construir o espaço, em Caruaru, para acolher todos os devotos de Frei Damião espalhados pelo Nordeste e pelo Brasil. Tivemos uma reunião com o prefeito e seus assessores e foi muito satisfatória, muito cheia de esperança”, disse Frei Dimas, que está como reitor do Memorial Frei Damião do Agreste.



História de Frei Damião no Brasil


Segundo informações da Igreja Católica, Frei Damião chegou ao Brasil, em 1931, e passou a morar no Recife. Pio Giannotti, seu nome de batismo, participou de “Santas Missões” durante 66 anos de vida religiosa.

Ele nasceu em Bozzano, na Itália, em 5 de novembro de 1898. Aos 13 anos ingressou na vida religiosa, e em 1915, aos 17 anos, emitiu os primeiros votos religiosos e recebeu o nome de Damião.

Frei Damião morreu no Recife, em 1997, aos 98 anos. Ele ficou internado, por vários dias, em um hospital particular.


Por g1 Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário