segunda-feira, 19 de maio de 2025

Operação apreende 78 quilos de cocaína na Zona da Mata; duas mulheres são presas em flagrante

Investigação foi iniciada após prisão do líder do grupo, em 2018, com mais de uma tonelada de maconha.

Material apreendido pela 'Operação Conexão Cuiabá' em Capina — Foto: Ficco/Divulgação

Uma operação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Pernambuco (Ficco), deflagrada na sexta-feira (16), apreendeu mais de 78 quilos de cocaína na cidade de Carpina, na Mata Norte do Estado. Duas mulheres que guardavam a droga foram presas em flagrante .

A operação “Conexão Cuiabá” cumpriu cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça nas cidades de Camaragibe e São Lourenço da Mata, no Grande Recife, Carpina, na Mata Norte, e em João Pessoa, na Paraíba.

A investigação que deu origem à operação foi articulada após a prisão do líder do grupo, em 2018, na cidade de Carpina. Segundo a Ficco, na ocasião, foi apreendida mais de uma tonelada de maconha.

O objetivo da operação era desarticular uma associação criminosa voltada ao tráfico de drogas. O grupo também é apontado como responsável por diversos homicídios motivados por disputas territoriais, vinganças e retaliações relacionadas ao tráfico.

Ainda de acordo com a força-tarefa, a principal área de atuação do grupo é a cidade de Camaragibe, mas a organização criminosa também possui ramificações no Recife, no estado do Mato Grosso e nas demais cidades onde foram cumpridos os mandados de busca e apreensão.

Segundo a Ficco, em Carpina, foram apreendidos:

78,11 kg de cocaína;
1,82 kg de maconha;
um revólver calibre .38;
três balanças de precisão;
apetrechos utilizados na venda das drogas.

As duas mulheres presas em flagrante junto com o material responderão pelos crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e posse ilegal de arma de fogo, cujas penas somadas ultrapassam os 25 anos de prisão.

De acordo com a força-tarefa, ambas passaram por audiência de custódia e foram encaminhadas para o Presídio Feminino Bom Pastor, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife.

Criada através de um Acordo de Cooperação Técnica em 2023, a Ficco engloba a Polícia Federal (PF), a Polícia Civil (PCPE), a Polícia Militar (PM), a Polícia Penal de Pernambuco (PPPE), a Secretaria da Defesa Social de Pernambuco


Nenhum comentário:

Postar um comentário