Ordem foi do desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF - Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Por ordem do desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta quinta-feira (15).
Fernando Sarney, um dos vice-presidentes da entidade que comanda o futebol nacional, foi nomeado como interventor. O dirigente foi um dos que entrou com petições na Justiça para tirar Ednaldo do poder. Agora, caberá a ele convocar novas eleições "o mais rápido possível".
Além de Sarney, a deputada Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ) também solicitou a saída de Ednaldo do comando da CBF. A justificativa era de que a assinatura de Coronel Nunes, ex-presidente da entidade, teria sido falsificada, em acordo realizado no início deste ano.
Com as assinaturas de cinco cartolas em mãos, o processo eleitoral deste ano foi validado e Ednaldo Rodrigues foi mantido na presidência de forma unânime.
“Declaro nulo o acordo firmado entre as partes, homologado outrora pela Corte superior, em razão da incapacidade mental e de possível falsificação da assinatura de um dos signatários, Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido por Coronel Nunes”, pontua a decisão de Zéfiro.
No último dia sete, o ministro Gilmar Mendes, do Superior Tribunal Federal (STF), rejeitou o pedido de afastamento apresentado à Corte contra Rodrigues. Na oportunidade, com pedido de urgência, ele enviou o caso para o TJ-RJ apurar.
Segunda vez
Esta não é a primeira vez que Ednaldo é destituído do cargo de presidente da CBF. Em 2023, ele saiu do comando por meio de uma ação contra o Termo de Ajustamento de Conduta entre a entidade e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), que garantiu a presidência da entidade ao dirigente.
Na ocasião, porém, um mês depois, Ednaldo voltou a comandar a CBF diante de uma decisão de Gilmar Mendes.
Por Yuri Teixeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário