terça-feira, 16 de novembro de 2021

Pix: Nova funcionalidade começa a funcionar nesta terça (16)


O Mecanismo Especial de Devolução, que agilizará o ressarcimento ao usuário vítima de fraude ou de falha operacional das instituições financeiras.

O sistema de pagamento instantâneo do Banco Central (BC), completa um ano de operação em todo o Brasil, e para celebrar ganha nova funcionalidade que entra em vigor nesta terça-feira (16).

O Mecanismo Especial de Devolução, que agilizará o ressarcimento ao usuário vítima de fraude ou de falha operacional das instituições financeiras. A ferramenta já estava regulamentada por uma resolução editada pelo BC em junho. Desde então, as instituições financeiras estavam se adaptando aos procedimentos.

O Mecanismo foi criado por que quando acontecia fraude ou falha operacional, as instituições envolvidas precisavam estabelecer procedimentos operacionais bilaterais para devolver o dinheiro. Segundo o BC, isso dificultava o processo e aumentava o tempo necessário para que o caso fosse analisado e finalizado. Com o Mecanismo Especial de Devolução, as regras e os procedimentos serão padronizados.

Além disso, partir do dia 29 deste mês estarão disponíveis o Pix Saque e o Pix Troco, que permitem o saque em espécie e a obtenção de troco em estabelecimentos comerciais e outros lugares de circulação pública.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário