quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Fiscais da Adagro participam de treinamento em Apicultura e Meliponicultura


Fiscais agropecuários da Agência de Defesa e Fiscalização de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (DAS), participaram do curso do Programa Nacional de Saúde das Abelhas (PNSAb), promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Estabelecimento (MAPA), que está capacitando técnicos de diversos órgãos de todo o país.

Em Pernambuco, o treinamento foi realizado numa propriedade da agricultura familiar em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Durante a aula de campo, os servidores observaram práticas importantes para o funcionamento das colônias, como coletar amostras para investigação e diagnóstico de possíveis enfermidades, o manejo, o trânsito das abelhas, como cadastrar novas colônias e prevenir doenças.

A finalidade da capacitação é preparar os fiscais do serviço veterinário oficial para atuar na área de inspeção de defesa sanitária animalem possíveis ocorrências nas áreas produtivas da apicultura e meliponicultura. Além da Adagro, participaram da formação auditores fiscais federais agropecuários, coordenadores estaduais da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca da Paraíba (SEDAP) e fiscais agropecuários das agências de fiscalização do Rio Grande do Norte (IDIARN) e de Alagoas (ADEAL).

“A capacitação visa transformar os fiscais estaduais agropecuários em agentes multiplicadores em seus órgãos de defesa e fiscalização. Esperamos que com o uso de das ferramentas de educação e comunicação social, possamos estimular o cadastramento dos apicultores e meliponicultores do nosso estado, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social, além da preservação do meio ambiente”, disse Kalina Monteiro, fiscal estadual agropecuária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário