sexta-feira, 16 de abril de 2021

Internações em UTIs por Covid aumentam 197% em pessoas entre 20 e 39 anos e 205% entre pacientes com 40 a 59 anos

Mudança no perfil de internações foi divulgada pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, nesta quinta (15). Após atraso, lote com 255 mil doses de vacinas chega ao estado na madrugada da sexta (16).

Internações em UTIs por Covid aumentam entre pacientes com 20 a 39 anos e entre pessoas com 40 a 59 anos

Pernambuco registrou um aumento de 197% nas internações de pessoas com idades entre 20 e 39 anos com Covid-19 nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de 205% entre pacientes com idades entre 40 e 59 anos.

A mudança no perfil de internações foi divulgada pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, em pronunciamento transmitido na internet nesta quinta-feira (15).

Ele demonstrou preocupação quanto ao índice, que é resultado de uma comparação entre as duas primeiras semanas epidemiológicas do ano, de 3 a 16 de janeiro, e as duas últimas, de 28 de março a 10 de abril.

"O índice reforça a preocupação com os mais jovens, que têm uma falsa sensação de menor risco e, ao que tudo indica, estão se protegendo menos do que as pessoas e maior idade", declarou o secretário.

André Longo informou sobre mudança no perfil de internações nos leitos de UTI — Foto: Hélia Scheppa/SEI

No mesmo período, aumentaram 134% as internações de pessoas com idades de 60 a 69 anos; 88% as de pacientes de 70 a 79 anos e 10% as de infectados com 80 a 84 anos.

Segundo o secretário, ocorreu o efeito inverso entre os idosos com mais de 85 anos. "Também houve uma redução de 33% em internações em leitos de UTI entre os primeiros idosos imunizados, o que também pode indicar uma ação já percebida da vacinação", afirmou.

Com relação às faixas etárias mais altas, Longo disse que ainda não houve queda do índice de internação, mas o crescimento evoluiu em ritmo muito menor que entre os jovens. "É importante continuar a seguir medidas restritivas, que todos sejam conscientes, usem máscara, lavem as mãos e evitem aglomerações", contou.


Vacinação em Pernambuco

Dose da vacina contra a Covid-19 é preparada para ser aplicada no Recife — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

O secretário explicou que um lote com 255 mil doses de vacinas pelo Ministério da Saúde, previsto para chegar ao estado nesta quinta-feira (15), atrasou e deve ser entregue na madrugada da sexta-feira (16). Com o imunizante, Pernambuco vai ampliar a campanha de vacinação contra a Covid-19 para idosos a partir de 60 anos de idade.

São 102.400 doses de CoronaVac, fabricadas pelo Instituto Butantan, e outras 152.750 da AstraZeneca/Oxford, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Essa será a décima terceira entrega de vacinas para Pernambuco.

O voo da Azul tem previsão de chegar por volta de 1h30 no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, na Imbiribeira, na Zona Sul da capital. "Houve um pequeno atraso na entrega na entrega das vacinas e devemos receber na madrugada. Essa nova remessa já começa a ser enviada na própria manhã da sexta (16) aos municípios", afirmou Longo.

O secretário também falou sobre os dados divulgados pelo Ministério da Saúde que apontam que 68.747 pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada no estado.

"O número tem um atraso porque é alimentado pelos municípios, mas Pernambuco não tem relato de problema com segunda dose. Ela está garantida. É preciso que as pessoas procurem os postos onde se vacinaram para receber segunda dose", declarou Longo.

Ainda segundo o secretário, até esta quinta-feira (15), 1,5 milhão de doses foram aplicadas em Pernambuco, o que equivale a 75% do total recebido. Desses imunizantes, 93% foram destinados à primeira dose e 48% para a segunda dose.

Sputinik V

Durante o pronunciamento, André Longo falou sobre a expectativa do envio de quatro milhões de doses da vacina russa Sputnik V que cabem a Pernambuco entre as 35 milhões adquiridas pelo Consórcio Nordeste, instituição que une os estados da região.

O Supremo Tribunal Federal determinou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decida, até o fim de abril, sobre a importação do imunizante.

"A expectativa era que o primeiro lote chegasse no fim de abril. A Sputnik está sendo usada em mais de 60 países com eficácia superior a 90%, atestada em alguns estudos. É importante que nós tenhamos o quanto antes", disse o secretário.


Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário