terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Governo de PE proíbe atividades econômicas entre 20h e 5h em 63 cidades por causa da Covid

Segundo governador Paulo Câmara (PSB), medidas vão vigorar entre sexta-feira (26) e 10 de março. Nesta terça (23), estado justificou que unidades de saúde estão com mais de 90% de ocupação nessas áreas.

Pernambuco determinou, nesta terça (23), a proibição de atividades econômicas, das 20h às 5h, em 63 cidades das regiões de Limoeiro e Caruaru, no Agreste, e de Ouricuri, no Sertão. Essa medida, tomada por causa do agravamento da pandemia da Covid-19, vai vigorar entre a sexta (26) e o dia 10 de março (veja vídeo acima).

As novas medidas foram anunciadas pelo governador Paulo Câmara (PSB), em transmissão pela internet. A decisão foi tomada, segundo o estado, por causa da lotação das unidades de saúde, que chegaram, nas três regiões, a ter mais de 90% dos leitos ocupados.

De acordo com o governo, ficarão fechados, no período determinado, shoppings, bares, restaurantes, comércio de forma geral e academias. Estarão liberados os serviços essenciais, como supermercados, padarias, postos de gasolina e farmácias

Além da proibição das atividades econômicas, o governo prorrogou a proibição de eventos por mais 15 dias, valendo para todo o estado. Ainda segundo o governo, as aulas presenciais ficarão suspensas até o dia 12 de março, nas escolas públicas municipais em Pernambuco.

Com a determinação, a suspensão das atividades econômicas nas regiões definidas será ainda mais rigorosa nos próximos dois fins de semana. As restrições entrarão em vigor entre 17h e 5h, “quando apenas serviços essenciais poderão continuar funcionando”.

“A nova aceleração da doença tem superlotado os sistemas de saúde e vem repetindo o mesmo caminho de 2020, começando pelos estados do Norte e, agora, chegando com força ao Nordeste”, afirmou Paulo Câmara, durante o pronunciamento.

No vídeo, o gestor estadual afirmou, ainda, que o monitoramento dos casos da Covid-19 está sendo feito diariamente.

Segundo ele, caso o índice de ocupação de leitos de UTI permaneça subindo, será preciso “tomar medidas ainda mais duras nos próximos dias”.

“Durante esses 11 meses de luta contra os vírus, fizemos a segunda maior rede de UTI do país com leitos no Recife e em mais 15 cidades, do litoral ao Sertão. Mesmo assim, a situação atual mostra uma combinação perigosa e números crescentes da pandemia”, declarou.

Regiões atingidas pelas medidas

II GERES (20 cidades)

Bom Jardim
Buenos Aires
Carpina
Casinhas
Cumaru
Feira Nova
João Alfredo
Lagoa de Itaenga
Lagoa do Carro
Limoeiro
Machados
Nazaré da Mata
Orobó
Passira
Paudalho
Salgadinho
Surubim
Tracunhaém
Vertente do Lério
Vicência

IV GERES (32 acidades)

Agrestina
Alagoinha
Altinho
Barra de Guabiraba
Belo Jardim
Bezerros
Bonito
Brejo da Madre de Deus
Cachoeirinha
Camocim de São Felix
Caruaru
Cupira
Frei Miguelinho
Gravatá
Ibirajuba
Jataúba
Jurema
Panelas
Pesqueira
Poção
Riacho das Almas
Sairé
Sanharó
Santa Cruz do Capibaribe
Santa Maria do Cambucá
São Bento do Uma
São Caetano
São Joaquim do Monte
Tacaimbó
Taquaritinga do Norte
Toritama
Vertentes

IX GERES (11 cidades)

Araripina
Bodocó
Exu
Granito
Ipubi
Moreilândia
Ouricuri
Parnamirim
Santa Cruz
Santa Filomena
Trindade

Zona da Mata

Cidades da Zona da Mata ampliam restrições devido à pandemia da Covid-19


As prefeituras de Carpina,Tracunhaém e Buenos Aires proibiram aulas nas escolas, restringiram o funcionamento de bares e restaurantes e limitaram o número de fiéis em igrejas

Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário