quarta-feira, 19 de junho de 2019

Chuvas melhoram situação de barragens no Grande Recife

Apac aponta aumento de nível em Pirapama, Tapacurá, Duas Unas, Várzea do Una e Botafogo. Compesa informa que não há perspectiva de mudança em abastecimento.

Barragem de Pirapama, no Cabo, teve aumento de 34% no volume de água após as chuvas registradas entre 13 e 17 de junho — Foto: Compesa/Divulgação

As chuvas registradas entre a quinta-feira (13) e a segunda-feira (17) provocaram o aumento do nível das barragens que fazem parte do sistema de abastecimento do Grande Recife. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), cinco reservatórios da região acumularam água por causa das precipitações.

Mesmo com isso, no entanto, não existe perspectiva de mudança no regime de distribuição, de acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A empresa informa que é preciso fazer uma avaliação depois do encerramento do período chuvoso no Grande Recife, em julho.

Dados da Apac apontam que a Barragem de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, teve aumento de 34% no volume acumulado, entre a quarta-feira (12) e esta terça-feira (18). Na semana passada, o reservatório estava com 26,4 milhões de metros cúbicos, o que equivalia a 43% do volume total. Agora, conta com 47,3 milhões de metros cúbicos, ou 77% da capacidade. Foi um aumento de 34%.

A barragem de Duas Unas, em Jaboatão dos Guararapes, está com 12,4 milhões de metros cúbicos, segundo dados coletados na segunda (17) pela Apac. Isso significa 77% da capacidade. Na quinta (13), o volume era de 5,3 milhões de metros cúbicos, ou 33%. O aumento foi de 44%.

No reservatório de Várzea do Uma, em São Lourenço da Mata, teve aumento de volume de 26% para 44%. A mudança foi registrada entre a terça (11) e o domingo (16). O reservatório contava com 43 milhões de metros cúbicos e passou para 5 milhões de metros cúbicos. O aumento foi de 18%.

Em Botafogo, em Igarassu, o volume de água dobrou entre a terça (11) e o domingo (16). A barragem estava com 2,5 milhões de metros cúbicos, ou 9% da capacidade, e chegou a 5 milhões de metros cúbicos, o equivalente a 18%.

Em Tapacurá, em São Lourenço da Mata, foi registrado, até esta terça (18), o menor aumento de volume: 2%. Segundo a Apac, o reservatório estava com 30,7 milhões de metros cúbicos, na sexta-feira (7), e passou para 33 milhões de metros cúbicos, ou 31% de sua capacidade, no sábado (15).


Blog Fazenda Nova Online
Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário