quinta-feira, 19 de abril de 2018

Campanha de vacinação contra Influenza em Caruaru começa na segunda-feira

O Ministério da Saúde deve encamihar cerca de 40 mil doses da vacina para o município de Caruaru

Foto: SES/ Divulgação

A Campanha de Vacinação Nacional contra a Influenza em Caruaru tem início na próxima segunda-feira (23) e irá até o dia primeiro de junho. Com o objetivo de dimininuir o impacto da gripe, doses da vacina serão distribuídos para grupos prioritários e de maior vulnerabilidade. O Ministério da Saúde deve encamihar cerca de 40 mil doses da vacina para o município de Caruaru. As vacinas estarão disponíveis nos postos de Saúde da Família e nos centros de saúde.

A vacinação do período é destinada a gestantes, puérperas até 45 dias, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, indivíduos acima de 60 anos, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou que possuam condições clínicas especiais com apresentação de prescrição médica, professores da rede pública e particular, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

De acordo com o levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe não deve ser tratada como uma doença séria, uma vez que mata mais de 650 mil pessoas todos os anos. Além de causar sintomas clássicos, como febre alta, nariz entupido, cansaço e dor no corpo, também está por trás de complicações como pneumonia e infarto.

A taxa de proteção da vacina começa a cair após alguns meses, por isso pessoas que tomaram no ano passado podem repertir a dose. Os vírus da gripe têm uma alta capacidade de mutação. Logo, os que estão circulando agora são bem diferentes daquelas que aterrorizaram o inverno anterior. 


Contraindicações


Geralmente, a vacina não costuma dar reações. Em casos raros, a pessoa pode experimentar uma pequena alergia na pele, no local da aplicação. O imunizante só está proibido para quem tem alergia severa ao ovo, pois a substância é fabricada dentro da casca e se replica a partir da gema e da clara. 


Blog Fazenda Nova Online
Fonte: Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário