segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Jornal da Manhã | segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Pernambuco: homem suspeito de adulterar bebidas com metanol é preso

Pernambuco totaliza 48 casos suspeitos de intoxicação por metanol - Foto: Freepik/Reprodução

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco anunciou nesse domingo (12) a prisão de um homem suspeito de adulterar bebidas alcoólicas com metanol.

A investigação, que foi conduzida pela Delegacia de Polícia de Lajedo, no Agreste do estado, teve início após a notificação do primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol.

Até o momento, o município do Agreste acumula três notificações suspeitas de intoxicação por metanol, sendo duas mortes e um caso que gerou sequelas oculares.

De acordo com o órgão de segurança, outros detalhes sobre a prisão serão divulgados na manhã desta segunda-feira (13), em coletiva de imprensa conjunta com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Após o início das suspeitas de intoxicação por metanol em Pernambuco, a Polícia Civil de Pernambuco já realizou sete operações, que resultaram na apreensão de diversos galões com substâncias químicas e milhares de garrafas de bebidas embaladas para comercialização.

Casos suspeitos em Pernambuco

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o estado soma 48 casos suspeitos de intoxicação por metanol.

Desse total, 18 já foram descartados, seja por diagnóstico laboratorial ou diagnóstico presuntivo.


Fonte: Folha de Pernambuco

Ex-presidiário é executado dentro de casa em Caruaru enquanto descansava no sofá

Vítima foi surpreendida por disparos através do portão da residência

Um homem foi morto a tiros dentro da própria casa, no bairro José Liberato, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A vítima foi identificada como Jailson José da Silva, de 42 anos, que já havia cumprido pena no sistema prisional.

De acordo com as informações iniciais, Jailson estava sentado no sofá, por trás do portão, quando foi surpreendido pelos disparos. O atirador teria se aproveitado de uma janela aberta no portão para efetuar os tiros e fugir logo em seguida.

Familiares informaram que o homem costumava se envolver em confusões, principalmente durante momentos de bebedeira, e que o crime pode ter sido motivado por desavenças pessoais.

O crime aconteceu na manhã do sábado (11), na Rua Nostradamus, nas proximidades de um campo de futebol. O Instituto de Criminalística realizou a perícia no local, e o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

O caso será investigado pela Divisão de Homicídios da Polícia Civil, que busca identificar a autoria e a motivação do crime.

Saveiro envolvida em acidente fatal que vitimou um pedreiro em Barra de Farias é encontrada abandonada com marcas de impacto na zona rural de Brejo

Veículo foi achado horas depois, com a frente destruída e sinais do violento impacto. Polícia investiga quem estava ao volante

O mistério em torno do grave acidente que matou um pedreiro em Brejo da Madre de Deus começou a ser desvendado neste domingo (12), após a localização do veículo envolvido na colisão. A Saveiro Cross de cor prata e de placa PDY-4F82 do Brejo da Madre de Deus foi encontrada abandonada em uma estrada da localidade de Furnas, na zona rural do município, próximo ao local do acidente. O carro apresentava a frente bastante danificada e o para-brisa com marcas evidentes da força do impacto.

A caminhonete mostrava sinais claros de uma colisão violenta, exatamente como relataram testemunhas na noite anterior, quando ocorreu o acidente na PE-145, nas imediações do distrito Barra de Farias.

A batida aconteceu no sábado (11) e envolveu a Saveiro e uma motocicleta conduzida por Marcos, morador de Barra de Farias e trabalhador da construção civil. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Equipes do SAMU e da Polícia Militar foram acionadas logo após o acidente. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.



No início da tarde do domingo (12), após denúncias de populares, a Guarda Civil Municipal (GCM) localizou o veículo abandonado em uma estrada vicinal. O estado do carro chamou atenção dos agentes, que constataram fortes danos na parte dianteira e uma marca no para-brisa, possivelmente causada pelo impacto da cabeça da vítima.

Com auxílio de um caminhão-guincho, o efetivo de plantão: Reis, L. Silva, Eduardo, R. Silva e D. Rafael. realizou a remoção do veículo até a Delegacia de Polícia Civil de Brejo da Madre de Deus, que está à frente das investigações. O trabalho agora se concentra em identificar o condutor da Saveiro e esclarecer as circunstâncias que levaram tanto ao acidente quanto ao abandono do automóvel.

A polícia segue colhendo informações para descobrir se o motorista fugiu do local por medo de ser linchado, por estar embriagado ou por outro motivo ainda não confirmado.


Fonte: Estação Notícias

Pernambucana Eduarda Bezerra conquista título no campeonato de fisiculturismo Mr. Olympia 2025

Pernambucana Eduarda Bezerra recebe troféu da categoria wellness do Mr. Olympia ao lado de Arnold Schwarzenegger (Foto: Reprodução/Instagram/Eduarda Bezerra)

A pernambucana Eduarda Bezerra conquistou seu primeiro título na categoria Wellness do campeonato de fisiculturismo Mr. Olympia 2025. Em etapa realizada na última sexta-feira (10) em Las Vegas, nos Estados Unidos, Bezerra superou a campeã de 2024, a brasileira Isa Pereira Nunes, e manteve o Brasil dominante na categoria pela quinta edição consecutiva do torneio.

A campeã é natural de Caruaru, município no Agreste de Pernambuco. Com a conquista do título, ela faturou a premiação de 50 mil dólares (R$ 276 mil, na cotação atual).

A cerimônia de premiação aconteceu na madrugada deste sábado (11). O troféu foi entregue pelo ator e ex-fisiculturista Arnold Schwarzenegger. Bezerra celebrou a conquista em suas redes sociais.

“Este foi o momento mais épico da minha vida até agora, sem dúvidas. Me faltam palavras para explicar a felicidade que tomou conta de mim ao receber o troféu das mãos dele [Arnold], que é a maior lenda do fisiculturismo”, afirmou.

Vaticano confirma encontro entre Lula e papa Leão XIV na segunda-feira (13)

A reunião ocorrerá enquanto o presidente brasileiro participa do Fórum Mundial da Alimentação (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será recebido na segunda-feira (13) pelo papa Leão XIV no Vaticano, durante passagem por Roma para compromissos internacionais. A audiência foi confirmada neste sábado (11) pelo serviço de imprensa da Santa Sé e pelo governo federal. Será o primeiro encontro entre Lula e o novo pontífice desde sua eleição para o comando da Igreja Católica.

A reunião ocorrerá enquanto o presidente brasileiro participa do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), e de uma reunião presencial do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada pelo G20 sob a presidência brasileira.

Esta será a quarta vez que Lula se encontra com um papa desde o início de sua trajetória política. O presidente já havia sido recebido por João Paulo II, Bento XVI e Francisco em diferentes momentos de governo.

Lula embarca para a Itália no fim da tarde deste sábado e deve retornar ao Brasil ainda na noite de segunda-feira.

Noiva chega à igreja em caminhão dirigido pelo pai caminhoneiro e emociona convidados em Pernambuco

Maria Emanuela decidiu trocar o carro tradicional pela boleia de um caminhão para homenagear o pai e relembrar as viagens que marcaram sua infância

Uma noiva chamou atenção em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, ao chegar ao próprio casamento de caminhão, dirigido pelo pai caminhoneiro. A escolha de Maria Emanuela dos Santos Araújo viralizou nas redes sociais pela originalidade e emoção do gesto.

O trajeto de cerca de três quilômetros, entre o hotel onde ela se arrumava e a Paróquia de Santo Antônio, foi feito em um caminhão-pipa da família, decorado com um laço e flores brancas. A ideia, segundo a noiva, foi homenagear o pai, Cristóvão de Souza Araújo, que dedicou a vida à estrada.

“Cresci viajando com meus pais. Não fazia sentido ir num carro comum”, contou Maria Emanuela, que trabalha na transportadora da família desde os 18 anos.

A preparação do veículo foi feita na véspera da cerimônia, com ajuda do pai. No dia do casamento, o caminhão chamou atenção dos convidados, e até o padre saiu da igreja para ver a chegada inusitada.

O noivo, Vagner Luiz Pereira Lopes, também tem ligação com o mundo automotivo. Ele e Maria se conheceram durante uma corrida de motocicletas na Paraíba e estão juntos há mais de quatro anos.

O vídeo da chegada foi publicado nas redes sociais mais de vinte dias depois da cerimônia, mas logo viralizou. A noiva disse que não esperava tamanha repercussão, e que o gesto simboliza não apenas o amor pela família, mas também o orgulho de ser filha de caminhoneiro.

domingo, 12 de outubro de 2025

Crânio humano é encontrado na Zona Rural de Paranatama

Um agricultor um crânio, fragmento de roupas e um par de sandálias em uma área de mata.

Do lado esquerdo, crânio huma — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um agricultor encontrou um crânio humano na manhã desta sexta-feira (10), no Sítio Poço do Sal, localizado na zona rural do município de Paranatama, no Agreste de Pernambuco.

O local é uma área de vegetação típica da caatinga.
O material encontrado foi recolhido para análise pericial, e um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias do caso.

Um agricultor encontrou um crânio humano na manhã desta sexta-feira (10), no Sítio Poço do Sal, localizado na zona rural do município de Paranatama, no Agreste de Pernambuco. O local é uma área de vegetação típica da caatinga.

De acordo com a Polícia Civil, próximo ao crânio estavam restos de tecido de uma camisa cinza, fragmentos de tecido jeans azul e um par de sandálias pequenas e ressecadas, na cor branca. O boletim de ocorrência não informa se havia outras ossadas no local.

Ao g1, a Polícia Civil de Pernambuco informou que o caso foi registrado pela Delegacia de Paranatama como morte a esclarecer, sem indício de crime. Um homem de 43 anos foi quem localizou o crânio e acionou as autoridades.

O material encontrado foi recolhido para análise pericial, e um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias do caso. As investigações seguem em andamento.


Por g1 Caruaru

Casos de coqueluche crescem e provocam internações e mortes

Casos de coqueluche aumentam (Fabio Rodrigues)

Os casos de coqueluche em crianças pequenas aumentaram mais de 1200% no Brasil, conforme alerta o Observatório de Saúde na Infância. Em 2024, foram registrados pelo menos 2.152 casos da doença entre crianças menores de 5 anos de idade, que são as mais vulneráveis a complicações, mais do que a soma dos cinco anos anteriores. Dessas, 665 precisaram ser internadas por causa da doença, e 14 morreram, superando as dez mortes registradas entre 2019 e 2023.

"Como explicar todas essas crianças que morreram de algo totalmente prevenível?", questiona a coordenadora do Observatório, Patrícia Boccolini. Este ano, os registros feitos até o mês de agosto indicam uma ligeira melhora, mas ainda em patamares altos: foram 1.148 casos, com 577 internações.

A coqueluche é uma infecção respiratória, causada pela bactéria Bordetella pertussis, que pode ser prevenida com a vacinação. Os bebês devem receber três doses da vacina pentavalente, aos 2, 4 e 6 meses de idade e as grávidas devem ser imunizadas com a DTPa em todas as gestações, para proteger os recém-nascidos.

Os dados coletados pelos pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Faculdade de Medicina de Petrópolis do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (Unifase) mostram ainda que mais da metade dos casos do ano passado foram registrados em crianças menores de 1 ano, que também respondem por mais de 80% das internações.

Patricia Boccolini acredita que vários fatores podem estar contribuindo para o aumento dos casos, como a retomada dos ciclos naturais da doença no pós-pandemia, a desorganização de serviços locais de saúde e o aumento da testagem, mas uma das principais vulnerabilidades é a desigualdade das coberturas vacinais pelo país.

"Embora a gente não esteja conseguindo bater as metas, as coberturas vacinais não estão tão baixas assim, quando a gente olha para números nacionais e regionais. O grande problema é quando a gente começa a olhar no micro, os dados municipais mostram muita heterogeneidade, alguns polos com altas coberturas e outros não", explica.

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 90% dos bebês e de 86% das gestantes receberam os imunizantes que protegem contra a coqueluche no ano passado, superando os números de 2013. Mas a coordenadora do Observatório lembra que a meta de cobertura de 95% ainda não foi batida, e crianças mais velhas e adultos não vacinados também podem contrair e transmitir a doença, apesar dela atingir os pequenos de forma mais grave.

A quantidade de casos de 2024 se aproxima da de 2015, quando foram registrados mais de 2.300 casos entre crianças com menos de cinco anos. A partir de 2016, os casos começaram a cair e o último ano com mais de 1 mil registros havia sido em 2019.

Briga em penitenciária de Itamaracá deixa dois mortos e um ferido

Polícia Civil investiga o caso (Polícia Civil/divulgação)

Uma briga entre detentos na Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, acabou com dois presos mortos e outro ferido.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), a briga ocorreu na noite da última sexta-feira (10), quando um detento de 38 anos efetuou disparos de arma de fogo contra dois colegas de cela, de 27 e 34 anos, e em seguida tirou a própria vida.

Uma das vítimas não resistiu aos ferimentos e morreu, enquanto a outra segue internada no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, em estado estável. A arma utilizada foi apreendida.

A Polícia Civil, o Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto de Medicina Legal (IML) foram acionados para as providências cabíveis. A Seap também instaurou uma investigação interna para apurar o ocorrido, e o setor psicossocial da unidade prisional presta apoio aos familiares dos envolvidos.

Entenda como Nossa Senhora Aparecida se tornou a Padroeira do Brasil

Em 12 de outubro comemora-se o dia de Nossa Senhora Aparecida (foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Em um país de fé diversa e marcada por tradições populares, a devoção a Nossa Senhora Aparecida se tornou um dos maiores símbolos religiosos do Brasil. Reconhecida oficialmente como Padroeira Nacional em 1930 e celebrada em feriado nacional desde 1980, a santa católica ultrapassou os limites da Igreja e passou a ocupar um espaço importante na cultura, na identidade e na memória coletiva do povo brasileiro.

A história remonta ao início do século XVIII. Em outubro de 1717, três pescadores, Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, lançavam suas redes no rio Paraíba do Sul, na então vila de Guaratinguetá, interior de São Paulo. A pesca estava difícil, até que um deles puxou do rio uma pequena imagem sem cabeça. Pouco depois, veio a parte que faltava: a cabeça da estátua. A partir desse momento, segundo os relatos, os peixes começaram a surgir em abundância.

A imagem, feita de terracota e medindo cerca de 40 centímetros, representava Nossa Senhora da Conceição, mas o povo logo passou a chamá-la de “Aparecida”, a que apareceu nas águas. A devoção se espalhou rapidamente pela região, impulsionada por relatos de milagres e curas atribuídos à santa.

Por décadas, a pequena imagem ficou guardada na casa da família Pedroso, onde moradores e viajantes se reuniam para rezar. No fim do século XVIII, foi erguida a primeira capela, substituída mais tarde por uma igreja maior, devido ao crescente número de fiéis. Em 1888, a Princesa Isabel, devota de Nossa Senhora Aparecida, doou ao santuário a coroa de ouro e o manto azul que adornam a imagem até hoje.

O reconhecimento oficial veio em 1930, quando o papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil. Meio século depois, em 1980, o papa João Paulo II visitou o país e consagrou a Basílica Nacional de Aparecida, elevando o dia 12 de outubro a feriado nacional. Desde então, a data é marcada por missas, romarias e celebrações que reúnem milhões de fiéis, especialmente no Santuário Nacional, considerado o maior templo mariano do mundo.

A devoção, portanto, ultrapassa a dimensão da crença e adentra o campo da identidade nacional. Em muitas cidades, a imagem da santa é reverenciada por fiéis de diferentes religiões ou por pessoas que, mesmo sem professar a fé católica, reconhecem o valor histórico e cultural que Nossa Senhora Aparecida representa.

O Círio de Nazaré: a maior manifestação de fé do Norte do país

Assim como Aparecida no Sudeste, o Norte do Brasil tem na devoção a Nossa Senhora de Nazaré uma de suas maiores expressões religiosas. Realizado anualmente em Belém do Pará, o Círio de Nazaré reúne milhões de romeiros nas ruas da capital paraense, em um espetáculo de fé, emoção e tradição.

A procissão principal acontece no segundo domingo de outubro e remonta ao século XVIII, quando uma pequena imagem da santa foi encontrada às margens de um igarapé. Desde então, o evento cresceu e se transformou em um dos maiores do mundo, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2013.

sábado, 11 de outubro de 2025

Náutico vence Brusque, Guarani perde da Ponte e Timbu garante acesso dramático à Série B

Hélio Borges fez o primeiro gol do Náutico (Nanda Prista)

O Náutico está de volta à Série B. De forma dramática, o Náutico venceu o Brusque por 2 a 1 nos Aflitos, neste sábado (11), e conquistou o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Hélio Borges abriu o placar no primeiro tempo. João Maistro fez gol contra, mas Paulo Sérgio (pênalti) fez o gol da classificação aos 41 minutos do segundo tempo. Aos 52 minutos, o árbitro marcou pênalti para o Brusque, mas o VAR conformou o impedimento assinalado pelo assistente.

O Alvirrubro chegou aos 8 pontos e acabou em segundo lugar, atrás da Ponte Preta, que derrotou o Guarani por 2 a 0 e acabou com 13 pontos. O Guarani acabou com 7 pontos e o Brusque com 6.

O JOGO

O técnico Hélio dos Anjos surpreendeu na escalação, com o garoto Samuel no meio de campo ao lado de Wenderson e Vitinho. No ataque, Paulo Sérgio começou no banco de reserva e Bruno Mezenga ganhou nova oportunidade. No Brusque, que veio no esquema 3-5-2, destaque para o volante Jean Mangabeira (ex-Náutico).

O Náutico começou nervoso, errando alguns passes na defesa. Mas aos sete minutos, com o gol da Ponte Preta contra o Guarani, a torcida incendiou os Aflitos, dando o recado para o time, que com esse resultado, bastava vencer os catarinenses.

Empurrado pela galera, o Timbu foi para cima. Aos 16, Vinícius avançou, mas bateu por cima do travessão de Matheus Nogueira. Aos 19, o goleiro do Brusque fez grande defesa em cabeçada de Mezenga. Logo em seguida, o centroavante alvirrubro arriscou de fora da área e Matheus Nogueira defendeu de novo.

E a pressão deu resultado. Aos 32 minutos, Hélio Borges bateu, o goleiro Matheus Nogueira defendeu, mas no rebote o mesmo Hélio Borges estufou as redes: 1 a 0 e explosão de alegria nos Aflitos. O Timbu controlou muito bem o jogo e o Brusque só levou perigo na bola parada até o fim do primeiro tempo.

SEGUNDO TEMPO

Dominado no primeiro tempo, o Brusque voltou com uma mudança para a etapa complementar, com a entrada de Biel no lugar de Guilherme Pira. O Náutico voltou com a mesma formação. Mas antes dos 15 minutos, o zagueiro Carlinhos teve que ser substituído por João Maistro.

O Brusque cresceu no jogo e por pouco não empatou aos 19. DG ficou cara a cara com Muriel, driblou o goleiro alvirrubro, mas bateu parta fora. Logo depois, Hélio dos Anjos mexeu no ataque, com as entradas de Paulo Sérgio e Igor Bolt nos lugares de Mezenga e Hélio Borges. Mas aos 29, os catarinenses empataram. Em lance bizarro, João Maistro marcou gol contra: 1 a 1.

Tensão nos Aflitos, pois o resultado desclassificava o Náutico. Mas aos 39, Otusanya foi derrubado dentro da área. Pênalti. Paulo Sérgio chamou a responsabilidade e fez 2 a 1.

Os minutos finais foram de apreensão. O árbitro deu nove minutos de acréscimos. Aos 51 minutos, o árbitro marcou pênalti para o Brusque. Mas o VAR confirmou impedimento que o assistente tinha assinalado. Pênalti desmarcado. E fim de jogo! Náutico 2 a 1.

Paulo Sérgio fez o segundo gol contra o Brusque (Nanda Prista)


Ficha do jogo

Náutico: Muriel, Arnaldo, Mateus Silva, Carlinhos (João Maistro) e Igor Fernandes; Samuel, Wenderson (Otusanya) e Vitinho (Lucas Cardoso); Vinícius, Hélio Borges (Igor Bolt) e Bruno Mezenga (Paulo Sérgio). Técnico: Hélio dos Anjos.

Brusque: Matheus Nogueira; Pivô, Éverton Alemão e Jhan Pool; Clinton, Bernardo, Jean Mangabeira, Alex Ruan e Guilherme Pira; DG e Olávio (Biel). Técnico: Bernardo Franco.

Local: Estádio dos Aflitos.
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG).
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Celso Luiz da Silva (ambos de MG).
Gol: Hélio Borges (32'/1º); João Maistro contra (29'/2º) e Paulo Sérgio (41'/2º)
Amarelos: Mezenga, Arnaldo e Hélio Borges (Nau); Pivô (Bru)

Frentista é assassinada a tiros por ex-companheiro em posto de combustível

Câmeras de segurança registraram o momento em que a jovem frentista foi surpreendida e morta a tiros pelo ex-companheiro enquanto atendia em um posto de combustíveis.

Frentista é assassinada a tiros em posto de gasolina, em Agrestina

Uma frentista foi assassinada a tiros na tarde deste sábado (11) enquanto trabalhava em um posto de combustíveis às margens da BR-104, em Agrestina, no Agreste de Pernambuco. Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento do crime.

O vídeo mostra o instante em que a frentista havia acabado de atender um cliente, quando um homem chega em um carro e dispara contra ela. A vítima, de idade não divulgada, foi identificada como Emiliane Veríssimo.

Emiliane Veríssimo foi assassinada a tiros em posto de gasolina, em Agrestina — Foto: Reprodução/Redes Sociais

A vítima cai no chão, e o agressor desce do veículo e faz novos disparos com a mulher caída no chão. O criminoso fugiu em seguida.

De acordo com as primeiras informações da Polícia Civil, o suspeito era ex-companheiro da vítima, cujo nome não foi divulgado. Após o crime, ele fugiu e foi encontrado morto dentro de um carro, com um tiro na cabeça, nas proximidades do posto. A suspeita é que ele tenha tirado a própria vida.

A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias e a motivação do crime.

Como denunciar crimes contra mulher em Pernambuco

Em Pernambuco, as denúncias de violência contra mulher podem ser feitas através do telefone 180, da Central de Atendimento à Mulher, que funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados;
A Polícia Militar pode ser contatada pelo 190, quando o crime estiver acontecendo;
Também é possível, no Agreste, fazer denúncias pelo Disque-Denúncia, no número (81) 3719-4545;
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) também pode ser acionado de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, através de uma ligação gratuita para o número 0800.281.9455;
Outra opção é a Ouvidoria da Mulher de Pernambuco, que funciona pelo telefone 0800.281.8187;
Os endereços e telefones das Delegacias da Mulher podem ser consultados no site do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).


Bebê é achado morto dentro de casa; mãe e companheira são presas por homicídio

Mulheres foram autuadas por homicídio após bebê ser encontrado morto em casa (Reprodução/ Redes Sociais )

Um bebê que completaria dois meses de vida nesta sexta (10) foi achado morto dentro de uma casa em Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca, no Grande Recife.

A mãe da criança e a companheira dela foram levadas para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no Recife, sendo presas e autuadas em flagrante por homicídio.

Segundo informações repassadas para a polícia, o bebê foi achado com sangue na boca, sobre um colchão, na residência onde morava com a mãe a companheira dela, na quinta (9).

Os agentes do DHPP foram até o local e Encontraram a mãe do bebê “muito nervosa”, de acordo com relatos.

Ela teria dito que passou a noite anterior, quarta (8), assistindo a um jogo de futebol pela TV, e teria consumido bebidas alcoólicas.

Também teria relatado aos policiais que a criança dormiu na mesma cama em que ela e a companheira estavam.

Existe a suspeita de que uma das mulheres teria deitado sobre a criança, durante a noite.

Nesta sexta (10), as duas mulheres autuadas seguirão para a audiência de custódia, que definirá se elas permanecerão detidas ou se poderão ser liberadas.

O que diz a polícia

Por meio de nota, a A Polícia Civil de Pernambuco informou o caso foi registrado pela Equipe de Força Tarefa de Homicídios da Região Metropolitana Sul.

Houve a prisão em flagrante delito de duas mulheres de 23 e 27 anos pelo homicídio de um bebê de um mês, conforme a corporação.

“O crime aconteceu no bairro Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca. As suspeitas foram apresentadas à autoridade policial para a realização dos procedimentos legais”, afirmou a polícia.

Prefeito de Toritama leva o “jeans pernambucano” ao topo da moda nacional

Sérgio Colin apresenta o Festival do Jeans de Toritama no ONDM, em Santa Catarina, e reforça o papel da Capital do Jeans como potência criativa e industrial do país

Toritama voltou a ocupar espaço de destaque no cenário da moda brasileira. O prefeito Sérgio Colin (PP) participou do ONDM – O Negócio da Moda, um dos maiores eventos do setor no Sul do país, realizado em Balneário Camboriú (SC). A presença do gestor teve como foco impulsionar o Festival do Jeans de Toritama (FJT) 2026, ampliando a visibilidade do polo pernambucano e fortalecendo conexões com o mercado nacional.

Durante o evento, o prefeito subiu ao palco e apresentou como o festival tem se tornado uma plataforma de integração entre a indústria têxtil local, as novas tendências e as demandas do mercado. A exposição destacou o avanço tecnológico das confecções de Toritama, a capacidade criativa dos seus empreendedores e a importância de inserir o polo nordestino nas principais rotas da moda brasileira.



A participação no ONDM faz parte da estratégia da gestão municipal de consolidar o Festival do Jeans de Toritama como uma vitrine nacional, atraindo investidores, compradores e marcas interessadas na força produtiva da Capital do Jeans. O encontro também serviu como vitrine para mostrar que o nome de Toritama ultrapassa fronteiras e se firma como sinônimo de qualidade e inovação.

Criado em 2015, o ONDM é um espaço voltado à troca de conhecimento, negócios e networking entre profissionais da moda. Reúne especialistas, marcas e empreendedores de todo o Brasil, promovendo debates sobre o futuro da indústria e as novas oportunidades do setor.

Com sua participação, Sérgio Colin reforçou a imagem de Toritama como o coração pulsante da moda jeans no país, uma cidade que transforma criatividade, empreendedorismo e tradição em referência nacional.

Estado de Pernambuco é condenado a indenizar mulher que levou soco de policial militar

Vítima sofreu uma fratura mandibular; filha dela também foi empurrada ao chão pelo oficial

Fórum de Caruaru, no Agreste. (Foto: Divulgação/TJPE)

A 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Caruaru, no Agreste, condenou o Estado de Pernambuco a indenizar uma mulher que levou um soco de um policial militar, sofrendo uma fratura mandibular. O policial também é acusado de ter empurrado a filha da vítima. A sentença foi publicada nesta sexta-feira (10).

Segundo a autora da ação, ela estava trabalhando em sua residência como cabeleireira no dia 15 de dezembro de 2021. Ao sair da casa com sua filha, teria se deparado com um corpo no chão e uma pequena aglomeração ao redor.

"A Demandante avistou a viúva e prometeu ficar com ela até a chegada de seus familiares e permaneceu ao lado da mesma até a chegada da viatura policial", diz a ação.

De acordo com o documento, um policial identificado como Williams teria ordenado a saída da mulher. "Ao informar que não iria sair de perto da viúva até que os familiares chegassem, foi surpreendida com um soco no queixo deixando-a tonta", acrescenta.

"A sua filha menor [nome da adolescente] ao questionar o policial tamanha truculência com a sua amada mãe foi surpreendida com um empurrão deixando-a caída no chão".

A cabeleireira sofreu fratura na mandíbula e precisou de cirurgia, conforme documento apresentado em juízo. Ela ficou sem condições de trabalhar por mais de 30 dias. O caso também foi denunciado na 89ª Delegacia de Polícia de Caruaru.

Em sua defesa, o Estado de Pernambuco alega exercício regular do direito, concretizando a inexistência de ato ilícito.

Segundo a sentença da juíza Milena Martins Bronzeado, a vítima não ofereceu resistência ou perigo algum, estava desarmada e apenas informou que iria aguardar a chegada dos policiais.

"Uma mulher de compleição física frágil e ainda desarmada não oferece resistência alguma para resultar tamanha agressão", escreve a juíza.

"As provas acima analisadas são contundentes quanto a certeza da autoria, materialidade, intensidade do dolo e indicação de tratar-se de um policial militar de personalidade e equilíbrio emocional de alta periculosidade, tornando-o incompatíveis com a função pública militar que exerce", completa a magistrada, que menciona que a cabeleireira e sua filha estavam em um "ato de solidariedade humana prestando assistência à esposa da pessoa morta, cujo corpo estava no chão à espera da polícia".

O Estado de Pernambuco foi condenado a indenizar a vítima em R$ 25 mil. Cabe recurso à decisão. A reportagem procurou a Procuradoria-Geral do Estado e aguarda posicionamento.

Jogador de futebol morre em acidente no Agreste

Antônio Zenício perdeu o controle da motocicleta em uma curva. Polícia Civil registro o caso através da Delegacia de Bom Conselho.

Antônio Zenício Vieira de Lima, de 23 anos, conduzia uma motocicleta quando perdeu o controle em uma curva.

O caso aconteceu na PE-214, na localidade conhecida por “Barra de Brejo”.

Devido à gravidade dos ferimentos, o jovem morreu no local.

A Polícia Militar foi acionada e fez o isolamento da área até a chegada da Polícia Civil.

O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, também no Agreste.

Um jogador de futebol amador morreu na tarde da quinta-feira (9) após sofrer um acidente na Zona Rural de Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco. Antônio Zenício Vieira de Lima, de 23 anos, conduzia uma motocicleta quando perdeu o controle em uma curva.

Segundo a Polícia Civil, o caso aconteceu na PE-214, na localidade conhecida por “Barra de Brejo”. A Polícia Civil registrou o caso através da delegacia de Bom Conselho. Devido à gravidade dos ferimentos, o jovem morreu no local.

A Polícia Militar foi acionada e fez o isolamento da área até a chegada da Polícia Civil. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, também no Agreste.

Antônio Zenício jogava no time Guarapão Futebol Clube. O clube disputava ligas de futebol amador na região. Através das redes sociais, a prefeitura de Bom Conselho lamentou o fato.

Segurança no trânsito

Cuidados antes de pegar a estrada:

Certifique que o veículo esteja revisado, principalmente em relação aos freios e suspensão;
Verifique a existência dos equipamentos obrigatórios como estepe, triângulo e “macaco”;
Não consuma bebidas alcoólicas antes da viagem;
Esteja descansado e durma bem na noite anterior;
Teste faróis, limpadores de para-brisas e luzes traseiras;
Ajuste sua posição de condução de maneira correta e verifique se todos estão com cinto de segurança e com seus documentos de identidade.

Cuidados durante a viagem:

Atenção e respeito com a sinalização de trânsito;
Atenção para dias chuvosos, reduza a velocidade, acenda os faróis, mantenha distância segura do veículo da frente e se não tiver visibilidade da via procure um local seguro fora da pista;
Atenção total a via, não mexa no celular ou faça movimentos que tire seu foco da rodovia;
Não faça ultrapassagens proibidas.

Intoxicação por metanol: PE registra mais sete casos suspeitos, com uma morte; outros quatro são descartados

Óbito foi registrado em Olinda. Desde 30 de setembro, estado acumulou 44 suspeitas de intoxicação associada ao consumo de bebidas adulteradas.

Pernambuco investiga casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado — Foto: TV Globo/Reprodução

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, em boletim divulgado na noite desta sexta-feira (10), que registrou mais sete casos suspeitos de intoxicação por metanol em Pernambuco, incluindo uma morte. Com isso, o número de notificações em investigação subiu de 24 para 31. Outros quatro foram descartados.

Desde 30 de setembro, quando foram feitos os primeiros registros, o estado acumulou 44 suspeitas de intoxicação associada ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Até o momento, 17 foram descartados após análises laboratoriais. Nenhum foi confirmado.

Segundo a SES, os sete novos casos são:

um paciente, que já recebeu alta, no Recife;
dois pacientes, que receberam alta, em Bodocó, no Sertão;
um paciente, que também recebeu alta, em Pedra, no Agreste;
um paciente, que segue internado, em Lagoa do Ouro, no Agreste;
um paciente, que deixou o hospital sem cumprir tratamento, em Tacaratu, no Sertão;
uma morte em Olinda.

Com relação aos casos descartados, dois tinham sido notificados em Lagoa do Ouro, um em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, e outro em Olinda.

No boletim, a SES informou, ainda, que recebeu do Ministério da Saúde uma remessa de 68 ampolas, de forma emergencial, do antídoto usado para o tratamento de intoxicações por metanol.

Atualmente, o panorama de casos no estado é o seguinte:

Em investigação

5 pacientes de Pernambuco internados;
3 pacientes de outros estados internados;
14 pacientes receberam alta;
4 mortes;
4 pessoas saíram do hospital sem autorização.


Descartados

3 pacientes internados;
10 pacientes receberam alta;
2 mortes
1 pessoa saiu do hospital sem autorização.

Casos anteriores

Segundo a SES, a intoxicação por metanol deve ser confirmada por meio de diagnóstico laboratorial, quando há detecção e quantificação de metanol, ou o "diagnóstico presentivo", quando não é detectada dose de metanol no sangue ou na urina do paciente.

Casos anteriores

O g1 teve acesso a dados sobre 12 dos casos que haviam sido divulgados anteriormente:

Celso da Silva, 43 anos, de Lajedo, no Agreste. Deu entrada no Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, em 2 de setembro e morreu no dia 9;
Jonas da Silva Filho, de 25 anos, morador de Lajedo, que morreu na madrugada do dia 29 de agosto, antes de ser transferido para o HMV;
Marcelo dos Santos Calado, 32 anos, também de Lajedo. Foi internado em 4 de setembro, recebeu alta em 23 de setembro, mas perdeu a visão;
Ronaldo de Lima Melo, 30 anos, de João Alfredo, no Agreste. Foi internado em 26 de setembro no HMV e morreu em 30 de setembro;
um homem do Recife, de 58 anos, internado em uma unidade de saúde de nome não divulgado;
uma mulher de Olinda, de 35 anos, internada após beber vodca, com sintomas como náusea, vômito, dor de cabeça e visão turva;
uma mulher de 26 anos de São Paulo, que foi internada em Ipojuca, no Grande Recife, após beber gin, com dormência nas mãos, pés e formigamento na boca;
uma mulher de 33 anos, que mora no Cedro, no Sertão, e foi internada após beber cachaça e apresentar taquicardia, visão turva e dor de cabeça;
um homem de 33 anos, que mora em Lagoa do Ouro, no Agreste, e foi internado na unidade hospitalar de Caruaru;
um homem de 46 anos de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, que também foi internado;
um homem de 20 anos de Carpina, na Zona da Mata Norte do estado, que foi internado;
um homem de 36 anos que é morador de Maceió, mas foi atendido em Garanhuns, no Agreste pernambucano, e já teve alta hospitalar.


Pedreiro morre ao cair de andaime enquanto reformava casa recém-comprada


O idoso realizava o próprio sonho da reforma quando sofreu a queda;

 suspeita é de que ele tenha passado mal antes do acidente fatal
O que era para ser apenas mais um dia de trabalho se transformou em uma fatalidade no bairro Newton Carneiro, em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco. O pedreiro Manuel José da Silva, de 66 anos, morreu após cair de um andaime enquanto reformava a casa que havia adquirido há pouco tempo.

O acidente ocorreu por volta das 9h da manhã desta quinta-feira (9). De acordo com informações apuradas, Manuel realizava o serviço sozinho quando perdeu o equilíbrio e caiu de uma altura aproximada de 1,40 metro.

Apesar de a estrutura não ser considerada alta, a queda foi suficiente para causar ferimentos graves. Familiares e conhecidos acreditam que Manuel possa ter sofrido um mal súbito antes de cair, já que ele enfrentava problemas de saúde decorrentes de um acidente vascular cerebral (AVC) ocorrido anteriormente.

Segundo relatos de pessoas próximas, o pedreiro era conhecido por sua dedicação ao trabalho e pelo esforço em retomar as atividades mesmo após o problema de saúde. O caso chocou amigos e vizinhos, que lamentaram a perda de um homem simples e trabalhador.

O corpo de Manuel José da Silva foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Palmares, onde passou por exames que poderão confirmar a causa da morte.

As circunstâncias exatas do ocorrido ainda serão analisadas pelas autoridades competentes.

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

TCE libera retomada da licitação do Aeroporto Oscar Laranjeira em Caruaru após suspensão

Aeroporto de Caruaru — Foto: Reprodução/Semobi

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) autorizou a retomada do processo licitatório para as obras de reforma do Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, no Agreste, após quase um mês de suspensão. A decisão, tomada por unanimidade nesta quarta-feira (8), permite a continuidade da concorrência pública que prevê investimentos de R$ 138,5 milhões.

O processo havia sido interrompido em setembro, depois que o TCE identificou indícios de irregularidades no edital. Entre os principais problemas apontados estavam um possível sobrepreço de aproximadamente R$ 18 milhões na etapa de destinação de resíduos sólidos, exigências técnicas consideradas excessivas que poderiam limitar a participação de empresas e um cronograma de execução classificado como irrealista.

Com a nova decisão, o TCE considerou suficientes as justificativas apresentadas pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e pela Procuradoria Geral do Estado (PGE-PE). Segundo a Semobi, foram incorporados novos elementos técnicos e realizadas alterações no edital para atender às recomendações do órgão de controle. O novo prazo para recebimento das propostas será de até 25 dias úteis.

Em nota, o Governo de Pernambuco afirmou que a retomada do certame “reforça o compromisso da gestão com a legalidade, a transparência e a boa governança pública”.

O processo licitatório havia sido suspenso por medida cautelar do conselheiro Ranilson Ramos, após denúncia apresentada por três construtoras e auditoria interna do TCE. O relatório técnico apontou risco de contratação antieconômica e de execução comprometida caso o edital fosse mantido nos moldes originais.

Entre as falhas identificadas estavam a exigência de experiência prévia em obras aeroportuárias de forma ambígua e a cobrança antecipada de licenças para manuseio de explosivos. Requisitos esses que, segundo o tribunal, poderiam restringir a competitividade. O prazo inicial de 300 dias para conclusão dos trabalhos também foi considerado insuficiente diante da complexidade das intervenções.

Com as correções realizadas, o governo estadual agora pode prosseguir com o processo licitatório, que deve definir a empresa responsável pela execução das obras de reforma e ampliação do Aeroporto Oscar Laranjeira.

Cinco pessoas são presas por aplicar golpes com falso consórcio e roubar mais de R$ 1 milhão de centenas de vítimas

Delegado Alaumo Lima, da Delegacia do Jordão, e delegado Paulo Gondim, gestor da Diretoria Integrada Metropolitana. — Foto: Vitor Dutra/Divulgação

Dois homens e três mulheres foram presos por aplicar golpes com a venda de cartas de consócios falsificadas (veja vídeo acima). De acordo com a Polícia Civil, a quadrilha causou um prejuízo de mais de R$ 1 milhão a centenas de pessoas. Com os suspeitos, foram apreendidos carro de luxo, R$ 7 mil em espécie e outros objetos de valor.

Segundo a corporação, os investigados passaram por audiência de custódia e foram soltos pela Justiça. Três deles foram liberados após pagamento de fiança no valor de cinco salários-mínimos. Os cinco foram indiciados por estelionato e associação criminosa.

As prisões foram realizadas na terça-feira (7). Em entrevista coletiva nesta quinta (9), o delegado Alaumo Gomes disse que o grupo foi identificado por meio de boletins de ocorrência registrados em diversas delegacias. O inquérito foi conduzido pela Delegacia do Jordão, na Zona Sul do Recife. A polícia informou que não tem o número exato de vítimas.

Segundo o delegado, há cerca de dois meses, uma vítima relatou ter pagado R$ 5 mil a um grupo que prometia vender cartas de consórcios de veículos ou imóveis. A partir desse caso, a Polícia Civil rastreou os suspeitos e os prendeu em flagrante no bairro do Espinheiro, na Zona Norte da cidade, enquanto aplicavam o mesmo golpe.

"Eles diziam que instantaneamente, em um tempo muito abrupto, essa carta contemplada chegaria àquela pessoa e essa carta contemplada ia no anseio da pessoa. Era um carro, uma casa, uma moto... e nisso ele quebrava diversos sonhos", contou Alaumo Lima.

Ainda segundo o delegado, uma única vítima disse ter tido um prejuízo de R$ 84 mil após o golpe do mesmo grupo.

"Esses personagens [suspeitos] já foram presos diversas vezes, até por mandado de prisão e há registro de boletins de ocorrência contra esse mesmo grupo em diversas delegacias do estado de Pernambuco", disse.

Vida de luxo

De acordo com o delegado Alaumo Lima, um dos presos é o chefe da quadrilha, que ostentava uma vida de luxo sustentada pelos crimes e sonhos das vítimas.

"Na dinâmica, eu fui até a casa do mentor e lá ele vivia uma vida de luxo com uma casa na comunidade do Jiquiá, ela toda de mármore e granito, bem como diversos móveis de alto valor. Televisor de 80 polegadas... Algo muito incondizente com a realidade da esposa dele, que recebe um salário mínimo pela morte do seu ex-marido", declarou.

Além disso, o delegado informou que os suspeitos também compartilhavam nas redes sociais a vida de luxo que levavam.

"As vítimas me disseram que eles ficavam nas redes sociais tomando whisky de valor, principalmente em jogo de futebol. E ele (o chefe da quadrilha) ostentava esse luxo em detrimento da miséria e do prejuízo das pessoas", contou.

Homem é preso ao transportar 230 kg de haxixe em furgão no Grande Recife

Polícia Militar apreendeu 230 kg de haxixe durante fiscalização em Paulista, no Grande Recife — Foto: Polícia Militar/Divulgação

Um homem foi preso após ser flagrado transportando 230 quilos de haxixe dentro de um furgão em Paulista, no Grande Recife. De acordo com a Polícia Militar, ele foi abordado durante uma blitz do 1º Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).

Em entrevista o comandante do batalhão, tenente-coronel Vladimir Xavier, disse que a prisão foi realizada depois que o suspeito realizou uma manobra brusca para tentar evitar passar pelo bloqueio policial.

O caso aconteceu na quarta-feira (8), na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no Centro da cidade. O nome e a idade do homem preso não foram divulgados.

“É uma apreensão que gera uma queda muito grande para a criminalidade, 230 quilos de haxixe. [...] Ao se deparar com o ponto de bloqueio, ele esboçou uma reação que gerou certa estranheza. O efetivo, já conhecendo as situações, decidiu abordar. Ele fez uma manobra que chamou a atenção”, disse o major.

Segundo o comandante, após receber ordem de parada, ele apresentou a documentação pessoal e do veículo, que estavam em situação regular. No entanto, durante a vistoria, os policiais encontraram caixas com a droga escondidas sob um lençol dentro do furgão.

Segundo a corporação, a carga estava sendo transportada do Rio Grande do Norte para o Paraná, configurando tráfico interestadual.

“O veículo estava com toda a documentação legalizada, inclusive a do exercício de 2025. No entanto, a forma como ele conduziu o veículo ao avistar o ponto de bloqueio fez a gente acreditar que tinha algo a mais”, explicou Vladmir Xavier.

Ainda de acordo com ele, outro indício que levantou a suspeita dos policiais foi o cheiro forte que saiu do veículo quando o homem abriu a porta do furgão a pedido dos agentes.

“Por ser um furgão, solicitamos que abrisse a porta, e aí já teve um cheiro um pouco estranho. Quando nós tiramos o lençol que estava coberto em parte dos materiais, identificamos caixas com a droga. Foi quando foi dada a voz de prisão ao condutor”, relatou.

O homem foi levado inicialmente para a Delegacia de Paulista. O caso foi encaminhado ao Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), da Polícia Civil, responsável por aprofundar a investigação sobre a origem e o destino da droga.

Jornal da Manhã | sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Ministro Barroso anuncia aposentadoria do STF; Lula vai indicar sucessor

Decisão do ministro Luís Roberto Barroso já vinha sido especulada desde quando deixou a presidência do STF

Ministro Luís Roberto Barroso (Luiz Silveira/STF)

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou, nesta quinta-feira (9), sua aposentadoria, aos 67 anos.

Ele poderia ter permanecido na côrte até 2033, quando completaria 75 anos, idade máxima permitida para um ministro do STF. Ele antecipou a saída por vontade própria.

A decisão de Barroso já vinha sendo especulada desde que ele deixou a presidência do STF, no dia 29 de setembro.

O ministro anunciou sua aposentadoria logo após uma sessão plenária, em discurso emocionado de agradecimento aos colegas ministros.

Ele também expressou sua gratidão à ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que o indicou ao Supremo.

A vaga aberta será preenchida por um indicado do presidente Lula (PT).

Os cotados

Nos bastidores, são especulados quatro nomes favoritos para ocupar a cadeira de Barroso.

O primeiro deles é o advogado-geral da União, Jorge Messias. Esse seria o mais cotado, pois é considerado homem de confiança de Lula e com perfil técnico e político alinhado ao governo.

Messias tem 45 anos e, se indicado, poderia permanecer na Corte por até três décadas.

Também está na lista o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ex-presidente do Senado, ele é aliado próximo de ministros como Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes.

Pacheco é visto como uma escolha que agradaria a setores do Judiciário e do Legislativo.

Há no entanto, a possibilidade de o presidente Lula decidir lança-lo candidato ao governo de Minas Gerais em 2026, o que poderia adiar sua ida ao STF.

Também estaria no radar o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas, que tem bom trânsito político e é próximo ao Planalto.

Ainda aparece na relação dos cotados o ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Carvalho, que ganhou destaque pela atuação em temas de integridade pública.

Projeto de CNH mais acessível tem potencial de economizar até seis meses de trabalho dos pernambucanos

Para melhorar a fluidez do trânsito, as lombadas eletrônicas da BR-232 foram desligadas. Foto: Marlon Diego/Esp.DP. 

O cidadão pernambucano que pretende tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) precisa trabalhar, em média, mais de 6 meses e meio. É o quinto estado onde mais se demora para conseguir o dinheiro da primeira CNH em todo o Brasil, atrás apenas de Acre, Bahia, Amazonas e Maranhão.

O cálculo, feito pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), se baseia em critério de referência utilizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em estudos sobre o endividamento das famílias no Brasil. Segundo a Febraban, comprometer cerca de 30% da renda mensal com um objetivo específico – como pagar uma dívida ou financiar um bem – é o limite considerado saudável para manter o orçamento equilibrado. Acima disso, a situação financeira pode ficar mais apertada e aumentar o risco de inadimplência.

Em Pernambuco, o valor da CNH A+B é de R$ 2.870,50 e a renda média per capita fica em R$ 1.453. Comprometendo-se 30% dessa renda, tem-se R$ 435,90 por mês para juntar até conseguir dar entrada no processo de obtenção da habilitação. Dessa forma, um pernambucano levaria 6,58 meses para conseguir o dinheiro necessário.

DESIGUALDADE – O cálculo reflete não somente o esforço que os brasileiros têm que fazer para conseguir a primeira habilitação, mas a desigualdade regional. O Distrito Federal, por exemplo, lidera tanto em renda média per capita (R$ 3.444) quanto em número de condutores habilitados, com aproximadamente 5 mil por 10 mil habitantes, além de exigir menos tempo de comprometimento do orçamento para o processo, cerca de 2 meses. Já estados do Norte e Nordeste, como Maranhão, Piauí e Amazonas, registram os menores números de habilitados, entre 1 mil e 2 mil a cada 10 mil habitantes, têm renda média inferior a R$ 1,5 mil e maior tempo para conseguir pagar a CNH.

CNH MAIS ACESSÍVEL – O processo atual para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação pode superar R$ 4,4 mil e leva quase um ano para ser concluído, o que empurra inúmeros brasileiros para um cenário excludente e perigoso: atualmente 20 milhões de pessoas dirigem sem CNH. O projeto do Governo do Brasil, por meio do Ministério dos Transportes, busca exatamente isso: reduzir desigualdades e ampliar o acesso à habilitação, com uma redução de até 80% no custo para obtenção da carteira nas categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio).

COMO BARATEAR – Hoje, a maior parte do que o candidato gasta para obter o documento – cerca de 80% do total do valor – corresponde às aulas oferecidas pelas autoescolas. Com o novo modelo, o cidadão terá a liberdade de escolher onde e como fazer essas aulas preparatórias, que poderão ser realizadas tanto nas autoescolas quanto em curso teórico oferecido gratuitamente pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A parte prática poderá ser feita com instrutores autônomos devidamente credenciados pelos Detrans, porém não haverá obrigatoriedade de carga horária mínima, como ocorre atualmente.