terça-feira, 11 de janeiro de 2022

É perigoso ter WhatsApp em mais de um aparelho? Entenda


Uma atualização que permite o uso de uma conta do WhatsApp em até quatro dispositivos foi lançada recentemente no aplicativo de mensagens. Com o celular sendo o centro da autenticação, outros três aparelhos conectados pelo WhatsApp Web – versão para computador do aplicativo – agora podem acessar a mesma conta.

A novidade se junta à possibilidade de usar a plataforma em vários dispositivos sem a necessidade de que o aparelho celular esteja conectado a redes de internet. No entanto, a atualização faz com que o usuário perca um pouco o controle da conta.

“Agora, o dispositivo tem um pouco de vida própria e um histórico próprio de mensagens. Ou seja, quando você apagar um histórico de mensagens em um dos dispositivos da conta, ele não necessariamente será excluído automaticamente dos outros aparelhos”, afirma Marcus Garcia, vice-presidente de tecnologia da FS Security, empresa especialista em soluções digitais.

“Essa quebra de sincronia pode fazer com que seja um pouco mais difícil perceber se a sua conta está sendo utilizada em paralelo por um cibercriminoso”, completa.

As mensagens, fotos e vídeos continuam sendo criptografados de ponta a ponta em cada uma das conversas. Mesmo assim, o criminoso que entrar na conta do usuário em um dos dispositivos autorizados poderá ter acesso ao conteúdo até que o titular perceba a atividade suspeita na conta, mas isso não é considerado uma violação do recurso de segurança do WhatsApp.


“Com essa atualização, você precisa sempre saber em quais aparelhos fez essas autorizações de uso e, se for um usuário assíduo dessa nova funcionalidade, de tempos em tempos deve fazer uma revisão para lembrar em quais telefones ou computadores deixou a sua conta conectada”, ressalta Marcus.


Fonte: NE10 Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário