quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Vacinação de Crianças começará por comorbidades neurólogicas, distúrtbios do desenvolvimento e povos Indígenas


Representantes do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação se reuniram, na manhã desta terça-feira (11), para definir as orientações sobre o início da imunização de crianças de 5 a 11 anos em Pernambuco. A definição dos especialistas, diante da expectativa do recebimento gradativo de doses destinadas para imunização do público, foi a criação de grupos prioritários para cada etapa da campanha.

A partir da chegada da primeira remessa, terão seus esquemas vacinais iniciados crianças de 5 a 11 anos com doença neurológica crônica, com distúrbios do desenvolvimento neurológico - priorizando neste momento meninas e meninos com síndrome de down e autismo – e também indígenas. A definição técnica foi pactuada e aprovada entre o Estado e os gestores municipais na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A expectativa é que Pernambuco receba o primeiro lote nos próximos dias.

A recomendação desses grupos se deu devido aos fatores que influenciam no contágio e evolução para forma grave da doença. A comprovação se dará aos moldes da vacinação dos adultos, ou seja, com apresentação de laudo médico contendo o CID indicativo da doença. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio do Programa Estadual de Imunização, já tem organizado o processo de logística para distribuir, rapidamente, o imunizante aos municípios, que ficarão responsáveis pela aplicação no público infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário