quinta-feira, 1 de julho de 2021

Mulher trans que teve 40% do corpo queimado passa por cirurgia para amputação de parte de outro braço

Segundo médicos, Roberta da Silva, de 33 anos, teve preservada a parte acima do cotovelo direito. No sábado (26), equipe retirou braço esquerdo.

Hospital da Restauração, na área central do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

A mulher trans que teve 40% do corpo queimado em uma tentativa de homicídio, no Recife, passou por nova uma cirurgia, nesta quarta (30), no Hospital da Restauração (HR), na área central da cidade. Segundo os médicos, foi preciso amputar parte do braço direito de Roberta da Silva, de 33 anos, que já tinha sido submetida a uma operação para a retirada do braço esquerdo, no sábado (26).

De acordo com o chefe da Unidade de Queimados do HR, médico Marcos Barretto, a equipe médica só conseguiu preservar o braço de Roberta em uma área acima do cotovelo direito. Ele explicou que foi uma cirurgia de “terço do braço direito”.

O especialista disse, ainda, que a mulher trans foi levada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Após a cirurgia, realizada, ela se mantém acordada. “A paciente respira sem a necessidade de aparelhos”, afirmou.

A operação foi realizada pela cirurgiã vascular Maria José de Freitas. A intervenção terminou por volta das 16h30 desta quarta. O caso é considerado grave, segundo a equipe médica.

Na terça (29), a equipe médica do HR informou, por meio da assessoria de comunicação, que Roberta da Silva apresentava necrose progressiva no braço direito.


No mesmo dia, os profissionais de saúde começaram a fazer a preparação para essa nova cirurgia. Ainda segundo os médicos, o braço esquerdo foi amputado por causa da gravidade dos ferimentos.

Crime


Mulher trans é queimada por adolescente, no centro do Recife, e está internada no hospital

Roberta foi queimada por um adolescente no Cais de Santa Rita, na área central do Recife, perto de um terminal de ônibus, na quinta (24).

O jovem está em um centro de internação para infratores, por causa de um crime análogo a uma tentativa de homicídio.

Testemunhas disseram aos policiais militares que foram acionados para a ocorrência que o jovem estava com Roberta em um barraco de lona. A vítima, que é moradora de rua, foi atingida por álcool e teve o corpo queimado.

Em entrevista à TV Globo, na segunda (28), o médico Marcos Barreto contou que Roberta relatou ter sido queimada quando estava dormindo.

Ele disse, ainda, que ela teve comprometimento na cabeça, queimaduras de 3º grau nos dois braços, além de lesões em outras partes do corpo.

A codeputada Robeyoncé Lima, do mandato coletivo Juntas (PSOL), foi até o Hospital da Restauração para conversar com a vítima. Após a visita, a parlamentar contou que Roberta acredita que foi vítima de LGBTfobia.

Repercussão

Ato realizado na região central do Recife pediu o fim da violência contra mulheres transexuais — Foto: Antonio Coelho/TV Globo

Na segunda (28), dia do Orgulho LGBTQIA+, manifestantes foram à ruas do Recife para pedir o fim da violência contra as pessoas trans e lembraram o caso de Roberta da Silva.

No mesmo dia, o governo do estado disse que estava acompanhando o caso. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) abriu num procedimento para investigar a tentativa de homicídio.

Dados

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), até maio deste ano, 13 pessoas da população LGBTQIA+ foram vítimas de Crime Violento Letal Intencional (CVLI) em Pernambuco. Esse número representa 0,9% dos 1.429 casos registrados em todo o estado no período.

No ano passado, o total de crimes violentos contra essa população em Pernambuco foi de 47. Isso corresponde a 1,3% do total de 3.758 crimes contra a vida notificados em 2020.

Além disso, foram registradas 1.106 ocorrências de violência contra pessoas que se identificam como LGBTQIA+. Isso inclui crimes de lesão corporal, maus-tratos, estupro, difamação, calúnia, racismo e injúria


Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário