segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

'É um momento histórico para mim e para todos', diz técnica de enfermagem que recebeu 1ª dose da vacina em Pernambuco

 

Técnica de enfermagem Perpétua Santos foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 em Pernambuco — Foto: Pedro Alves/G1


A técnica em enfermagem Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, de 52 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19, nesta segunda-feira (18). "Estou um pouco emocionada, porque isso é um momento histórico para mim e todos", declarou, após receber a dose às 22h05.

Ela recebeu a dose em solenidade realizada no auditório Jaime Scherb da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade de Pernambuco (UPE), no Centro da cidade. "Só tenho que agradecer a Deus por ter dado essa oportunidade e estamos vitoriosos diante dessa situação. Parabéns a todos.",

A primeira dose da CoronaVac foi aplicada horas depois de o primeiro lote do imunizante, contendo 270 mil doses, chegar ao Recife na noite desta segunda. O avião com o carregamento aterrissou no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre às 19h29

Perpétua mora no Ibura, na Zona Sul do Recife, e trabalha há 30 anos no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Centro, sendo 25 anos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Mesmo atuando na linha de frente, ela não foi infectada.

O hospital onde a primeira pessoa imunizada de Pernambuco trabalha é referência para o tratamento de doenças infectocontagiosas e recebeu os primeiros casos suspeitos e confirmados da doença no estado.

A vacinação, simbólica, ocorreu no auditório do Huoc e foi transmitida pela internet. Colegas de Perpétua não puderam entrar no local, para não causar aglomerações. No entanto, elas passaram em frente ao auditório para prestigiar a amiga.

Colegas da primeira pessoa a tomar a vacina contra a Covid-19 em Pernambuco prestigiaram a solenidade — Foto: Pedro Alves/G1

Municípios
O governo informou, na noite desta segunda (18), que as doses da vacina serão distribuídas aos 184 municípios de acordo com a quantidade de moradores. Os responsáveis pelas administrações devem retirar o imunizante nas 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), a partir de terça (19).

As medidas foram definidas durante reunião entre gestores do estado e dos municípios. Ao todo, 135 pessoas participaram do encontro.

Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário