Na tarde do ultimo domino (26), 4º domingo da Quaresma, a Diocese de Pesqueira, sob a coordenação da Cáritas Diocesana, realizou em Vila do Socorro, na Área Pastoral São Vicente Ferrer, em Serra do Vento (Belo Jardim) um momento penitencial e de gesto concreto. Padre Edison, Padre Geraldo Magela e a comunidade acolheu Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano, e realizaram a Caminhada das Águas, encerrando em nível diocesano a Semana da Água. O momento também está ligado ao gesto concreto da CF 2017. o evento contou com a participação das paróquias da região Belo Jardim e demais comunidades.
Segundo Josivan Melo, esse dia deve ficar na história, “um grito dado para as futuras gerações. Em meio a uma paisagem que reflete o sofrimento de nossa região, uma barragem seca, que em suas margens mostra que mesmo tão distante dos centros urbanos encontramos a marca do “progresso”, plástico em dezenas de garrafas pet jogadas ao seu redor.
Matas na Serra do Caboco devastadas para dar lugar a pasto, queimadas.
Como esperar que em uma região sem mata nativa chova como chovia a 20 ou 10 anos atrás.
Uma política pública de cuidado com as nossas matas é urgente que seja colocada em prática.
Gestos como o de hoje promovidos pela nossa Diocese e pela Cáritas nos enchem de esperança, pois a mudança passa como disse Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR passa pela conscientização e pela cobrança aos nossos representantes políticos para que ações sejam colocadas em prática”. (postou em seu face book) .
O evento incluiu orações especiais e uma caminhada saindo da Comunidade da Vila do Socorro até a Barragem de Tabocas. Ao longo do percurso foi rezada a Via Sacra, tendo como 15ª estação a barragem onde houve orações especiais pelas chuvas e o plantio de uma muda de ipê, árvore nativa, dentro da perspectiva da Diocese de Pesqueira que pretende plantar 100 árvores, fazendo alusão ao seu centenário a ser celebrado em agosto de 2018.
Fotos: Josivan Melo e Felipe Oliveira
Blog Jardim do Agreste
Blog Fazenda Nova Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário