quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Pernambuco cancela festas de carnaval e proíbe qualquer tipo de evento entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março

Proibição vale para espaços públicos e privados em todo o estado, entre a sexta-feira pré-carnavalesca e a Terça-feira Gorda. Anúncio foi feito pelo governo estadual nesta terça (8).

Governo de PE cancela festas de carnaval e explica regras para conter avanço da covid-19

O governo de Pernambuco confirmou, nesta terça-feira (8), o cancelamento de festas de carnaval em todo o estado e proibiu a realização de eventos de qualquer tipo entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, a sexta pré-carnavalesca e a Terça-Feira Gorda, respectivamente. A proibição vale para espaços públicos e privados.

"Nosso objetivo é desestimular situações que possam gerar aumento da contaminação”, declarou o secretário estadual de Saúde André Longo, que apresentou números atualizados sobre a Covid-19 em Pernambuco.

Ele concedeu uma entrevista coletiva, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, no Centro do Recife, um dia após o governo anunciar a suspensão do ponto facultativo para servidores no período que seria de folia e mudanças nas restrições devido à pandemia.

Questionada pelo g1 após a coletiva, o governo de Pernambuco explicou que as determinações anunciadas nesta terça-feira (8) prevalecem diante do decreto anunciado no dia anterior, já que se refere ao período específico do carnaval.

"Lamentamos, por mais um ano, o cancelamento da festa de carnaval, que está na alma e no coração dos pernambucanos. Mas o nosso compromisso precisa ser, neste momento, prioritariamente, com a vida e com a saúde das pessoas", disse André Longo.

O secretário afirmou que vai solicitar a participação das prefeituras em fiscalizações para evitar aglomerações. "Vamos nos reunir com prefeitos dos principais polos para reiterar a importância das gestões municipais para também ampliarem a fiscalização também nos espaços públicos e privados”, declarou.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, anunciou a proibição de festas e eventos no carnaval — Foto: Reprodução/YouTube

Ainda de acordo com o governo estadual, um levantamento da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) apontou que Pernambuco está entre os “estados com menor número de mortes pela Covid-19, quando comparado proporcionalmente à nossa população”.

“Mas só abrir leitos e adotar medidas restritivas não será suficiente para diminuirmos a aceleração viral e as contaminações. É preciso a compreensão, a sensibilidade e a adesão de toda a sociedade”, destacou Longo.

Mudanças no protocolo

Com a suspensão do ponto facultativo nas repartições públicas, os servidores vão trabalhar nos dias que seriam de folga por causa da folia, na Segunda-feira de Carnaval (28) e na Terça-feira Gorda (1º).

O novo protocolo prevê a liberação, fora do período carnavalesco, de eventos em ambientes abertos com até 500 pessoas e festas em ambientes fechados com até 300 participantes. Até então, eram permitidos públicos de até 3 mil e 1 mil participantes, respectivamente.

As novas restrições valem a partir da quarta-feira (9) até 1º de março, exceto no período de carnaval, em que os eventos estão proibidos. Nos dias em que podem ser realizados, devem ser exigidos comprovação de vacinação e apresentação de teste negativo. Essa norma é válida para locais abertos e fechados, incluindo circos, cinemas, teatros e jogos de futebol.

Diante dessas novas medidas, a 16ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da Capital, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), recomendou, nesta terça-feira (8), às empresas do setor de entretenimento que atuam no Recife que remarquem, suspendam, cancelem ou reduzam a capacidade de público de eventos e shows, sem prejudicar os consumidores com as mudanças.

"Caso seja possibilitado aos consumidores terem o valor já pago creditado em outro ingresso, para evento ou atividade posterior, ainda que não prevista, que os novos ingressos postos à venda sejam destinados preferencialmente àqueles adquirentes dos ingressos do evento adiado, cancelado ou que foi impossível de participar em virtude da redução da capacidade de público", disse o MPPE, em nota.


 G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário